Traços, um Romance - Eduardo Cilto

Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo.
Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.

“De um momento para o outro, quando menos se espera, Eduardo, autor de mão cheia, tira o fôlego da gente. Um livro cheio de reviravoltas e com final surpreendente.” Thalita Rebouças.

E cá estou eu mais uma vez lendo uma história escrita por um Youtuber, por mais que pareça, isso não está se tornando um hábito, apenas talvez uma coincidência, já que quem me conhece sabe que curto realmente um bom romance, com bastante drama.
Mas vamos lá, vamos falar de Traços, do autor nacional e Youtuber, Eduardo Cilto.

Quando solicitei o livro para a Editora Planeta não esperava encontrar uma história e sim uma biografia, algo que geralmente os Youtubers costumam escrever sobre seu dia a dia, seu cotidiano e aventuras, então foi uma grata surpresa me deparar com uma história, até bem interessante.

Aqui conhecemos Matheus — que acredito deve ter muito da personalidade do autor —, um rapaz tranquilo, daqueles que não curtem muito sair de casa, mas que não resiste a uma nova aventura, por isso ele não resistiu ao convite de Beatriz e decidiu ir a uma festa, mesmo sabendo que não curtia muito os colegas da escola que estariam lá. Porém Beatriz e seus amigos Ivo e Fernanda estavam a fim de algo mais e envolveram Matheus em um ritual que abriu seus olhos, perspectivas e gerou muitas expectativas. Depois dessa noite o que encontramos em cada nova página do livro nos leva a uma história cheia de reviravoltas e muita ação.

Começa então a grande aventura e as descobertas na vida de Matheus que nem ele, nem ninguém, imaginou vivenciar.

Não quero falar mais nada sobre o enredo do livro, acho que cabe a cada um tirar suas próprias conclusões, lendo. E eu recomendo a leitura!

O que posso dizer ao leitor desavisado, que pretende entrar na leitura pensando que irá encontrar uma história inesquecível e tal, não é bem por aí, acredito até que o autor quando a escreveu não teve grandes pretensões. Acredito sim, que o Eduardo, como leitor que é, decidiu tirar da cabeça uma aventura que talvez tenha até vivenciado, e quis colocar no papel e compartilhar com a gente. Poucos jovens tem a coragem de escrever o que lhe vem à cabeça, e acho que o autor conseguiu passar uma boa história ao leitor, e criar uma expectativa recompensada com o final.

Traços além de ser uma boa distração, uma leitura leve e despretensiosa, ainda traz mensagens importantes e assuntos que veem sendo debatido por muitos autores, como o preconceito, a homofobia, o bullying, relações familiares advindas de traumas do passado, obsessões, decepções, drogas, e outros tantos temas que ficam criando questões importantes na mente da gente. Gosto de histórias assim, que me fazem questionar até mesmo meus princípios.

Para matar a curiosidade do povo eu digo que não, não conheço o canal do Eduardo Cilto, mas sabe que fiquei curiosa?! Nada melhor do que conhecer uma pessoa pelas histórias que ela conta, e eu gostei do que li.

6 comentários

  1. Como eu já disse antes, não curto livros de Youtuber, talvez porque não gosto de biografias ou porque os assuntos abordados não despertam meu interesse, não sei, só sei que não faz meu gênero...
    E mesmo que Traços tenha esse diferencial em relação aos livros Youtuber - uma história em vez de uma biografia - e aborde assuntos interessantes e importantes como homofobia, bullying, drogas e entre outros, não é um livro que eu leria, não fiquei curiosa para conhecer as aventuras do Matheus e da Beatriz, a trama não me atraiu, e quando a trama de um livro não me atrai eu não insisto em lê-lo...
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você Any, e até concordo, esse tipo de leitura também não é minha praia, porém sabe que não estou me decepcionando?!
      Se um dia você decidir ler algo no gênero me avisa, gostaria de saber como foi sua experiência.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Leninha,
    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro de youtuber, mas confesso que estou ficando cada fez mais curiosa, acho que vou escolher algum para me arriscar, afinal temos que manter a mente aberta, e vai que acabo me surpreendendo né? Não sou muito chegada em biografias então “Traços” já tem um ponto a favor por ser uma história.
    Mas não vou criar muitas expectativas, pois confesso que a sinopse desse livro não chamou muito a minha atenção, minha impressão é de que os personagens são fracos e as histórias cheias de reviravoltas ficam um pouco desconexas e sem sentido algum, sei lá o que esperar, só lendo mesmo para saber. Vou anotar essa dica para quando quiser me aventurar em um livro de youtuber, já que é bom ter a opção de uma leitura leve e despretensiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você irá gostar. É sempre bom se aventurar numa nova aventura.
      Bjs

      Excluir
  3. Que bom que esse livro não é biográfico, assim dá para saber que eles, "os Youtubers", podem ter muito a dizer, e não só sobre suas vidas, ainda tão iniciantes, por assim dizer, hehe
    Gosto de leituras leves e despretensiosas, mas gosto também, e acima de tudo, de conhecer novos autores. Um rapaz tão jovem e que faz vídeos para seus fãs pode e tem sempre algo a dizer. Gostaria muito de ler esse livro, sinto que posso gostar e ainda compartilhar com minhas filhas. "Traços" me fez pensar na minha adolescência e nas minhas aventuras quando ia às festas de adolescentes e turmas de escola, me deu aquela nostalgia gostosa e vontade de rever alguns amigos.
    Gostei muito da sua visão sobre o livro e também sobre esse Youtuber tão jovem e suas aventuras.
    ADOREI A DICA E VOU ANOTAR AQUI.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!