A chegada do Terceiro Reich - Richard J. Evans

Em uma série de TV foi dito: “Conhecendo a nossa história, podemos evitar que se repita". Com esse pensamento eu lido com tudo o que se refere ao nazismo e suas vertentes. Sempre gostei muito de histórias de guerra e batalhas épicas. E quando me foi dado a missão de ler e dar minha opinião sobre este livro, fiquei deveras feliz. Pois se trata de algo que me interessa bastante.

Esse é apenas o primeiro de uma série de três. Mostra de forma rica - mapas, fotos, documentos reportagens - super bem detalhada a história da Alemanha nazista. Desde sua mais profunda raiz, até a completa decadência.

O autor, Richard J. Evans, nos coloca nos primórdios da primeira guerra, e vem detalhadamente nos trazendo para o interior do organismo o nazi. Toda a formação ideológica, seu misticismo, suas influências e principalmente, os personagens com suas funções e ações.

Muito se lê sobre o assunto. O que não falta a nossa disposição são publicações de todos os tipos. Mas, em minha opinião, quase todas com uma tendência apaixonada, hora a favor, hora contra, a história da Alemanha no período das duas grandes guerras. Quando se pensa em Nazismo, sempre nos vêm logo o holocausto e toda a barbárie promovida pelo partido durante seu ápice. O que nos distancia do conteúdo histórico, que envolve muito mais que apenas ações isoladas. É importante sempre um distanciamento sentimental e crítico, em primeiro instante, para poder absorver, sem um pré julgamento qualquer coisa sobre esse período.

O autor consegue expor a história sem este tipo de tendência apaixonada. Consegue relatar, com grande habilidade, o decorrer de todos os acontecimentos que cercam, não só o assunto principal em si, mas os periféricos e suas influências.

A Europa sofreu diversos governos ditatoriais e sanguinários. O Nazismo foi apenas um deles. E o que mais se destacou na história. Precisamos saber mais sobre isso. Entrar nas mentes, saber o que pensavam, sobre seus opositores, sobre suas vitórias e fracassos e entender como as engrenagens de uma ditadura tão feroz obteve poder e também, entender o que a levou ao total colapso. Isso é o que acho importante em uma leitura como essa. É o conhecimento histórico, político e psicológico, que nos embasa a percebermos sementes que podem germinar a qualquer momento em nossa atualidade. Pois os ciclos históricos se repetem, de uma forma ou de outra. Nosso senso crítico deve estar sempre bem treinado. E o conhecimento nos proporciona tal habilidade.

Um livro de fácil leitura, qualidade gráfica impecável e rico de conteúdo. Já estou ansioso pelos outros dois da série. Pois este me serviu como um bom aperitivo para o que está por vir.


Maurício Bastos Jr nascido em 1972, veio morar em Brasília em 1980.
Hoje, artista plástico formado pela UNB, ilustrador e escritor nas horas vagas. Com dezoito anos, trabalhou na editora Thesaurus (DF) como arte-finalista e ilustrador. Montou, ilustrou e finalizou livros de vários escritores de Brasília. Conviveu diretamente com diversos poetas, romancistas e jornalistas que transitavam pelo setor gráfico de Brasília pelos anos noventa.  Foi publicitário por diversos anos. Trabalhando para clientes como BB, Caixa, Correio Brasiliense, VW, Fiat, entre muitos outros. Tocou em bandas de rock, fez exposições, colaborou com capas, vídeos e animações.  Respira literatura, arte e cinema. Ama a criação livre de preconceitos e sonha com dias melhores onde a arte (literatura, plásticas, musicais e cênicas) seja vista como prioridade social.

2 comentários

  1. Maurício!
    Me interesso bastante por esse período da história, porque devemos sempre te em mente a época atroz do Holocausto e dos absurdos que foram cometidos por lá.
    Achei o livro rico em informações e com toda certeza gostaria de ler.
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, infelizmente o livro não chama a minha atenção pois não gosto de ler sobre esse periodo da história, mas conheço uma pessoa que gosta, já anotei aqui para indicar a ela.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!