O Álbum - Timothy Lewis

Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

Lewis, Timothy. O Álbum. Tradução: Ana Paula Corradini. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 240p. Título original: Forever Friday. 

Quando vi alguns leitores comparando a escrita de Timothy Lewis com a de Nicholas Sparks, o livro subiu um patamar e foi para a leitura imediata. Claro que ser comparado a Sparks é mais do que um aval, porém descobrir que o autor tem seu toque pessoal e que mesmo lembrando o meu ídolo ele acaba superando-o em alguns pontos, é quase divino.

Mais um livro que entra para o rol dos meus queridinhos, temos aqui todo o encanto em uma narrativa singela, leve e envolvente. Uma história de amor que deixa o leitor ansioso pelo seu desfecho.

Aqui conhecemos Adam, um homem torturado pelo fim de seu casamento e que acredita ter sido sua culpa — ou pelo menos parte dela —, o término de um casamento que ele acreditava que seria para sempre. Sua profissão fazia com que ele destrinchasse os bens pessoais de pessoas que já morreram para escolher coisas úteis para venda. E na antiga casa do casal Gabe e Huck (Pearl) ele encontra escondido entre as estantes um álbum que seria jogado fora, e quando o abre verifica que não são fotos e sim cartões postais escritos ao longo de 60 anos.

Gabe e Huck são um casal apaixonante, eles encontraram a fórmula perfeita para um casamento duradouro, na verdade acho que eles são mais do que almas gêmeas, eles se entregaram ao amor de forma simples, aberta e fascinante. Não tem como não se deixar levar por essa linda história de amor cheia de sentimentos, e que fará com que muitos avaliem seus erros e acertos num relacionamento.

Em alguns momentos durante a leitura pensei em minha vida e, claro, em meu casamento. Em momentos no qual tomei atitudes erradas que culminaram em coisas ruins, e que me deixaram perdida. Sinto que apenas com uma conversa, um instante em que eu poderia ter exposto meus sentimentos, ter aberto meu coração, poderia ter mudado tudo. Esse livro tem o poder de fazer essa reflexão no leitor, nos faz analisar melhor nossos erros, porque Gabe e Huck acertam em quase todos os momentos, ou pelo menos tentam com mais afinco do que o normal.

Postais que nos contarão uma história de amor que ficará na memória por um bom tempo depois do término da leitura, mas o livro é muito mais do que a narrativa de uma história de um grande amor. Adam é um personagem que irá nos mostrar como crescer, como aprender com os erros e como descobrir que o futuro pode ser bem mais promissor do que se pode achar, mesmo que nos passe isso de forma sutil.

Timothy tem uma escrita suave, tem um quê de Nicholas Sparks sim, mas não nos seus finais, diga-se de passagem, mas sim na delicadeza, na forma de descrever seus personagens, e na maneira que eleva o potencial de cada um deles. São 240 páginas para se deliciar com uma narrativa envolvente, singela e que é difícil esquecer, porque cada página está carregada de sentimentos únicos que vão desde o amor, até a dor da perda e a superação de grandes fracassos.

Eu queria mais história, queria mais detalhes, mais postais e muito mais páginas. Gostei de tudo, o livro me encantou e vai deixar saudades. Timothy Lewis acaba de entrar na minha lista de autores queridinhos. Quero mais!

10 comentários

  1. Lena, que resenha linda! Deu para perceber o quanto você curtiu a história e se envolveu com ela.

    Conheço seu gosto literário e pelo visto a escrita desse autor é seu número.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju. Deu para perceber que eu amei né?! Sou transparente quando gosto de uma história, rsrrs

      Meu número, gênero e grau, rsrrs
      Bjs

      Excluir
  2. Ai Leninha!
    Histórias de amor que dão certo sempre me fazem suspirar...
    Viver 60 anos de relação é uma meta ambiciosa e o livro deve trazer tantos ensinamentos.
    Quem dera pudéssemos rever algumas atitudes e voltar atrás, concorda? Viver uma relação é abrir mão de tantas coisas, tem muito diálogo e acima de tudo, muito amor e paixão.
    Infelizmente não recebi esse livro da NC porque gostaria demais de poder apreciar toda essa história de amor...
    “A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é quase um manual de boas dicas de como seguir seus instintos e claro, o coração.
      Poxa amiga, compra ele para vc ler então, vc vai amar!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Leninha,
    Eu gosto muito de historia assim, que nos fazem refletir e mostra que com uma boa conversa e respeito de todas as partes envolvidas um relacionamento pode durar anos, com amor e carinho.
    O que mais me chamou atenção no livro é que ele foi contado a partir de cartas e o ponto de vista de uma pessoas de fora.
    Le Pimenta, Beijos - Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um relacionamento demanda tempo, dedicação, doação, mas acima de tudo respeito. Nesse livro você vai perceber que tudo isso usado na medida certa torna o convívio duradouro e inesquecível.
      Beijokas Le!

      Excluir
  4. Oi Leninha, não tinha me interessado pelo livro, e nem sabia desta comparação com tio Nick. Agora que terminei de ler sua resenha já fiquei com vontade de ler também e conhecer este autor que te conquistou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leninha, já tinha visto a sinopse do livro no site da editora e me conquistou logo de cara. Imagino que pela resenha super apaixonada que você escreveu esse livro seja bom, bom não, ótimo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha humilde opinião o livro é ótimo sim, mas quero saber da sua. Depois me conta tá?!
      Bjs Leila.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!