Sociedade J. M. Barrie - Barbara J. Zitwer

Após passar por altos e baixos na vida, Joey ­ finalmente tem uma grande oportunidade: a empresa de arquitetura onde trabalha decidiu mandá-la para Inglaterra para supervisionar a restauração de uma antiga casa. A Stanway House é o lugar onde J. M. Barrie teria escrito Peter Pan, o livro favorito de Joey. Entretanto, a tarefa se mostra mais difícil do que ela imaginava. Até que um dia, enquanto corria pelo parque, Joey conhece um grupo de alegres octogenárias. Elas são membros da Sociedade de Natação de Senhoras J.M. Barrie. O desafio delas é nadar nas águas geladas do lago. A cada dia de Natal, desde 1864, os membros da Sociedade fazem uma competição ao ar livre. J.M. Barrie era o patrono e deu aos participantes um troféu, agora conhecido como Troféu Peter Pan. Essa sociedade, adorável e divertida, transforma a vida de Joey, e marca o início de uma amizade que a mudará de maneira inesperada. Encontrar o amor é muitas vezes apenas um mergulho em nós mesmos.

Zitwer, Barbara J. Sociedade J. M Barrie. Tradução: Shirley Gomes. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2017. 285p. Título original: The J. M. Barrie lade's swimming society.
 
Sabe quando você inicia a leitura de um livro sem nenhuma pretensão e se depara com uma obra que conquista o coração?! Foi isso que aconteceu comigo na leitura de a Sociedade J. M. Barrie, de Barbara J. Zitwer.

Tive o prazer de me surpreender com um enredo cheio de cenários bem detalhados — talvez o excesso de detalhes tenha sido um dos pontos negativos da trama —, mas nada que atrapalhasse a fluidez da leitura. Cheio de elementos simples, personagens que dão aquela vontade de ter como vizinhos, um romance leve e despretensioso enchem essa história de encanto e magia.
Com certeza esse livro é indicado para quem busca uma história leve, que nos leva à reflexão e que nos remete ao cenário onde se inspirou a história de Peter Pan, quer mais minha gente?!

Nossa protagonista, Joey Rubin, é uma viciada em trabalho e abriu mão de quase tudo por causa dessa sua maneira de levar a vida, e como foi bom vê-la desabrochar, descobrir tantas maravilhas ao lado de pessoas novas e redescobrir a si a aos seus. Apesar de um ou outro contratempo ela consegue levar seu trabalho com a leveza que antes não tinha, e se permite até amar novamente. Não se iluda quando digo “amar novamente”, o romance não é o foco principal dessa história, ela é bem mais complexa e vale a leitura, com certeza.

Apesar de um ou outro fator que tornou a leitura um pouco morosa, a história cativa por sua simplicidade. Ao longo da leitura o enredo vai melhorando e nos brinda com personagens  maravilhosos, diga-se de passagem, amei conhecer  A Sociedade de Natação de Senhoras J. M. Barrie, acredito que esse seja o que de melhor a história traz.
Definitivamente esse é uma história agradável de se ler, deixa no leitor uma sensação boa de dever cumprido, eu particularmente gostei muito dessa grata surpresa.

Palmas para a Editora Novo Conceito que caprichou, não só na capa e na diagramação, como também na escolha do livro.
Adorei e recomendo.

2 comentários

  1. Leninha!
    Gosto muito quando os cenários são bem descritivos, porque para mim, os detalhes são importantes em qualquer leitura.
    E saber que o cenário nos remete a história de Peter Pan é maravilhoso, porque ele vem das minhas referências de leitura desde a infância.
    Desejo uma ótima semana!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto, Rudy, mas aqui nessa histórias deixou o livro um pouco moroso. Até o leitor se acostumar fica excessivo de detalhes, mas como disse: nada que atrapalhe a leitura.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!