Nessie, O verdadeiro tesouro da Escócia - Mirian Fidelis Guimarães

Hanna é a personagem principal da trama, ela está meio triste por conta da perda de seu noivo em um acidente aéreo e resolve mudar-se para a Escócia a fim de aprender uma nova cultura, conhecer pessoas e tentar recomeçar sua vida. Em lá chegando conhece Átila que se torna seu mais querido amigo, ele resolve apresentar a cidade para ela, conta um pouco da história da Escócia, seus costumes, tradições, lendas e histórias de assombração, e claro de seu lendário monstro. Apesar de Átila achar Hanna muito triste e misteriosa às vezes, resolve que fará de tudo para que ela seja feliz!

Quando digo que os autores nacionais têm muito a dizer eu não estou de brincadeira! Mais uma vez estou aqui resenhando um autor nacional com muito prazer. O livro Nessie - O verdadeiro tesouro da Escócia nos traz uma história singela, com um toque de mistério que envolve um mito, um mostro que habita as profundezas do Lago Ness, na Escócia.

Miriam Fidelis Guimarães escreve de forma delicada e nos conta uma história simples de dois jovens que se conhecem por acaso, mas que tem muito em comum: o fascínio pela história que cerca uma lenda.  E nesse ínterim ela vai envolvendo os personagens e nos conta também um pouco sobre o mistério que gira em torno da lenda, deixando o leitor sempre à espera de mais. Nota-se o trabalho de pesquisa que a autora teve para escrever sobre uma lenda que fascina quem a ouve.

O livro tem apenas 186 páginas, mas conta uma história inteira que encanta o leitor, isso sem falar na facilidade com que se lê, aqui não tem enrolação, cada página chama a outra, e mais outra, e mais outra, e você não consegue largar até o final.

Não quero falar muito sobre o enredo da história, até porque se eu disser esse ou aquele fato que acontece na trama, pode ser que eu tire o prazer e o encanto do leitor em descobrir o que a autora quer nos passar. Só preciso deixar frisado que vale a pena se encantar com essa história tão singela, que não tem pretensões de ser grandiosa, mas que fascina por sua simplicidade e leveza.

11 comentários

  1. Olá =D

    Verdade quando você fala que os autores nacionais têm muito a oferecer,eu sou apaixonada por duas autoras maravilhosas e tenho muito orgulho que elas são brasileiras... É sempre bom quebrar esse preconceito que algumas pessoas têm com livros nacionais,a maioria puro e simplesmente por que não se arriscarem a ler :/

    Enfim,indo ao livro,o que me chama mais atenção de fato é pelo romance,ainda mais que,como diz a sinopse,os protagonistas começam como amigos e eu gosto de ver essa evolução de amizade para romance,e ainda que isso sirva para ajudar ela superar a morte do seu noivo. Deve ser muito bonitinho o relacionamento entre eles então. *--*

    A parte da lenda que se insere no romance confesso que não me atrai muito,mas você menciona que foi muito bem trabalhado e pesquisado,então isso valoriza a história,e também se for interessante e nos deixar cada vez mais e mais curiosos,eu acabo me rendendo. Muito boa sacada de o livro ser ágil,ainda mais que ele é curto,você consegue ler numa passada.

    Não conhecia a autora ainda,então desejo muito sucesso á ela!!

    PS: Fiquei super intrigada com essa capa!!! O que é isso na capa?? :o kkkk está parecendo algum animal marinho não sei....creio que tenha algo a ver com a lenda não?!

    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o romance entre os protagonistas é muito gracinha, da amizade ao amor.
      Quanto à capa do livro, essa é a Nessie, a imagem do mostro do lago Ness.

      Excluir
  2. Leninha <3

    Nada poderia me deixar mais encantada do que sua resenha!
    Gostei das palavras que escolheu, da forma como apresentou minha história, achei tudo tão fofo.
    Realmente eu fiz uma pesquisa boa durante 3 anos, eu ainda estava na faculdade e na época havia perdido meu noivo em um acidente aéreo... Daí, para não enlouquecer criei a história da Hanna, sei que faltou mais envolvimento com as personagens, mas meu estado de espírito não permitiu rs...
    Agradeço a maravilhosa oportunidade em fazer parte aqui do seu cantinho mágico...
    Obrigada querida! Foi perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, gostei de verdade do seu livro e não achei que faltou um envolvimento mais profundo entre os protagonistas, achei de acordo com a narrativa que você usa, agil.
      Parabéns pela história!
      Bjs

      Excluir
  3. Daniele, obrigada pelos votos!!! Fico feliz que tenha se interessado, espero que seja agradável sua leitura como foi para a Leninha rs...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Um livro com menos de 200 paginas e parece realmente ter muito a oferecer, acho que vale a pena dar uma olhada a que esse livro tem de bom e o melhor dele é seu escritor é nacional o que deixa tudo ainda melhor. Esse livro entrou na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Geralmente escolho minhas leituras pelas sinopses, completando as informações com as resenhas que leio sobre o livro interessado, informações do tipo: tipo de personalidade que os protagonistas possuem, detalhes sobre a trama, o cenário onde a história é ambientada, entre outras coisas...
    No caso de Nessie, o verdadeiro tesouro da Escócia, achei a sinopse meio vaga, e por conta de você não poder contar muito sobre o enredo para não correr o risco de contar algo importante da história as poucas informações fornecidades acabaram não despertando meu interesse - confesso que nunca tive interesse no mito do monstro Nessie e o romance da Hanna e do Átila não me deixou curiosa a ponto de desejar conhecer... Por isso, levando tudo isso em consideração, se me perguntassem nesse momento se eu colocaria Nessie, o verdadeiro monstro da Escócia na minha lista de leitura a resposta seria "não".
    Contudo, por ser nacional e eu ser uma fã da nossa literatura nacional, se surgisse a oportunidade de ler Nessie, o verdadeiro monstro da Escócia eu não a deixaria passar...
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem Any, o interessante desse livro é realmente descobrir o que a história nos reserva. Entendo seu ponto de vista, mas pediria que você, se tiver a chance, leia Nessie, você vai ver que nem tudo pode ser dito numa sinopse.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá, Leninha!

    A lenda do monstro do lago Ness, ou do monstro Nessie, como ela é conhecida por aí e que deu o nome ao livro, já foi contada e recontada inúmeras vezes em livros e filmes por aí. Me lembro até de um filme que o Nessie fica amigo até de uma criança que tenta defende-lo de aproveitadores.
    Mas o que a Maria faz nesse livro, eu não vi em nenhuma história sobre a Nessie antes que envolva também um romance. Ah, e o tamanho do livro me fez lembrar de livros de autores franceses que conseguem contar uma história completa e emocionante em pouco mais de 100 páginas. E convenhamos, hoje em dia, um autor conseguir fazer isso é cada vez mais difícil.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Garotas!!!

    Vocês estão me enchendo de alegria com tantos comentários, opiniões e idéias sobre a Nessie.
    Realmente o assunto está meio saturado, mas garanto que a narrativa é meio diferente das outras, tem uma amizade bonita, um pouco de romance e muitas belezas sobre o país.
    Espero que as que ficaram curiosas possam ter a chance de conhecer um pouquinho mais sobre a Nessie, tenho certeza que irão amar <3
    Obrigada pelos comentários, eles são importantíssimos!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!