A casa da cerca branca - Mara de Paula Giacomeli

O que você faria se encontrasse um livro com a seguinte dedicatória, escrita há trinta e um anos?
“Chris, pelo nosso amor, aos poucos cultivado e por tudo que ficou incompreendido. Charles 10/27/1984. PS. Vem me encontrar. No nosso lugar. Estarei te esperando.” E se descobrisse que este livro jamais chegou ao seu destino? Sarah encontrou, e decidiu ir atrás dos protagonistas desta história perdida no tempo. E nessa jornada ela vai encontrar seu grande amor. Duas épocas. Duas histórias. Entrelaçadas pelo destino.

Cada vez mais os autores nacionais me enchem de alegria com suas histórias, por mais singelas ou simples que sejam. Dessa vez, eu falo de A casa da cerca branca, de Mara Giacomeli, uma história tão gracinha que terminei a leitura com um sorriso no rosto e aos suspiros.

A delicadeza dessa história nos faz ver o quanto os nossos autores têm para mostrar, e mesmo em poucas páginas e com uma escrita quase dinâmica, Mara conseguiu passar sua ideia de um romance singelo, com personagens simples e que deixam o leitor grato por ter iniciado a leitura.

Claro que a autora não tem pretensão de que seu livro seja visto como um best-seller e tudo o mais, mas olha, sua ideia de romance deixou algumas histórias a ver navios, viu?!

Temos aqui um romance que se passa tanto nos dias atuais como no passado. São quatro personagens que vale a pena conhecer e que são unidos por acaso do destino.

Tudo começa quando Sarah encontra largado em um sebo, um livro com uma dedicatória e um bilhete que atiça sua curiosidade. O que você faria no lugar dela? Você tentaria encontrar a pessoa dona do livro ou o deixaria lá onde está e seguiria seu caminho?! Se sua resposta foi a segunda opção sinto dizer que você é um desalmado. Como uma dedicatória tão singela e, que deixa uma dúvida no ar, não atiça sua curiosidade? Como não querer descobrir quem são as pessoas envolvidas, se ainda vivem ou se encontraram? Eu particularmente não esperaria muito tempo, iria à caça imediatamente. E foi isso que Sarah fez. Porém, ela não imaginava que aquele fato poderia ser apenas o destino tecendo suas teias e que ela iria se deparar não apenas com os protagonistas de uma história de amor, como também com Alex, um rapaz que fez seu coração disparar apenas com um olhar.

Eis então que a cada novo capitulo descobrimos mais sobre os personagens do passado Christine e Charles, e como foi bom conhecê-los. Temos então duas histórias se entrelaçando ao longo da narrativa. E claro não poderia deixar de dizer o quanto é fácil a leitura, como a autora escreve de forma simples, sem delongas, sem perdas de tempo. E somos lançados num turbilhão de emoções e sensações que fica difícil interromper a leitura. Lembrou-me dos romances de banca que me deixavam enlouquecida com sua dinâmica e a vontade de terminar logo a leitura. Até daria a autora a dica de sentar, repensar e se aprofundar mais na caracterização dos personagens, detalhar mais os cenários, com a certeza que dariam mais umas 100 páginas de história, que seriam muito bem-vindas.

Acho que já dissertei tudo que podia sobre a história, mas quero deixar claro que apesar da dica acima, mesmo com apenas 202 páginas a história é completinha, super rápida de ler e sem muita enrolação. Alguns fatos mereciam um desenvolvimento maior, isso é fato, e acredito que deixaria trama até mais envolvente, mas acho que se pegar no geral, tudo se encaixa e ficou na medida certa.

Uma recomendação que faço com prazer: leia nacionais e você não irá se arrepender!

7 comentários

  1. Pelo que percebi de sua resenha, que por mais que a história abordada no livro não seja aquela que nós marca e nunca mais esquecemos, aborda uma trama simples, com um romance leve, cativante, envolvente, simples, e que deixa o leitor aos suspiros e querendo mais. E muito bom ver o quanto os autores nacionais tem se mostrado tão bons quanto os internacionais, fico muito feliz e ver isso, adorei sua resenha e fiquei super interessada nessa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo Lana, é isso mesmo.
      Leia, com a certeza que não vai se arrepender.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, Leninha!

    Esse romance é lindo e consegue dar aquela vontade de torcer pelos dois casais.
    Me fez lembrar muito o enredo do filme Cartas para Julieta, onde também há dois romances se desenrolando um por causa do outro. Mas, essa deixa feita com a dedicatória do Charles é bem diferente e real, mesmo que para mim seja difícil encontrar uma pessoa através da dedicatória dela. E quando se pega uma dedicatória, se vê todo amor que está envolvido nela que isso é difícil de resistir.
    Parabéns para a Mara por criar esse romance irresistível.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letione, além da dedicatória tem um bilhete dentro do livro, isso instiga a curiosidade e leva Sarah a um destino certo.
      Bjs

      Excluir
  3. Leninha!
    concordo com você, nossos autores nacionais tem surpreendido e os tenho lido cada vez mais.
    Adoro romances e quando autor usa do artifício de passado e presente, ainda mais, porque a história fica ampliada.
    Queria muito poder ler.
    “Saber amar não é amar. Amar não é saber.” (Marcel Jouhandeau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em estado de paixão com os nacionais, cada dia estão melhores.
      Você iria amar esse livro Rudy. Quer uma dica? Compra urgente e leia.
      Bjs

      Excluir
  4. Bela critica Leninha... Sou amigo pessoal da autora Mara de Paula Giacomeli e também gostei muito da história, já acompanhava bem antes dela lançar o livro quando ela escrevia-o e ia colocando em partes primeiro num site de livros. Fiquei muito feliz com a conquista dela e fiz questão de prestigia-la no lançamento do livro e garantir o meu, já li duas vezes, três se contar anteriormente com o site. rsrs... Super indico esse romance que nos deixa ansioso do começo ao fim para saber o que vai acontecer.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!