Autor Talento Nacional: Frederico Elboni

Fala galera, tudo bom com vocês? Eu sou o Junior do blog Ice Book Cream, e estou aqui hoje a convite da querida Leninha, para participar da festa de aniversário do blog Sempre Romântica. Primeiro gostaria de agradecer o convite e dizer que é um prazer participar desse momento especial. Como sugerido pela Leninha, vou falar sobre um autor nacional, que eu li e amo muito, o nome dele é Frederico Elboni. Vou contar sobre quem é esse autor, seu livro que eu mais gostei, pontos que fazem o livro ser tão bom pra mim, diagramação, capa, enfim... Então vamos lá.

Conhecendo o autor
Frederico Stewers Elboni, nascido em 1991, na cidade de São Paulo, já conquistou grandes feitos em sua breve vida. Dois anos após ingressar na faculdade de Publicidade e Propaganda, criou o blog “entenda os homens” – uma pagina de crônicas, contos e textos reflexivos sobre amor, cultura, entretenimento, entre muitos outros temas -, que já registra mais de 6 milhões de acessos mensais. Em 2011, foi autor-roteirista do programa Amor e sexo, da rede globo, e, em 2014 publicou o best-seller Um sorriso ou dois, dando inicio oficialmente, à vida de autor. Para Fred, a vida se faz alegre com Sushi e nhá-benta – não juntos, claro. Em suas horas vagas, gosta de tocar violão e viajar de vidros abertos – ou capota aberta, se o dinheiro permitir. Tem um medo inexplicável de palhaços e acha que a cozinha é o melhor cômodo da casa. Mas o que ele gosta mesmo é de viver cada dia como se o amanhã nem fosse uma possibilidade.

O primeiro livro do autor foi o Um sorriso ou dois – Para mulheres que querem mais, nele o autor apresenta uma série de textos que buscam falar de amor, e coisas que acontecem na vida de todos. Todo mundo já deve ter se apaixonado algum dia, alguns souberam aproveitar essa chance e se deram bem, outros apenas guardam a triste recordação de amar e não ser amado. E é o que mais acontece quando a gente resolve gostar de alguém, não é mesmo?

Fred de uma maneira simples e sutil passa esses “ensinamentos”, para nós leitores de forma que nos prende ao livro. Alguns desses textos fazem com que você leia e diga: “Ual, isso é verdade”. Eu costumo ler e pensar que “é um tapa na cara da sociedade”, costumo usar essa expressão para coisas que são fortes e reais, e que em determinado momento aconteceram nas nossas vidas, acho que é esse o ponto forte do autor, te mostrar através desses textos que certas coisas realmente acontecem nas nossas vidas.

O livro foi publicado pela editora Benvirá, no ano de 2014. A capa é muito bacana pois é tipo um mosaico de fotos do autor sorrindo (e sim, ele é bonito, e algumas mulheres piram por ele rsrs). O livro é dividido em três partes: Crônicas, contos e Vida a dois. Só que ele não segue uma ordem em si. Por exemplo, no sumario a primeira parte aparece como crônica, mas temos crônicas espalhadas durante todo o decorrer do livro, não se segue uma ordem de páginas. Temos ainda entre os textos, paginas pretas que contêm uma mensagem ou frase qualquer do autor, o que dá um aspecto bem bacana pro livro em si.

O que eu mais gosto do livro é que o autor escreve com uma certeza única, o que te dá à impressão de que tudo o que ele fala no livro, já aconteceu com ele. Acho que a forma sincera dele escrever, nos prende a leitura e a deixa prazerosa.

Um sorriso ou dois – Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos – e haja conflito! –, esse jovem autor se dirige a elas: “Mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas… Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um incessante e safado sorriso. Ou dois.” – Frederico Elboni. Abaixo temos um dos 82 textos escritos por Fred no livro Um sorriso ou dois.

Um dos textos presentes no livro:
UM SIMPLES GOSTAR
Hoje eu quero paz de espírito e um gostar simples. Daqueles rotineiros e apaziguadores, em que a gente possa se pacificar juntos – assim, bem cadente, bem gostoso, bem tranquilo… Não quero mais consternações, teorias ou joguinhos premeditados. Só quero sentar, admirar a paisagem e vagar entre os olhares tranquilos e certos de que, ali, existe alguém que talvez não seja a paixão mais louca do mundo, mas que entende a valia da palavra “sinceridade” e sua influência na felicidade alheia. Eu não falo de amores modernos e de sentimentos quase imensuráveis, mas de um gostar descomplicado, sereno, confiante, leve e brando. Daqueles que se gosta pelo que se é, não pelo que se tem ou o que se faz. Daqueles erguidos e mantidos pela franqueza. Daqueles que seguram as pontas quando necessário e transformam os nós em laços. Emoções são boas, loucuras também, mas, hoje, estendo meu direito de querer ser simples. Não quero muita coisa, não. Conforto no olhar e compreensão no sorriso já bastam. Só quero calmaria, trilhar um caminho fresco e sonhar enquanto passeamos nas veredas da vida. Talvez eu tenha cansado de conhecer e desconhecer pessoas. Talvez eu tenha cansado de ter que ficar redescobrindo a confiança naqueles que me circulam. Hoje só quero paz, tranquilidade e risos sinceros. Na verdade, quero tudo sincero, é só disso que preciso. Você e sua sinceridade. O resto, a gente decide amanhã no café da manhã.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da indicação de autor nacional, eu simplesmente amo esse autor, e espero que ele publique mais e mais obras. Obrigado Leninha pelo convite, mais uma vez <3
E para quem quiser acompanhar o blog do autor, clique AQUI.

2 comentários

  1. Júnior!
    Gostei sim da indicação.
    Já tinha lido a sinopse em outros blogs, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro.
    “Temos a arte para não morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, obrigado. Os livros do Fred são ótimos, leia que você não irá se arrepender. Beijos.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!