Novelas Mexicanas - Querida Inimiga

Querida Enemiga (no Brasil, Querida Inimiga) é uma telenovela mexicana produzida por Lucero Suárez para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre maio outubro de 2008.O universo gastronômico é o pano de fundo desta história, na trama, e tem como protagonistas as órfãs Lorena (Ana Layevska) e Sara (Carmen Becerra).
A novela está no ar atualmente nas tardes do SBT, e tem seu final previsto para esses dias, então se você não quer saber o final da trama não leia esse post.

Sobre a novela:
Lorena e Sara foram colocadas juntas em um orfanato e, apesar de terem personalidades diferentes, elas amavam uma a outra como irmãs. Lorena sonha ter sua própria família e gosta de cozinhar, enquanto Sara é mais materialista, ela sempre odiou a miséria do orfanato, tendo mais ambições do que valores. Lorena tem seu maior desejo de se tornar uma chefe, e ao completar 18 anos, ela diz adeus às freiras que cuidaram dela no orfanato e vai estudar culinária na Cidade do México.

Nesse mesmo dia, a Madre Superiora descobre que Sara tinha roubado algum dinheiro dos fundos do orfanato. No entanto, logo depois que ela confronta Sara, ela sofre um ataque cardíaco e acaba morrendo. Então, para evitar ser apanhada por outra, Sara foge com seu amante e cúmplice Lalo, que também é o entregador e o motorista do orfanato. Mas antes que ela sai, ela vê e rouba dois arquivos (dela e de Lorena) que continham informações sobre a origem de cada criança.

Quando ela finalmente lê, ela descobre que ela foi encontrada no lixo, enquanto Lorena foi abandonada no orfanato sem explicação de sua avó, Hortência Armendariz, que é uma das mulheres mais ricas do México. O primeiro impulso de Sara é encontrar Lorena, e ajudá-la a enfrentar a sua avó e procurar os seus direitos, mas depois ela reconsidera, e escolhe a opção de usurpar o lugar de Sara no restaurante de Hortência. Acreditando que ela nunca ira ver Lorena novamente, Sara acredita que seus planos são infalíveis.

Totalmente desconhecida, Lorena encontra trabalho como ajudante de cozinheira na própria empresa da sua avó, uma senhora que é implacável na sua área de trabalho e exige perfeição de todos os seus trabalhadores. No primeiro dia na cidade grande, Lorena conhece um jovem médico chamado Alonso, que se apaixona por ela à primeira vista, e rapidamente se tornam namorados. Alguns dias mais tarde, Sara tem um inesperado reencontro com Lorena na empresa, sua presença constante a deixa furiosa já que considera o fato, de que se Lorena viesse saber a verdade do seu passado ela poderia querer recuperar o que é verdadeiramente seu, e Sara seria pobre mais uma vez.

Então, Sara tem em mente que está progressivamente subjugada por um desejo de ter tudo de Lorena, incluindo Alonso, e quer livrar-se dela de uma vez por todas. Quando Lorena descobre que Sara foi abandonada por sua avó, ela chora pela sua amiga e está cheia de desprezo por Hortência. Entretanto, Hortência usa todos os seus recursos para evitar enfrentar a dor que ela tem causado a todos ao seu redor. Eventualmente, ela conseguiu tirar tudo o que pertence a Lorena, a sua vida, seu amor de seus pais, mas a farsa dura pouco tempo. Ao ser descoberta, Sara perde tudo que não é seu, depois que Lorena descobre sua origem graças a Alonso.

Quando Lorena descobre as intrigas de Sara, ela percebe que não a considerava como irmã e sim como inimiga. No meio de seu sofrimento, Lorena tem uma nova esperança nas mãos de quem menos ela poderia esperar: Ernesto, um homem que parecia ser ao contrário de tudo o que ela é. Ela nunca sonhou que eles teriam algo especial, mas Ernesto conseguiu convencê-la de outra forma. Lentamente, ele reconstrói o coração partido de Lorena, curando-o com seu amor por ela e mostrando-lhe amar e confiar em outra pessoa novamente.

Algum tempo depois, Sara está namorando o milionário Davi Cuenca, a quem pretende assassinar. Depois de várias tentativas falhas que Ernesto tentou avisar Davi sobre as intenções de Sara, esta tenta matá-lo com uma garrafa de vinho envenenada, porém Davi acaba tendo uma morte natural em sua cama.

Bruno quer começar a dominar Sara, que decide matá-lo envenenado com a garrafa de vinho que não pode usar contra Davi. Bruno, agonizando, confessa tudo a Alonso antes de morrer, e assim atrapalha as armadilhas de Sara, que acaba na prisão, de onde fugiu depois de matar duas carcereiras. Quando Sara rapta uma mulher com seu carro e tenta assassinar Lorena, Ernesto a salva na última hora.

Sara novamente tenta assassinar Lorena na clínica onde Alonso trabalha, mas Valéria a impede. Sara finalmente acaba sendo capturada por um grupo de policiais. Já na prisão, surge a mulher que fez a vida de Sara miserável: sua mãe, que a abandonou no lixo. Sara tentou matar 4 pessoas. Mas ela conseguiu matar seu comparsa Lalo, Bruno, duas policiais, e a sua própria mãe. Assim, Sara termina seus dias sozinha em uma cela de segurança máxima. 

Curiosidades:

* Apesar de Alonso e Lorena terem uma bonita história de amor, os dois não ficaram juntos, e a torcida maior veio do público. Dois fatos desencadearam isso: ao separar Lorena e Alonso, Sara seduz Alonso e ele vai para a cama com ela – um fato imperdoável para a audiência, já que ele traía Lorena justamente com sua melhor amiga. E depois a presença de Ernesto (Jorge Aravena). Este, um amargurado e raivoso chef de cozinha, que a princípio se estranhava com Lorena, mas terminava apaixonado por ela. Embora a química entre Ana Layevska e Gabriel Soto funcionasse, não se comparava a de Ana com Jorge Aravena. 

* Um dos pontos negativos da novela foi que, apesar de ter a gastronomia como um pano de fundo bem frequente na trama (Hortensia, Ernesto, Zulema, e muitos outros personagens estavam ligados ao tema), a direção de arte explorou pouco o potencial disso em imagens. Não havia grandes pratos, receitas incríveis, valorizando a novela com imagens.

12 comentários

  1. Oi, Leninha!
    Na época que o Sbt anuciava Querida Inimiga eu não me interessei pela trama e decidi não assistir, mas a minha mãe é uma grande fã de novelas mexicas, ela assisti todas e quando reprissa ela assisti também, então no começo era impossível eu não ver alguns capítulos de Querida Inimiga, e com o tempo eu comecei a acompanhar a história... E qual é minha opinião a respeito da novela? Acho legal mas não é uma novela que eu fique ansiosa para assistir, sabe?! Pra quem quer passar o tempo e não tem mais nada de interessante para fazer essa é uma ótima dica...
    Em relação ao final, acho ótimo a Lorena ter ficado com o Ernesto, Alonso não a merecia, mas sinceramente esse triângulo amoroso foi algo muito chato! Detesto triângulo amoroso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que não iria curtir, mas até que é boa a novela.
      Adoro finais imprevisíveis, e amei o final dessa, realmente Alonso não merecia Lorena. #prontofalei
      Bjs

      Excluir
  2. Leninha!
    Acabei perdendo essa novela que pelo jeito foi bem carregada de sentimentos negativos e ainda teve um final não tão previsível como deveria ser.
    O fato do tema ter chefes de cozinha e isso não ter sido tão explorado também, principalmente onde os programas gourmets tem feito tanto sucesso, foi uma grande falha.
    Agora não terei mesmo mais chance de assistir as novelas da SBT, porque temos assinatura de canais fechados e como não houve acordo entre a operadora e alguns canais, eles não estarão mais abertos para nós. A menos que cancelemos a assinatura, vê se pode?
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que o universo culinário deveria ter sido mais explorado, talvez assim o mote teria parecido mais verossímil.
      Quanto ao sinal de TV, esse foi realmente um tapa na cara da sociedade, um absurdo mesmo.
      Bjs Rudy!

      Excluir
  3. Leninha, eu não sou chega à novelas mexicanas (apenas séries, e recomendo "Jane, the virgian", acho que você irá amar).
    Eu vi a propagando dela no SBT, já que está na reta final, mas mesmo assim não achei ela tão atrativa.
    E pelo jeito ela também contém falhas, se boa parte da novela gira em torno do universo culinário mas isso não explorado, como pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei o olho por essa série e achei bem legal. A novela tem falhas SIM, mas para uma leve distração nas tardes vale a pena. Bjs

      Excluir
  4. ADOREI ESSA NOVELA É A MINHA PREFERIDA,A ÚNICA QUE MEXEU COM O MEU CORAÇÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTEI MUITO DA NOVELA! TRAZ ENSINAMENTOS MARAVILHOSOS QUE NOS FAZ PENSAE E REPENSAR O COMPORTAMENTO DO SER HUMANO NA SOCIEDADE. DENTRE AS LIÇÕES DE MORAL ABORDADAS NA TRAMA, ESTÁ A DE QUE O AMOR SEMPRE VENCE O MAL.

      Excluir
  5. Muito obrigado por compartilhar esse site incrível, agora eu posso acompanhar minhas novelas favoritas a qualquer hora. Eu recomendo o telinhaonline.com para todos os amantes de novelas, é simplesmente incrível

    ResponderExcluir
  6. Travessia is a Portuguese word that translates to "crossing" or "journey." It is often used to describe a significant and transformative experience, such as a pilgrimage or a life-changing trip. Travessia can also refer to the act of crossing a river or body of water, representing a literal journey. In Brazilian popular music, the term has been used in songs to express the challenges and uncertainties of life, and the need to keep moving forward despite obstacles. Travessia encapsulates the idea that life is a journey with ups and downs, but the act of crossing over can lead to growth and transformation.

    ResponderExcluir
  7. Each week, the housemates nominate each other for eviction, and the public votes for who they want to keep in the house. The last person standing wins a cash prize. Big Brother Brasil 23 has been a cultural phenomenon in Brazil, with millions of viewers tuning in each season to watch the drama, romances, and conflicts that unfold inside the house.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!