Vamos falar de New Adult

New Adult - Um caso de amor
Oi gente! Sou a Maraíse do blog Menina da Bahia e pelo terceiro ano consecutivo estou aqui fazendo parte da comemoração do aniversário Sempre Romântica, a convite querida Leninha... Bom, no primeiro ano que participei falei sobre minha leitura preferida do ano em questão, ano passado sobre o meu autor nacional preferido. Esse ano venho falar sobre um tema bem atual, um gênero recente para mim. Um subgênero na verdade que cresceu tanto que criou características próprias e hoje se tornou um dos gêneros mais lidos no mundo entre os fãs de romance, e um dos meus preferidos: New Adult. Hoje em dia, entre os leitores mais antenados, é muito difícil achar quem já não tenha ou ouvido falar ou lido um livro NA, ou melhor, não tenha se apaixonado pelo estilo.

Conheci meu primeiro NA em 2013, quando começava o boom desse “nascimento” do gênero, e na época procurando mais sobre, achei em vários blogs e sites com muitas definições sobre o que vem a ser esse estilo.  E a melhor definição para mim, que sempre utilizo ao explicar a alguém sobre o gênero é a seguinte: NA na verdade está entre os livros para adultos ~ livros que possuem com linguagem mais séria, bem como uma maior complexidade da trama. Como por exemplo, os romances policiais, de terror, thriller, romances conhecidos como água com açúcar.~  e os Young Adult ~ livros voltados mais para o público de 14 a 20 anos, com histórias protagonizadas por personagens que estão nessa mesma faixa etária e refletem preocupações e situações próprias dela. Alguns exemplos são Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Para todos os garotos que amei, a série Instrumentos mortais.

Misturando tudo isso, pegando um pouco de cada um desses dois gêneros, temos o New Adult – Novo Adulto. Que tem protagonistas que estão em transição da escola para faculdade, iniciando sua vida adulta. Na sua maioria saindo de casa, indo morar com amigos em repúblicas, vivenciando o primeiro relacionamento serio, a primeira transa, o primeiro emprego, casamento... Eu adoro esse ambiente universitário, os diálogos entre esses personagens desse universo. Já me identifiquei tanto com esses personagens que ainda não chegaram à fase adulta (estão entre 18 e 25 anos), mas também que já passam por situações que não são flores, muitas bem dark e que já não possuem a inocência muitas vezes encontradas nos livros YA. Tantas histórias parecidas com a minha ou de alguém que conheço e isso me cativa, me encanta e conquista cada vez mais.

Já li historias que falam sobre crise de identidade, abusos sexuais, drogas, violência doméstica, doenças (depressão, câncer, traumas), relacionamentos abusivos (amorosos e familiares). E por mais que já tenha lido, que considere já clichê histórias com essas temáticas, isso sempre me atrai quando leio uma sinopse, sempre algum livro traz algo novo, o tema abordado por uma nova ótica, uma historia que te envolve. Nesses livros os romances são mais fortes, as paixões são intensas (amo essa intensidade dos jovens! Haha),  falam abertamente sobre sexo, com cenas muitas vezes bem quentes e cruas (também adoro essa parte) e com um diálogo menos formal, mais livre, e até com alguns xingamentos. Os protagonistas NA não têm medo de usar uma linguagem mais pesada.

Acredito que inicialmente esses livros eram voltados para atrair esse público mais jovem, mas hoje em dia o alvo não é mais tão jovem assim, diante do sucesso que o gênero fez com as mais variadas idades. Eu mesma não faço mais parte dessa faixa etária a uns bons aninhos e sou uma leitora viciada no estilo. Ano passado cheguei a ler 36 livros NA.

Meu caso de amor começou com Belo Desastre da Jamie Maguire, que  foi meu primeiro NA, no ano de 2013. E que bela primeira vez eu tive hein?! Podem falar o que quiserem dele, mas sou apaixonada por Travis e todos os Maddox. Meu segundo foi Entre o agora e o nunca da  J.A.Redmerski e logo depois Real da Katy Evans, em seguida descobri a Abbi Glines... E desde então não parei mais. Pergunto-me porque esse gênero não foi evidenciado antes?! Não tem um mês em que eu não leia pelo menos um livro do gênero. Na verdade passo sempre um bom tempo caçando novidades e lançamentos e graças a NSRA dos livros bons, sempre encontro coisas boas, novas autoras, novas séries para me apaixonar.

Se você nunca leu um livro NA, mas gosta de romance, de histórias com jovens com cenas divertidas e também bem emocionantes, está perdendo tempo! Tem livro para todos os gostos dentro do gênero: Mais hots, mais dramáticos, divertidos... E para resolver isso, como já li muito livro NA,  cito aqui as autoras que mais gosto que escrevem esse estilo, e os livros mais tops da categoria, na minha opinião. São autoras inclusive que nem preciso ler a sinopse do livro para comprar, pois já sei que será bom

Jamie McGuire - Só li da Jamie a série da família Maddox e já sou apaixonada por ela. Seus mocinhos são fortes e sensíveis ao mesmo tempo. Com mocinhas determinadas e suas histórias sempre trazem alguma reviravolta e suspense no enredo.
Livros: Belo desastre e a série irmãos Maddox: Bela distração, Bela rendição, Belo sacrifício, Bela Chama.

Katy Evans - Homens com testosterona no último grau! Mas com mocinhas bem mais ou menos, com um pouco de mimimi desnecessário.
Livros: Série Real (Real, Meu, Remy) e os livros Devasso e Ídolo

Abbi Glines - Tem romance, tem sexo, tem drama... A Abbi é uma das rainhas de NA.
Livros: Sua série mais conhecida e lançada aqui no Brasil é a Série Rosemary Beach: Paixão sem limites, Tentação sem limites, Amor sem limites, Estranha perfeição, Simples perfeição, A primeira chance, Mais um chance, Sempre minha, A sua espera.

Ainda faltam mais livros da série a serem lançados aqui. E como tem certa confusão na ordem de leitura da série, deixo aqui uma imagem para servir de guia.
Colleen Hoover - São os New adult mais dramáticos que já li. Sempre tem uma perda, um trauma, uma doença. Ou seja, muito choro a vista. E a Colleen escreve tão bem, com uma sensibilidade tão ímpar, que mesmo sabendo desse balanço emocional, corro para ler tudo que ela lança.
Livros: Métrica, Pausa, O lado feio do amor, Um caso perdido, Sem esperança, Talvez um dia, November.

Samantha Young - Uma das minhas preferidas! É difícil expressar o quanto seus livros são envolventes. (Seus livros sempre têm romance, mistério, drama, paixões intensas...)
Livros: Série Dublin Street (A série tem 5 livros e mais 2 contos, mas apenas o primeiro foi lançado aqui no Brasil, o que é uma pena, pois a autora é maravilhosa).

J.A.Redmerski
Entre o agora e o nunca. (sinceramente, eu dispenso Entre o agora e o sempre. Achei desnecessário).

Jay Cronower - Os mocinhos da Jay são politicamente incorretos, tatuados, desaforados e totalmente apaixonáveis. Suas mocinhas não ficam por baixo também. São meu tipo predileto de casais. 
Livros: Na Sua Pele, Notas Quentes, Armas da Sedução, Chamas do Passado e Desejos do Destino, Riscos da paixão.

Britthany cherry - Só li um livro da Britthany e isso já bastou para ela entrar na minha lista de preferidas. Sr Daniels é lindo, forte, impactante, bem no estilo da Colleen. Confesso que chorei litros.
Livros: Sr Daniels

Mia Sheridan
Livros: O coração do leão, A voz do arqueiro, Veneno (Série inspirada no signos do zodíaco, ou seja vai ter mais 9 livros vindo por ai).
 
Elle Kennedy - Seus livros têm diálogos bem divertidos, irônicos. O romance é importante, mas não o foco da relação. São um delicia de ler. Já li até o terceiro livro da série e me encanto cada vez mais.
Livros: Série Off campus (lançada aqui como Amores improváveis): O acordo, O erro.
Nos EUA mais dois livros já foram lançados. A autora ainda não sabe quantos livros a série terá.

L.A. Casey - Seus livros são de um estilo mais maduro entre os NA que já li. Seus protagonistas já possuem 20 e poucos anos. Têm cenas de sexo bem quentes, palavrões, violência, diálogos irônicos e divertidos, mocinhos nada corretos e a cereja do bolo: muita paixão.
Série irmãos Slaters: Dominic. (a Editora Bezz só lançou apenas os primeiro volume da série desses irmãos MARAVILHOSOS, desde o ano passado, mas a autora já escreveu mais 6 livros da série: Bronagh, Alec, Keela, Kane, Aideen, Ryder).

Bianca Briones - Só conheço essa autora nacional com livros que são claramente NA. Eu gostei muito dessa série. Só o segundo livro que achei um pouco cansativo às vezes, porque achei a mocinha uma chata..Mas super indico a série.
Livros: As batidas perdidas do coração, O descompasso infinito do coração, A escolha perfeita do coração, O desapego rebelde do coração.

Além dessas minhas queridas, aqui estão outras autoras que já li e escrevem New Adult: Amy Harmon (Beleza Perdida), Erin McCarthy (True), Tammara Webber (Easy), Cora Carmack (Perdendo-me), Katie McGarry (No limite da atração), Jessica Sorensen (O segredo de Ella e Micha), Chelsea M Cameron.

Quem souber de outras autoras e livros, comenta aqui no post que irei adorar a indicação. Também sigam e me procurem nas redes sociais do Menina. Sabe como é NE!? É um caso de amor... 
Bjos

16 comentários

  1. Oi, Maraise! Que post legal. Eu amo new adult e agora leio cada vez mais. O meu maior problema com o gênero é o drama envolvido, acredito que os autores ás vezes abusam demais dessa ferramenta, deixando o livro pesado. Fora isso, os autores que citou eu conheço quase todos e amo a Colleen, ela usa o drama como ninguém! Alguns ainda eu não consegui gostar, como a Mia Sheridan e a Abbi Glines, mas eu ainda darei outras chances a eles.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã você falou algo certo aí. Tem autoras que para se destacar exageram no drama mesmo viu. Inclusive, eu que não sou muito fã disso, corro desses livros e autoras. A Colleen é a unica que me conquistou com seu drama. Sobre a Abbi eu gosto muito dela, sua serie me fez gostar mais dos NA, so acho que ela estica as series demais e se perde...
      Obrigada por gostar do post!
      Bjs

      Excluir
  2. Post super didático. Eu tb já passei há mto desta idade e adoro NA. Mtas das autoras que vc citou tb estão entre as minhas preferidas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neli! Que bom que gostou e temos gostos em comum nesse universo dos NA.
      Bjao

      Excluir
  3. Ei Maraise,

    Adorei o post comemorativo, ficou muito legal! Eu amo NA, alguns acho um porre e continuo lendo kkk (como Abbi Glines) e alguns eu amei mesmo. Tem vários aí que eu não conheço, os q não lançaram aqui, e nem vou correr atrás. Só com ebook já são tantos rsrs.
    Acho q vc não citou os da Helena Hunting (apesar q não gostei tanto rs), Respire q eu adorei, Paullina Simons (não sei os outros, mas o primeiro pra mim é NA), O mar da tranquilidade (muito amor!!) , os da Rachel Van Dyken, M. Leighton...
    Meu primeiro tbm foi Belo desastre!! *.*
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nandaaaaa! Obrigada pelo elogio!Sobre os livros não lançados é uma pena mesmo, porque so falei de livros bons.hahaha
      Não citei a Helena sobre esse motivo mesmo. So li Na sua pele e ele não me cativou, nem quis ler os livros seguintes. Mar de tranquilidade eu gostei muito, mas considero ele mais um Young Adult do que NA. Rachel e Leighton tambem são boas!! Só não são minhas preferidas! hahaha
      Bjao

      Excluir
  4. Gosto muito deste novo gênero, são bem divertidos. Você se esqueceu de Tammy Falkner, da série Irmãos Reed, são bem família, ricos em testosterona, trabalhadores, com problemas físicos e emocionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naines! Mais uma fã de NA! E não conheço a Tammy não. Escreve NA??? Oxe, vou procurar agora. Se é New adult e é bom não posso deixar Passar.haha
      bjs

      Excluir
  5. Que post legal, adorei as dicas, os esclarecimentos e curto muito o blog. Eu sou fã de muitos gêneros, mas o New Adulto acho que acabei de descobrir que é meu preferido rrrss

    Parabens pelo blog
    Ana Paula
    http://paixaoporleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula que bom que gostou! NA é vida! hahaha
      Depois que descobri eles não larguei mais. Você já leu? Tambem tem preferidos?

      Excluir
  6. Maraíse!
    Os Nas foram crescendo de forma descomunal e totalmente apaixonante, né?
    Veja pela 'pequena' lista de autores que fez. Tem como escolher apenas poucos? De forma nenhuma...
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Sim, cresceram e acredito que hoje é o gênero mais lido entre quem gosta de romance e que nem sabe que esta lendo NA.
      E sim , foi dificil escolher minhas preferidas nesse meio. haha
      Bjs

      Excluir
  7. Só dicas de escritoras MASSA. As que se destacam por escrever bem e mudar a temática é a Jamie Mcguire, Colleen Hoover (minha musa) e a fofa da Britthany cherry que está pra lançar seu 3 livro aqui no Brasil. Pra quem nunca leu algo do tipo as indicações estão bem variadas. Parabéns: )

    ResponderExcluir
  8. Eu nem preciso dizer que AMEI esse post e que já li a maioria dos livros citados. Meus preferidos são os N.A. mais dramáticos claro, porém todos são bem-vindos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Maraíse. Apesar de já ter passado da idade de ler os NAs...kkkk...Adoro esse gênero exatamente pelo que você falou...As intensidades dos sentimentos. Amo Travis e também Tristan. Quero mais livros da Britthany Cherry. *-*
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei já li vários dos que indicou ai.. eu fico encantada por esse gênero..e o lance de pesar no drama não dá né.. as vezes dá é raiva e vontade de parar de ler quando vejo alguns dramas... agora a Collen faz tão bem feito os dramas que é impossível não amar.....

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!