Maria e Eu - Vanda Amorim

Emocionante e sensível será o diálogo entre Maria, uma adolescente carioca, e você, leitor. Vítima de abandono e tortura sexual, a personagem narra detalhes impactantes sobre sua trajetória de vida, além da luta que enfrenta para superar o passado cruel e recomeçar. De origem humilde e de uma comunidade do Rio de Janeiro, Maria sofreu abuso sexual do padrasto desde criança. Aos 12, a mãe dá a ela um prazo de dois anos para sair de casa.
Abandonada, aos 14, grávida de um filho que não desejou, fruto das torturas sexuais, Maria é jogada a própria sorte. "Com a barriga vazia de comida e cheia de uma criança que eu não queria, perambulei por horas pelas ruas do Rio de Janeiro, sem saber que rumo dar a minha história. Foi triste e humilhante. Passei o meu aniversário na rua, sem roupa, sem comida, sem dinheiro e sem nem um fio de esperança." Mas, afinal, como aceitar a gravidez e um filho advindo de violência sexual e de anos e anos de abuso e tortura? Maria e Eu é uma história ficcional inspirada em situações reais, e apesar da acidez do tema, traz uma mensagem de esperança, em especial às pessoas que vivem ou já viveram em situação de tortura.Com uma linguagem acessível e envolvente a obra expõe, com muita delicadeza, a trajetória de uma adolescente, vítima de sofrimento motivado pelo abandono afetivo e social, que favorece a brutalidade e a selvageria. Ao abordar a violência contra a mulher, contra a criança e ao adolescente, Vanda Amorim procura tocar o coração das pessoas e ao mesmo tempo fazê-las refletir sobre essa intrincada realidade

Para quem não sabe, Vanda Amorim foi a primeira autora parceira do Sempre Romântica, foi ela que abriu meus olhos para reconhecer os talentos nacionais que vivem escondidos por aí, sem uma chance de serem lidos. Foi ela que me presenteou com uma história maravilhosa chamada Crocodilo Sonhador, que li em menos de duas horas e até hoje me recordo as emoções conflitantes que senti.

Dessa vez, ela me deu a honra e o prazer de ler Maria e Eu, uma história que me fez refletir muito sobre a situação de tantas “Marias” que vivem pelo mundo afora, que são aviltadas, agredidas, denegridas, machucadas, até mesmo por quem deveria protegê-las.

Maria e Eu é o relato de uma menina que não teve uma infância feliz, nem uma adolescência divertida, muito menos uma vida normal. Temos aqui um drama dilacerante, contado pela visão de uma garota que só queria ser feliz e ser amada, mas que teve sua vida transformada pela violência.
O livro é uma conversa entre Maria e seu leitor, ela nos conta o antes e o depois de uma vida que não foi de maneira nenhuma prazerosa, muito pelo contrário, ela sofreu, chorou sozinha, foi abandonada à própria sorte, e continuou vivendo mesmo sofrendo a cada novo dia.

A cada página virada é grande a empatia que nasce entre Maria e seu leitor, a escrita de Vanda Amorim consegue fazer com que se sinta na pele tudo o que Maria passou e como foi difícil se erguer, se é que se pode dizer que com tanta dor uma pessoa pode dizer que venceu, nesse caso podemos dizer que Maria sobreviveu, e isso já se pode considerar uma grande vitória.

Vanda Amorim tem o dom de emocionar, sempre usa temas fortes e que levam o leitor à reflexão e mostra uma realidade que pode estar ali bem perto, mas que fingimos não ver. Seja uma agressão contra alguém que não temos a coragem de denunciar, uma situação que ignoramos porque não nos atinge diretamente, ou apenas quando omitimos a verdade com medo de represálias.

Mais uma vez, eu rendo elogios a essa autora tão talentosa que escreve de forma clara, sem rodeios, com a coragem de relatar fatos que muitos não querem ver. Maria e Eu deixa uma lição de que mesmo nos piores momentos na vida, sempre existe uma porta, uma janela ou uma mão estendida, basta que a gente consiga ver e lute para alcançá-la.

Recomendo a leitura com a certeza de que ao seu término o leitor sentirá que algo dentro de si irá se transformar. Fica aqui em apenas 144 páginas uma história que irá mudar seu jeito de olhar a vida, e para o leitor fica a dica: Aceite que a vida não é um mar de rosas e sempre que puder, faça o seu melhor!

4 comentários

  1. Leninha!
    Tão importante vermos assuntos de relevância nos nossos livros nacionais, assim podemos discutir mais abertamente sobre as atrocidades que acontecem com as mulheres no cotidiano.
    A vida de Maria parece tão sofrida, entretanto, é como a vida de outras tantas Marias pelo Brasil afora.
    Deve ser um livro emocionante e que toca nossos corações.
    Sucesso para Vanda em mais uma obra.
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você iria gostar da história Rudy, é bem tocante a história de Maria, e adoro livros que me fazem refletir, e isso Maria e Eu faz e muito.
      Bjs

      Excluir
  2. Livros que falam sobre violência contra a mulher sempre me tocam bastante e me deixa também assustada, é impossível não se colocar no lugar dessa mulher, o que também me deixa consternada com o quão comum essas histórias se repetem. Uma frase que fiquei na mente e não lembro bem a autoria é: não ensine as suas filhas a terem medo dos homens, e sim ensine os seus filhos a respeitarem as mulheres, acho que precisamos mais que tudo é de respeito e educação.
    São abordagens como esta que nos tiram da nossa zona de conforto nos jogam uma realidade nua e crua e também nos põem a refletir sobre a capacidade de resiliência do ser humano.
    Com certeza ficarei atenta as publicações da autora que ainda não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi bastante pertinente e concordo com ele completamente. Quanto à autora, vc precisa conhecer seus livros, todos são muito bem escritos e trazem uma lição de vida.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!