Zac & Mia - A. J. Betts

A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso. No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela. Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.
Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?
Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.

Betts, A. J. Zac & Mia. Tradução: Sylvio Monteiro Deutsch. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 288p. Título original: Zac and Mia.  

Sabe aquelas histórias que quando você lê a sinopse já pensa: Mais um livro tipo “A Culpa é das Estrelas”. Então, você começa a leitura e percebe que a única semelhança que existe entre eles é que temos aqui dois adolescentes que estão doentes (ponto). Daí tudo segue um caminho que surpreende o leitor e o deixa refém da história.

Zac está com leucemia, acabou de passar por um transplante e aguarda a medula “colar”, enquanto isso, sua única alternativa é ficar dentro do quarto do hospital olhando em seu tablet estatísticas sobre o câncer; suas chances, quantas pessoas morrem a cada dia, a cada hora com a mesma doença que ele, qual a expectativa de vida de transplantados. Chega a ser meio mórbido isso, você não acha?! Mas Zac quer viver, quer sair daquele quarto mais que tudo na vida. Usa seu tempo envolvido em números enquanto a vida passa.

Mia é a garota que acaba de se internar no quarto ao lado ao de Zac. E Mia é pura emoção, revolta, inconformismo, fúria. Ela não entende porque está naquele quarto quando a vida, os amigos, o baile de formatura a aguardam lá fora, ela não entende o porquê de estar ali, o porquê de isso ter acontecido com ela.

Em comum eles têm apenas o câncer e a vontade de viver, cada um a seu modo.

Enquanto Zac quer voltar para casa, e compartilha sua história de superação com os amigos e parentes pelo seu Facebook, Mia foge da sua realidade. Ela continua sua vida — apesar de estar internada no hospital —, como se nada estivesse acontecendo, como se aqueles dias que está trancafiada em tratamento não altere em nada sua vida, e busca por festas, ansiando por usar seu belo vestido no baile da escola, com seu namorado.

Realidades iguais vistas com olhos e perspectivas bem diferentes. Enquanto Zac é estatisticamente realista, Mia é emoção e sentimentos conflitantes. Como duas pessoas tão distintas podem conviver?! Só lendo essa bela história de amizade, superação e sofrimento para entender.

Eu me apaixonei logo de cara por esse dois personagens. Entendi suas reações em relação à doença; entendi o conformismo, a esperança, a desesperança, a revolta, a dor, a angústia, e, por fim, entendi as reviravoltas que a vida dá.

Vi em Zac o amigo que todos querem ter num momento de dor, e vi em Mia todas as emoções que se sente quando não se aceita estar doente, ou condenado de certa maneira a aceitar uma doença.

Com certeza, esse não é mais um “romance” entre um casal que supera junto às adversidades, Zac & Mia é muito mais que isso. Até porque romance é o que menos tem nesse livro. Aqui você encontra conteúdo, numa escrita simples e com personagens passíveis de erros, e que são fáceis de encontrar por aí.

Adorei a forma como a autora escreve alternando partes do livro entre os pensamentos de Zac e Mia e, às vezes, de ambos, dá para entender melhor o que se passa dentro de cada um e o mundo que os cerca.

Com certeza, esse é um livro que superou minhas expectativas e que recomendo. Apesar de o tema ser um pouco forte e doído, em momento nenhum ele me deixou revoltada ou desesperada por um final surpreendente. E, diga-se de passagem: amei o final.

E apesar da capa não me chamar muito a atenção, e algumas pessoas me disseram que ela é feia, não achei que isso interfere em nada na leitura do livro. Palavras de uma apaixonada por belas capas e que muitas vezes compra o livro por causa delas, rsrsrs.

Leia, conheça Zac e Mia e se deixe encantar por esses personagens tão bons de conhecer.

6 comentários

  1. Oi Leninha, confesso que não me interessei tanto pelo livro quando ele foi lançado. Pelo visto me enganei. Personagens mais reais tornam a leitura ainda melhor e normalmente eu costumo gostar mais.Que bom que o livro te surpreendeu.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já consigo deduzir, pelo pouco que conheço do seu gosto, por seus comentários, que você vai gostar bastante de Zac & Mia.
      Leia e depois me conta!
      Bjs Rose

      Excluir
  2. Estou doida para lê-lo. Na verdade já iniciei mas, precisei fazer uma pausa pois, comecei a ler um de autor nacional, sem dúvida será minha próxima leitura e espero gostar tanto quanto você!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta logo para o livro mulher! rssrs
      Depois me conta o que achou, bjs.

      Excluir
  3. Leninha!
    Acredita que ainda não li A culpa é das estrelas?
    Ando evitando livros de sick lit para não me emocionar muito.
    Não li Zac e Mia e para falar a verdade, nem solicitei da editora, justamente por não querer me emocionar...
    Parece um ótimo livro.
    “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”(Érico Veríssimo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li A Culpa é das Estrelas, mas sei tudo que acontece pelas inúmeras resenhas e spoilers que vi pela net, então dá para deduzir.
      Você deveria ter solicitado, ia gostar de se emocionar, ainda mais que o final é...
      Você precisa ler, rsrsr
      Beijo Rudy!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!