Surpreendente! - Maurício Gomyde

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Essa é minha primeira aventura no universo da escrita do autor Maurício Gomyde. O conheço de longa data e sei de sua longa trajetória como autor independente, que batalhou incansavelmente por um lugar ao sol. Merecidamente depois de lançar seu quinto livro pela Editora Novo Conceito, ele chega com seu lançamento Surpreendente! pela Editora Intrínseca.

Quem conhece a luta incansável dos nossos autores nacionais fica feliz que, de certa maneira, um grande talento foi reconhecido, e fortalece nossa torcida pelos tantos outros autores que galgam os degraus do reconhecimento. Minha torcida é forte e, claro, incansável na divulgação dos novos talentos

Mas vamos falar de Surpreendente!

Surpreendente! nos apresenta o protagonista Pedro, um jovem de 25 anos formado em Audiovisual e que sonha em produzir um filme na esperança de ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio do cinema brasileiro. Mas Pedro tem uma história de muita luta contra um mal que o espreita desde a sua infância: o medo de perder a visão por causa de uma doença degenerativa que o acometeu. Mas por sorte ou força do destino, a doença estacionou e, apesar de apenas restar 70% da sua visão central, ele vive intensamente, dando valor  a cada cor existente, a cada instante de sua vida, proporcionando atenção a todos com carinho e dedicação, através de algo que ele chama Cinema Felicidade.

Mas é claro que a vida não é escrita de maneira certinha e Pedro, de repente, se vê à frente de um novo desafio. Desafio esse que pode mudar tudo, que pode trazer para sua vida a tão temida escuridão.

Devo confessar que me surpreendi muito com essa história, que comparando ao tipo de leitura que estou acostumada a ler, começou de forma lenta, até um pouco morna, mas que, ao longo da narrativa me prendeu entre suas páginas de uma maneira que uma história boa deve fazer.

Maurício Gomyde é famoso por suas histórias complexas e interessantes, e que transformam seus leitores em fãs, e claro, ele acaba de levar mais uma para sua lista: Eu!

O livro fala sobre amizade, família, mas, acima de tudo, fala sobre a busca pela realização de sonhos, a busca por novas chances, e isso fica bem visível durante toda a narrativa, não só nas entrelinhas, como o leitor irá perceber. Pedro é um personagem cativante e que atrai para si amigos incríveis e únicos. Ele é uma pessoa de sorte! Será?!

Foi um prazer ler Surpreendente!, até porque nesse universo de tantas histórias e personagens  que nos são apresentados todos os dias, existem poucas que nos marcam e se tornam inesquecíveis. E vale frisar que toda a história descrita em Surpreendente! se tornou para mim, não só inesquecível, como bastante recomendável.

Palmas para o autor que além de nos brindar com uma história muito bem amarrada e bem escrita, com todas as pontas se encaixando perfeitamente, ainda nos presenteia com uma playlist musical apaixonante, e que vale a pena ouvir durante a narrativa; além de cenários paradisíacos e que poucos conhecem — felizmente e por sorte minha eu conheço Pirenópolis —, e que eu indicaria como “um lugar para se conhecer antes de morrer!

Fica, ao final da leitura, aquela vontade de assistir ao livro em forma de filme. A cabeça ferve de imagens e situações encantadoras e fortes, e deixam todo e qualquer leitor querendo ser um dos personagens da trama ou fazer parte da história de alguma maneira. Aconteceu comigo e tenho certeza, irá acontecer com você querido leitor.

Eu bem que queria falar mais sobre as emoções e sensações que senti durante a leitura, mas me faltam palavras. Então, fica a dica: leia, se deixe conduzir pela história, e claro, apaixone-se!

12 comentários

  1. Meu Deus, preciso urgentemente ler esse livro depois de ter lido essa resenha, é como se você transmitisse a emoção que foi a leitura do livro para quem está lendo a resenha. Parabéns Leninha. Lerei o livro assim que chegar 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras Junior.
      Depois quero saber sua opinião, vamos trocar figurinhas sobre Surpreendente!
      Beijokas

      Excluir
  2. Lindo livro, linda resenha e só sei de uma coisa, preciso ler urgente!!
    Pena que Mari ficou para fazer a resenha, mas depois pego com ela rs
    Com certeza vai Surpreender!!!
    beijos e parabéns.
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei Lena,

    Parece ótimo, estou curiosa para ler este, ainda não li nada do autor, estou super atrasada. E sempre vejo vários elogios por aí.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Nanda com a certeza de uma ótima leitura. Não sei dos outros porque ainda não li (mas pretendo), mas tenho boas referências sobre eles.
      Depois me conta!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Leninha, li dois livros do autor e gostei de ambos, por isso não me surpreendo com suas palavras, esperava isso mesmo do livro. Não vejo a hora de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rose. Depois da leitura volte para me contar o que você achou.
      Bjs

      Excluir
  5. Leninha!
    Sou super fã do Maurício e de sua trajetória de sucesso!
    Já li todos os livros anteriores dele e agora me falta ler esse e espero poder ler em breve.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inveja de você que já leu todos os livros, um dia ainda terei essa marca. Compre/ganhe/leia Surpreendente Rudy, vc vai amar.
      Bjs

      Excluir
  6. Oiii
    Esse foi o primeiro livro do Maurício Gomyde que eu li,e surpreendente! e um livro fantástico que tem a capacidade de te surpreender do inicio ao fim.
    Eu amei e com certeza vou ler os outros livros dele.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!