O "Boom" dos Eróticos

Oi gente. Tudo certinho? Deixa eu me apresentar para vocês, afinal, fui bem-educada por mamãe... kkkkkkkkkkkkkkk
Meu nome é Elimar e sou historiadora e professora. Tenho um blog a quase sete anos (o Alquimia dos Romances) e apresento o encontro Papos & Ideias Romance, na Saraiva MegaStore do Shoppping Rio Sul, aqui no Rio de Janeiro. Meu amor pela Leninha é antigo... kkkkkkkkkkkkkkkk

Nós nos conhecemos em um grupo de romances no falecido e saudoso Orkut, e até agora, já se passaram quase 12 anos. Pois é... Depois de tanto tempo lendo e conhecendo coisas novas, fica difícil a gente se surpreender com algum gênero ou algum livro. Mas foi com muito espanto que vi os eróticos tomarem conta das prateleiras das livrarias brasileiras. Não que eu não conhecesse bem o gênero, mas achei realmente que o público brasileiro não se agarraria aos romances eróticos / sensuais como se agarrou.

Antes mesmo da publicação de 50 tons de cinza, parte das leitoras que nós conhecíamos já liam romances eróticos, mas não tem como negar que esse romance abriu o caminho para outros títulos, trazendo à tona títulos como “Toda sua”, de Sylvia Day como também, fez com que várias escritoras brasileiras criassem coragem e publicassem seus textos pela internet. Destaco duas nesse humilde texto: Mila Wander e Nana Pavolih. Ambas com um estilo próprio, abriram caminho em meio a um mercado editorial ainda conservador, mas que teve que se curvar diante da procura e do grande burburinho que as leitoras fizeram (e ainda fazem) em relação aos seus romances.

Pedagoga de formação, Mila Wander arrebatou os corações das leitoras com O Safado do 105, romance publicado pela Editora Planeta e que alcançou a incrível marca de 4 milhões de leituras na plataforma Wattpad. Mas essa não foi a única vez que Mila havia “lacrado” a internet. Despedida de Solteira, romance publicado hoje pela Editora Qualis, já havia alcançado os primeiros lugares de venda quando ainda era um romance independente, mostrando que as leitoras brasileiras haviam abraçado seu trabalho. Pelo selo Essência (Editora Planeta) ela tem publicado “Diário de uma cúmplice” e pela Qualis ela também tem “Dominados”, romance que vai fazer a cabeça de muitos leitores girar.

Nana Pauvolih estava destinada ao sucesso, só não sabia disso ainda quando resolveu publicar trechos do seu romance “A Coleira” pela Web. O sucesso foi tão grande que de lá até aqui são já são 19 romances. Todos campeões de venda. Quando ainda era independente, eu tive a oportunidade de ver uma fila de leitoras esperando a oportunidade de autografar seus livros. Nana é um fenômeno e passou como uma tsunami pelo mercado editorial brasileiro, que teve que abrir espaço para ela e para tantas outras escritoras, que hoje são responsáveis por sustentar o nosso mercado.


Na trilha desse sucesso, pude conhecer tantas outras escritoras que vieram e estão deixando a sua marca: a fofíssima Patricia Rossi, que publicou pela Editora Charme o maravilhoso “Zane”, romance sensual que deixa qualquer coração acelerado. Patricia tem outros romances publicados pela Amazon, chegando a lista dos romances mais vendidos no país.
A maravilhosa e carismática Sue Hecker, com seu sucesso “O lado bom de ser traída”, agora publicado pela Harper Collins Brasil. Sue tem viajado pelo Brasil divulgando seu trabalho, arrastando e trazendo várias novas leitoras do gênero.


A GOSTOSA (é gostosa mesmo gente...) JC Ponzi, com seus romances pra lá de eróticos.

E eu não podia deixar de mencionar a minha amiga e escritora favorita EVER Lucy Vargas, que resolveu entrar nessa onda incrível e escreveu “Indestrutível”, romance erótico auto publicado na Amazon.


Eu poderia deixar tantos outros exemplos de escritoras incríveis, mas vou deixar para outra ocasião. Esse singelo artigo é uma pequena homenagem a Leninha, essa pessoa incrível, que sempre está pronta para ajudar os escritores nacionais, dando aquela força incrível para eles.

O Sempre Romântica é um espaço não somente de divulgação e de resenhas, mas de democratização de leitura, onde os leitores têm a certeza de estarem acompanhando não só novidades, mas o que há de melhor no mundo das letras. PARABÉNS LENINHA... No próximo ano, estamos juntas!
Beijos!

9 comentários

  1. Que delícia de matéria. Obrigada pelo carinho e apoio.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo parabéns Die você merece esse sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Elimar, sempre essa preciosa. Obrigada por todo seu apoio, amor. E, acho que só tenho a agradecer por esse espaço aberto para a nossa literatura nacional. E é uma honra fazer parte de um time desses. Patrícia Rossi.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto. Particularmente não gostei dinda acho que alguns desses livros são mto fraquinhos, sem desenvolvimento, mas que é bom, de vez em quando ler algo mais "quente" ah é! :D
    Parabéns, Lena!

    bjs

    Thais
    ~Uma Conversa Sobre Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Elimar, adorei seu post.
    Ando lendo romances hot's com boa frequência ultimamente, as duas últimas autoras que me surpreenderam no gênero foram a Lucy Vargas e a Mila Wander. Estou sempre de olho nos lançamentos.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Elimar!
    Há mais de 35 anos leio os romances eróticos e nessa época, éramos criticadas, porque achavam leitura de 'mulherzinha'.
    e sinto tão orgulhosa em ver tantas escritoras nacionais enveredando por esse campo e mais... fazendo sucesso, porque realmente os eróticos tem dominado o mercado e que bom que isso está acontecendo.
    Adorei sua considerações e indicações.
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Elimar! Amei! E a gente consegue isso tudo com o apoio dos leitores e também de blogueiros e donos de páginas que incentivam a literatura nacional <3 bjss

    ResponderExcluir
  8. Adoro romances eroticos!! Acho que é meu gênero preferido! E suas dicas foram ótimas! Ainda não li Safado do 105 e Zane, mas se você diz que são bons, eu acredito! E sobre a Nana, ela é diva! Seus livros são quentes, controversos, polêmicos e mmuito bons! Ainda citaria os livros da Paola Scott e a duologia Amor sem leis da Camila Moreira nessa lista.
    Bjao e adorei o post!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhuma das autoras nacionais que você citou, mas os livros já estão na minha listinha. Adoro todo e qualquer tipo de leitura. Concordo com você em tudo e que venham mais romances eróticos por aí.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!