O Universo, os Deuses, os Homens - Jean-Pierre Vernant, por Koudan

Essa vai para os amantes dos Cavaleiros do Zodíaco, God of War, Percy Jackson entre outros.

Bom pessoal, hoje eu resolvi trazer uma proposta diferente de leitura, mas tão empolgante quanto qualquer aventura, intenso como qualquer outra história de romance (e por que não hot?), repleto de mistério que nada deixa a dever aos livros policiais entre muitas outras características que qualquer crítico literário levaria em conta – ele traz uma ou várias mensagens para a vida toda. O universo, os deuses, os homens é um daqueles livros que releio sempre que posso, desde a época de faculdade, vamos conhecer um pouquinho do universo mitológico do mundo grego pelos olhos de Jean-Pierre Vernant.
 
Esse autor francês foi um dos meus autores favoritos, na minha época de estudante, pelos temas que ele abordava que iam desde política aos mitos gregos antigos. Esse livro ele escreveu, segundo ele mesmo diz, para seus filhos, que sempre lhe pediam para contar as histórias dos heróis que enfrentavam harpias sanguinárias ou ciclopes de um olho só, sereias nos mares distantes ou tentavam enganar os deuses imortais, então a leitura dele é bem tranquila e acessível, porém, não é boba.

O livro começa com a história da origem do universo, perpassa pelas guerras dos deuses, por Troia, Ulisses, Dionísio e chega até os heróis dramáticos (citados nas peças de teatros) como Édipo e Dionísio. Antes de ser uma excelente leitura é uma verdadeira aula de um helenista (estudiosos da Grécia antiga) sobre mitologia. Tenho certeza que depois dessa leitura, seu mundo se tornará um bocadinho mais mágico.

Os mitos de origem são os melhores trabalhados nessa obra, pois constituem a base para todo universo mitológico greco-romano. Isso porque uma das dificuldades ou prazer para alguns, é a forma como essa cosmologia se entrelaça para fazer sentido naquele mundo oral e nos fascinar até hoje. Por vezes para eu entender sobre um evento lá na frente, por exemplo: por que Aquiles seria o herói da guerra de Troia, precisarei entender o que houve lá atrás, antes dos homens surgirem e quais adventos determinará isso ou aquilo. Predestinação? Não! Recurso oratório e retórico, que são a base em muitos aspectos do pensamento moderno.

Uma das primeiras histórias é a do titã Prometeu, por essa narrativa fantástica, você entenderá como o homem domesticou o fogo, como a primeira mulher surgiu – Pandora, e por que Zeus acorrentou Prometeu. Um detalhe, por esse mito que data por volta de seus seis mil anos, numa contagem pouco ortodoxa, vemos que os gregos antigos já sabiam que o fígado é o único órgão humano que se regenera. Fascinante não é mesmo?!

Há muitas outras, rasamente conhecidas pela maioria das pessoas. Eu encaro esse livro como um bom guia para iniciantes em mitologia greco-romana. A explicação sobre o surgimento de alguns deuses olimpianos como a de Atenas (minha favorita), entre outras como Ares ou heróis como Perseu e Ulisses, ou quem prefere mocinhas indefesas, temos Andrômeda ou feiticeiras poderosas como Calisto que transformava os homens em animais de acordo com seus corações.

Os livros de fantasias, os jogos de vídeo games, as peças de teatros e os grandes block busters eles são difusores de uma cultura de massa, e isso não é algo negativo, muito pelo contrário, é extremamente importante, porque para muitas pessoas é o primeiro contato com nosso conhecimento ancestral. Entretanto, não devemos tê-los e nem aceitá-los como portadores genuínos sobre uma dada cultura, defendendo-os em discussões épicas e infrutíferas com pessoas que não compartilham de seu mesmo gosto. O que pretendo dizer com tudo isso, é que não há maneira melhor de se reciclar como leitor ou escritor, que relendo ou consultando histórias já contadas e documentadas sobre heróis, feiticeiros, guerreiros e etc. Pois lembrem-se sempre, estamos nos anos dois mil de acordo com nosso calendário, e só o antigo império egípcio, soma em torno de seis mil anos. Então leve mais a sério quando alguém disser que todas as histórias já foram contadas, e o que muda, é apenas a forma de se contar.
Espero que tenham gostado.
See ya.

Koudan - Professor de História, Orientador Educacional e Contista, foi membro do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados  e pesquisador em História oral e Mitologia greco-romana. Amante de ficção científica e animação, e leitor ávido de quadrinhos e livros.

11 comentários

  1. Não nego que comecei a me interessar pela mitologia grega após começar a jogar God of War, e logo no começo da resenha ao ver essa citação, já fiquei interessada no livro.
    Bom, realmente esse livro vai trazer a estória mais detalhadas dos Deuses, dos Heróis gregos, que eu só conheço superficialmente, e tenho muita vontade de saber mais sobre, e tenha certeza que esse livro será uma grande pra quem tem essa vontade de saber mais a fundo, realmente gostei da premissa, e por isso vou incluir essa leitura na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana, tenho certeza que não vai se arrepender. Grande abraço.

      Excluir
  2. Sempre gostei de mitologia e quando descobri o universo do Percy Jackson foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. Mas tenho noção que nos livros dele não é uma história tão bem descrita quanto a que está oferecendo nesse livro e para um amente de mitologia grega isso é o suficiente para dar nem que seja aquela olhadinha básica no conteúdo do livro. Vou anotar o nome desse livro e dar um olhada na livraria pra ver o preço, se estiver dentro do meu orçamento e eu gostar da narrativa volto com mais um filho pra casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rissia. Uma dica preciosa: procure-o em sebo digital, não será difícil de encontrar, além do preço bem mais acessivo. Depois desse livro, tenho certeza que você verá o universo mitológico grego com outros olhos no sentido ainda mais positivo.

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá,então tenho que confessar que faz um tempinho que não leio nada relacionado á mitologia grega,mas há uns 5,6 anos atrás quando eu tinha por volta de 14,15 anos eu adorava esse tema,até tenho aqui em casa um livrinho com alguns contos de mitologia grega,e eu achava fantástico esse universo,quer dizer,ainda acho,mas comecei a ler outros gêneros e acabei deixando esse de lado.

    Mas com sua resenha tão fervorosa em relação ao tema até me deu saudade viu,desse universo tão fantástico e interessante,que deixa a gente vidrado e fascinado,principalmente as histórias de amor contadas,infelizmente a maioria trágica,mas que têm um encanto singular!!

    É legal,que os deuses e semi-deuses relatados,nos remete á um universo paralelo muito legal,onde acontece coisas mágicas,adoro isso!

    Um dos meus preferidos era o Narciso,que me fez reletir bastante sobre a obsessão com a aparência!

    Enfim,esse livro me parece ser super legal,ainda mais dinâmico por trazer várias histórias diferentes...ahhh,tenho que voltar a ler mitologia,pois até agora nem tinha percebido a saudade que eu estava desse gênero =D

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele. Verdade, volta e meia sentimos saudade de consultar rever as histórias sobre os mitos. Narciso é um dos meus favoritos também, por tudo que significa e pela relação com o atual.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Koudan!
    Mitologia Grega é sempre bem vinda.
    Pelo visto o livro é uma verdadeira aula de história também, porque passa pelas guerras e mostrando tudo o que aconteceu durante o período mais rico da História.
    “Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    Com
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudynalva. Exatamente, sempre bem vinda. 😉

    ResponderExcluir
  6. Opa, uma dica pra quem é amante dos Cavaleiros do Zodíaco?! Já fiquei interessada!! Os Cavaleiros do Zodíaco marcou minha infância e sempre que há uma novidade corro pra conferir...
    Em relação ao livro, o universo mitológico do mundo grego sempre me fascinou; na minha adolescência, sempre que recebia os livros didáticos da escola os livros de histórias era um dos primeiro que eu corria para ler, sempre achei esse universo mitológico grego-romano apaixonante, principalmente as histórias dos deuses, aliás, o surgimento de Atenas também é minha história favorita!
    Tenho a impressão de já ter lido algo do Jean-Pierre Vernant mas não me recordo nesse momento... Mas enfim, achei interessante O universo, Os deuses, Os homens, acredito que um livro tão empolgante quanto uma aventura, intenso como qualquer uma história de romance e repleto de mistério que nada deixa a dever aos livros policiais vale a pena ser lido sem dúvida nenhuma, isso sem falar no assunto abordado no livro...
    Então, muito obrigada pela dica! Amei sua resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Any. Também sou fã dos cavaleiros e o nascimento de Atena é uma das minhas favoritas também. Fico muito contente que tenha gostado da sugestão de leitura.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Koudan!

    O universo mitológico, tanto o grego, quanto o romano (que em base, é uma recontagem do grego), o nórdico, o indígena, o japonês, entre tantos outros não são só tentativas de se explicar questões que eram ou ainda são inexplicáveis pela ciência e o saber, mas também são histórias que por si só já conquistam os leitores por misturar o mágico com o real.
    E por isso, são base parta tantas outras histórias por aí, como as citadas por você no inicio da resenhas, que são variações sobre esse mitos, podendo tomar a liberdade de se desviar um pouco dessas histórias, mas sem perder a essência que as tornam famosas por todos. Mas conhecer as histórias originais do modo que Jean-Pierre Vernant conta depois de muita pesquisa é uma experiência que vale a pena para quem ama histórias feitas a partir da mitologia grega.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!