Uma Canção de Ninar - Sarah Dessen

Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.

Essa foi minha primeira experiência com um livro da autora Sarah Dessen, e não é de hoje que sentia vontade de ler um livro dela. Haviam me dito que é o tipo de autora que escreve e que agrada sempre. Claro que eu tinha que tirar a prova.

Temos aqui um Young Adult que acredito que irá agradar todos os gostos. Remy é nossa protagonista, uma jovem que não acredita no amor e que mantém os homens sempre a distância. Suas experiências passadas já diziam que o amor não era para ela, os diversos relacionamentos da mãe e o abandono do pai comprovavam sua tese: melhor manter distância. Relacionamentos rápidos ela até aprova, mas sempre mantendo regras de distância emocional.

Dexter é vocalista de uma banda, esse já seria mais que um motivo para Remy ficar bem longe dele, já que seu pai — que abandonou sua mãe — também era músico, e quando a abandonou  deixou para ela apenas uma canção. Mas Remy não esperava ficar tão impressionada com Dexter a ponto de algo mudar dentro dela.

Acredito que para muitos esse mote pode parecer previsível, meio clichê, porém a trama nos apresenta rumos inesperados e imprevisíveis, o que torna a leitura bastante envolvente. A autora escreve de forma tão despretensiosa, tão descontraída que você, quando menos percebe, já está quase chegando ao fim.

Nossa pequena Remy é uma garota forte, cheia de atitude, chegando até mesmo a parecer durona, sem espaço para o amor ou sentimentalismos. E Dexter também não é de não me toques, os dois juntos, além de outros personagens marcantes da trama, nos envolve e conquista. São poucos os livros que fazem isso e acho que esse é um dos pontos fortes da trama. É notável o crescimento dos personagens ao longo da história, os sentimentos ficam claros, o envolvimento entre os protagonistas é palpável. Vale cada instante desvendar os mistérios que ficam além da sinopse.

Uma Canção de Ninar é uma história divertida, envolvente, com personagens jovens com seus traumas e dramas, mas com uma vontade de viver inabalável. Tenho certeza de que depois da leitura desse romance se abrirá um leque de expectativas para ler outros livros da autora, eu simplesmente não vejo a hora de me aventurar em outras experiências com a escrita de Sarah Dessen. Com certeza ela sabe o que faz ao deixar seu leitor apaixonado por seus personagens, até porque seu romance é terno e delicado e aborda diversas maneiras de amor, mas principalmente o amor-próprio.

Tenho certeza de que esse será apenas o primeiro de muitos livros da autora que ainda lerei, espero que a Editora Seguinte continue publicando seus livros. Recomendo a leitura!

2 comentários

  1. Oi, Lena. Eu já li um livro da autora mas este não foi meu melhor momento, e não gostei muito. Tenho muita vontade de ler outra obra dela e tirar essa impressão que eu tive dessa outra história. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como esse foi o primeiro livro que li da autora eu gostei bastante da forma da escrita dela, quero ler outros para confirmar o gosto, espero não me decepcionar mais à frente.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!