Autor Talento Nacional: Luis Fernando Verissimo


Olá! Meu nome é Carissa Vieira, faço parte do blog/canal Sopa Primordial e estou super feliz de ter sido convidada pela Leninha para participar do aniversário do Sempre Romântica. E apesar o foco do blog serem livros mais românticos, a minha escolha de autor para falar hoje é de um brasileiro que não é famoso pelas suas histórias de amor.

Não lembro quando se deu o meu primeiro contato com o Luis Fernando Verissimo. Sei que foi na infância e lia muitas crônicas. Minha mãe e uma das minhas tias sempre leram bastante e sempre adoraram as crônicas dele, então foi um gosto familiar que passou para mim.

O autor, famoso pelos seus textos curtos, é filho do famoso Érico Verissimo, mas apesar disso criou uma carreira própria e as pessoas conseguem lembrar dele pelo seu próprio nome, não pelo do seu pai.

Apesar de ter conhecido o autor com suas crônicas, com o passar dos anos tive o prazer de descobrir que ele escreve outros gêneros, incluindo romances e novelas. E a experiência de ler um texto maior do meu autor brasileiro favorito foi simplesmente fantástica.

Gula – O clube dos anjos é uma novela que foi eleita pela Biblioteca de Nova York como um dos 25 melhores livros da literatura mundial. Eu acho mais do que merecido.
O livro conta a história de um grupo de amigos que forma um clube para degustar pratos da culinária universal feitos, a cada mês, por um dos integrantes. O clube funciona bem até a morte de um dos integrantes, o maior incentivador das reuniões. Um clima de tensão se instaura entre eles, mas ainda assim continuam fazendo as reuniões. Tudo muda quando Daniel – narrador da história -conhece um excelente cozinheiro que começa a preparar os pratos para as reuniões. A comida que ele prepara é incrível, e o curioso é que, o integrante do grupo que mais gosta do prato sempre morre no dia seguinte à reunião.

É uma leitura bastante fácil, em alguns momentos até previsível, mas é tão absurdamente fechada e inteligente que fica difícil não se encantar. O humor sarcástico e cheio de críticas sociais que é muito característico do autor não fica de fora. As situações, por mais absurdas, são engraçadas e permitem que o leitor tenha alguma reflexão.

O livro também traz uma influência clara de Shakespeare. Qualquer fã da obra do Bardo consegue perceber as referências. Durante boa parte de Gula vemos citações ao Rei Lear.

Pessoalmente não vejo como uma leitura que agrada a todos, mas se você curte humor inteligente e cheio de referências vai achar o livro interessante e se divertir com ele.

A edição da Objetiva é muito interessante. O tamanho do livro é bem menor que o padrão normal, o que acho super bonitinho, apesar de ruim para colocar na estante. A capa é bem artística, mas não é uma capa que me faria comprar o livro apenas por ela. Ainda assim, considero bastante pertinente com a trama do livro.
Sou suspeita para falar qualquer coisa sobre o autor e seus livros. Tenho uma relação muito pessoal com os livros do Luis Fernando. E quanto mais leio suas obras, mais fico apaixonada por tudo o que ele escreve.

8 comentários

  1. Gênio!
    Adoro as crônicas dele.
    Amei ver sua homenagem. Parabéns.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rízia. :)
      Amo muito o Veríssimo.
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, claro que já ouvi falar do autor! Já li algumas crônicas dele, mas faz tempo. Preciso redescobri-lo, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Verissimo, Luis Fernando Veríssimo. Está na plaqueta kkkk adoro Veríssimo. Comecei a ler na adolescência e tem uma lugar especial na lista de autores que adoro.

    ResponderExcluir
  4. Carissa!
    Bom vê-la por aqui também.
    Realmente Luiz Fernando Veríssimo tem uma pluralidade na escrita que encanta qualquer leitor.
    O livro deve ser uma delícia de leitura com comida, assassinatos e muita risada...
    “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”(Érico Veríssimo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Fiquei super feliz com o convite da Leninha.
      Adoro o Veríssimo.
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!