Quando é inverno em nosso coração - Américo Simões, por Van Meiser

Hoje vim falar com vocês sobre um gênero que é muito lido, mas que vejo poucas pessoas comentando nos blogs, os livros de romance espíritas
Quando é inverno em nosso coração” se passa na Europa, século XIX e nos traz, entre muitos personagens, a história das irmãs Clara e Amanda. As duas são bastante próximas, cresceram em uma bela mansão com todo o luxo e conforto possíveis para a época. Órfãs de mãe foram criadas pelo pai e pelos empregados da casa. Tanto Clara quanto Amanda são ótimas meninas, de bom coração e sempre alegres. Clara é apaixonada por Raymond, o jardineiro da mansão que vive por ali desde a infância. Os dois mantêm um romance em segredo, a única que sabe sobre os encontros do casal é Amanda, que apóia a namoro da irmã por ser Raymond um bom rapaz e por ser tão apaixonado por Clara quanto ela por ele.

No entanto Ernest, pai das meninas, possui outros planos para elas, Clara desde o nascimento está prometida em casamento à Raphael, filho de um amigo de Ernest e nada fará com que ele mude de ideia e muito menos que aceite um jardineiro como genro. Raphael vem de uma família bastante abastada, mas que ganhou dinheiro às custas dos sofrimentos de pessoas humildes, o pai é agiota e cobra juros altíssimos à seus credores. É um homem sem escrúpulos e desprovido de sentimentos.

Raphael de início se mostra um jovem respeitoso e de boa índole, mas assim que Clara adoece e fica muito tempo de cama, fazendo com que os pais de ambos resolvam trocar a noiva por Amanda, Raphael se mostra transtornado e muito revoltado com a troca e com a misteriosa doença que acometeu sua amada Clara. Sua personalidade muda drasticamente e ele se transforma em um homem cheio de raiva e rancor, descontando principalmente em Amanda o seu desgosto. 

Clara depois de um tempo convalescendo, se recupera sem nunca ter conhecimento do que realmente lhe aconteceu. Ela não fica imune à ira de Raphael e sofre nas mãos daquele que um dia poderia ter sido seu marido e hoje é seu cunhado. Seu amor por Raymond é o mesmo e os dois voltam a se encontrar depois da recuperação da saúde, mas com a ocorrência de um fato muito grave proveniente de Raphael, Clara precisa abandonar Raymond, terminando por se casar com outro jovem aprovado por seu pai. Raymond fica muito abalado com o término e vai embora da mansão, ficando muitos anos desaparecido.

A vida segue, todos os personagens apresentados e também os muitos outros que não foram aqui apresentados, passam por mudanças drásticas que alteram o futuro de todos em geral, não há um só personagem que não tenha sua parcela de sofrimento, mas também de crescimento pessoal. Com o andamento da leitura e conhecimento dos fatos e motivos pelos quais eles ocorreram, vamos tendo uma visão bem nítida de que mesmo as passagens mais tristes relatadas no livro são fruto de ações de vidas passadas, ações estas que necessitam ser sanadas.

Como é bem característico em romances espíritas, o autor nos deixa à par tanto dos fatos da vida passada quanto desta, nos dizendo quem foi quem em outras reencarnações e qual o papel de cada um para o desenrolar da trama, ficando claro que realmente nada é por acaso. Como sempre, somos submetidos a uma profunda reflexão de nossos próprios atos e de quais carmas estaríamos enfrentado nesta vida. Mais uma vez terminei a leitura totalmente satisfeita com o conteúdo. Preciso comentar sobre esta capa simplesmente linda, só ela já nos chama muito a atenção para o livro, mas ainda bem que não é somente um ‘rostinho bonito’, o conteúdo acompanha sua bela diagramação. 

E vocês, já leram algo no gênero? Têm vontade de conhecer os romances espíritas? Contem-me aí quais as suas experiências neste campo da literatura. Beijinhos e até a próxima resenha.

Clara e Amanda são irmãs que cresceram num lar europeu, do final do século 19, quando os casamentos ainda eram arranjados pelos pais. Clara é apaixonada por Raymond, o jardineiro da família. Por ser a filha mais velha, se vê obrigada a se casar com o rico Raphael. Porém, às vésperas de suas bodas é acometida por uma doença desconhecida que a deixa à beira da morte. Para não interromper o acordo entre as famílias, Amanda se casa no lugar da irmã. Mas a troca das noivas não é bem recebida por Raphael, já que havia se apaixonado por Clara. O rapaz não supera a decisão, alheia à sua vontade, e passa a desconfiar de que a doença repentina da jovem é puro fingimento para evitar o matrimônio. Essa paixão não correspondida e um segredo inviolável marcarão para sempre a vida da jovem Clara e de todos que a rodeiam.

4 comentários

  1. Van!
    Gosto muito de ler romances espirtitas, porque sempre trazem grande entendimentos dos porquês sobre nossa vida na atualidade, diante das nossas vidas passadas.
    Mês passado li um livro romance espírita psicografado e gostei muito.
    Gosaria demais de poder acompanhar esse drama.
    Bom final de semana!
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, que bom saber que você costuma ler este gênero, admito que preciso encaixar mais livros assim nas minhas metas. Bjksss

      Excluir
  2. Nunca li romances espiritas e não sei se gostaria de ler.
    Para falar a verdade eu nunca li, pois sempre achei meio sem nexo algumas resenhas que li sobre esses livros, mas sei que em gente que gosta.

    ResponderExcluir
  3. Oi Herica, pois é, os romances espíritas possuem um público bem amplo, mas ainda pode crescer muito mais, se tiver a oportunidade, dê uma chance, de repente apenas para poder conhecer... Bjs Van.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!