A Aposta - Vanessa Bosso

A primeira experiência amorosa de Nina não foi nada boa. Diante de tamanha decepção, a garota não quer saber de namorados e seu coração virou uma pedra de gelo. No colégio, os garotos lançam uma aposta a Lex, o grande pegador, daqueles que arrancam suspiros até mesmo de objetos inanimados. Será que ele, com todo seu poder de sedução, conseguirá conquistar o coração de Nina? De forma hilária e dinâmica, a autora levará os leitores a uma viagem inesquecível, na qual a amizade e o amor reinarão em absoluto... Até que uma vingança surja em cena para estragar tudo. Quem sairá vencedor?
Façam suas apostas. O jogo está prestes a começar.

Vou começar essa resenha mandando um recadinho para a autora Vanessa Bosso: Vanessa, você conseguiu me deixar hipnotizada por sua história, foi uma tarde intensa de leitura sem pausa para água e nem mesmo para ir ao banheiro. Então só tenho que lhe dizer que amei A Aposta e que acabo de acrescentar o livro no rol das minhas melhores leituras do ano. Tenho dito!

Falemos um pouco sobre a história!

A história de A Aposta se passa nos últimos dias de aula numa escola de ensino médio, no qual todos os alunos estão na expectativa pela grande viagem de formatura. Mas a história é bem mais do que um monte de amigos numa viagem, o livro gira em torno de uma aposta — na verdade, várias.

Nina é uma garota que já passou por uma barra na vida e que apesar da pouca idade, não se deixa mais levar por conversinhas de garotos na escola. Ela é dura, uma menina com coração fechado para balanço. E ela vira uma fera quando descobre que é alvo de uma aposta, aposta essa que envolve Alex, o garoto mais lindo e cobiçado da escola, mas que para ela não passa de mais um cara a ser evitado.

Alex precisa de grana, mas a aposta que envolve conquistar o coração de Mia, a garota fria e linda da sua turma, não o seduz. Até porque ele sabe que tentar transpor as barreiras que essa garota ergueu ao seu redor, não seria tarefa fácil.

Mas essa aposta envolve outras pessoas, um bom dinheiro que o tiraria de um sufoco, e de certa maneira o seu futuro. Mas será que vale a pena tanto esforço e dedicação?!

Uma história bem clichê, mas que é contada de uma forma tão envolvente que não tem como parar de ler.

Uma das coisas que mais me atraíram no livro é que temos aqui um narrador que nos conta toda a história como se fosse um espião que está em cada canto, sabe todos os segredos e fatos que cercam esse grupo de amigos. Esse é um fator bastante criativo que a autora usou e que diferencia o livro de tantos outros por aí. Outro ponto forte são os capítulos curtos que dão fluidez aos fatos sem tornar o livro cansativo ou coisa parecida, muito pelo contrário, deixa a narrativa superenvolvente e rápida.

Nina, Alex, Gancho, Nathi, Laís, Doc, bola e até mesmo as Kibis são personagens que conseguem despertar a simpatia do leitor — e a antipatia também —, todos eles juntos transformam a história em algo quase verídico. Parece mesmo uma turma de ensino médio que pode existir em qualquer lugar. Suas características e ações são bem típicas de alunos que estão no auge da adolescência, com todos os sentimentos à flor da pele.

Quanto mais leio autores nacionais mais eu me apaixono pela criatividade, o empenho em tentar trazer histórias interessantes, inovadoras, que tiram o leitor da mesmice dos livros estrangeiros cheios de ideias mirabolantes (sem querer desmerecer algumas histórias, por favor, não me entendam mal). O autor nacional precisa de mais incentivo, porque talento eles têm de sobra e vale a pena investir.

Fiquei muito satisfeita com a leitura de A Aposta —Parabéns, Vanessa Bosso! —, e quando eu soube que teremos o livro dois, já me deu aquela vontade de saber o que mais Nina, Alex e sua turma têm para contar. E que venha A Aposta 2.

8 comentários

  1. Adorei a resenha, Leninha! Fiquei muito feliz por ter curtido a trama e essa narrativa doida. Bjoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não gostar?! Teve momentos que até imaginei você contando a história com seu sorrisão, se divertindo a beça. rsrsr
      Beijokas!

      Excluir
  2. Olá!
    Que premissa legal! E ainda por cima nacional!
    Colocando na lista aqui rsrs

    Bjinhos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo L&E, pode colocar na lista e leia, por favor.
      Bjs

      Excluir
  3. Ei Lena

    Bom saber que está legal, não lembro se tenho esse, mas fiquei com vontade de ler rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Leninha!
    Já li o livro e realmente fiquei encantada e ri muito, confesso.
    Acho que esse é o segredo da escrita da Vanessa, ela torna tudo mágico e hilário.
    “Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.” (Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me diverti muito Rudy, com a presença do narrador a leitura fica interativa. Gostei!
      Beijos.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!