A Lista - Cecelia Ahern

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
Cecelia, Ahern. A Lista. Tradução: Amanda Moura. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 384p. Título original: One hundred names. 

Acho que essa história pode ser resumida em apenas uma frase: “Cada pessoa tem uma história para contar!”. Seja ela triste, alegre, simples ou monótona, cada pessoa é única e tem alguma coisa pelo qual passou na vida que vale a pena ser contada.

Essa não foi minha primeira experiência com a autora e mesmo só tendo lido alguns poucos livros dela tenho certeza de que vale realmente a pena conhecer suas histórias. Em “P.S.: Eu te amo” temos o romance, e o drama de um amor perdido como foco principal, já em “A Lista” o foco e o que deslancha a narrativa são as pessoas comuns e suas histórias.

Imagine uma lista com 100 nomes e uma repórter que acaba de cometer um erro imperdoável em sua carreira para decifrá-la?! São 100 histórias que deveriam ter algo em comum, e cabe a Kitty tentar descobrir num prazo de duas semanas o que os une... Missão impossível.

Então o que falar dessa história? Que ela deixa o leitor em total expectativa para desvendar junto a Kitty o que essas pessoas têm em comum? O que elas têm de importante para que seus nomes estejam naquela lista? O que a autora quer nos mostrar? E que lição tiramos ao término da leitura?

Só posso afirmar que A Lista foi uma grata surpresa, que me fez pensar, repensar em tudo que já passei em minha vida, em como posso ter tido uma vida simples, porém, importante ao mesmo tempo, que um dia posso fazer falta para algumas pessoas ou que minha ausência não faça diferença para outros... O livro é uma lição das mais simples e que vale a pena descobrir.

A Lista é uma história emocionante que traz uma mensagem inspiradora. Senti-me refém de suas páginas, assim como me emocionei com cada nova história que me era apresentada. Apeguei-me aos personagens e com eles eu ri, chorei, me emocionei, entre outras emoções e sentimentos que se fizeram presentes durante toda a narrativa. Cecelia Ahern tem o dom da escrita e consegue transformar pessoas simples em personagens inesquecíveis.

Um livro que nos faz dar valor às pequenas coisas, em cada etapa da nossa vida, em cada erro e acerto que já cometemos, nos faz refletir e pensar na importância que temos nesse universo de pessoas insubstituíveis.

Então para finalizar essa resenha quero dizer que foi fácil amar essa história. Foi um grato prazer conhecer cada personagem, seus defeitos, as lições que eles deixaram; suas falhas e suas qualidades. Esse com certeza é um livro que eu indicaria sem pensar duas vezes para qualquer amigo, conhecido ou transeunte em busca de um livro em uma livraria. Depois de A Lista ficou em mim a vontade de pegar todos os outros livros de Cecelia Ahern ainda não lido em minha estante e passar na frente dos outros, com certeza cada um deles tem uma mensagem diferente a passar e quero conhecer todas!
Recomendo a leitura!

14 comentários

  1. Oi Leninha!
    também li esse livro, e até postei resenha, e assim como você amei o livro! O achei muito tocante, em vários sentidos. Realmente a Cecelia é excelente!
    Bjus
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler sua resenha Fabi.
      Com certeza essa autora sabe o que faz.
      Beijos

      Excluir
  2. Nao cheguei a ler o livro(ainda), porém PS eu te amo é um dos meus filmes favorito! Fico feliz que a autora está lançando mais livros <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E são vários livros dessa autora que circula por aí Nat, vale a pena conferir.
      Bjs

      Excluir
  3. Ei Lena

    Esse livro é muito amor, gostei demais. A história começa meio devagar, mas depois se revela um livro maravilhoso. Eu já li todos dela q lançaram aqui, não são todos q gosto tanto. Os que puxam pro sobrenatural costumo não gostar rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li três se não me engano, mas tenho todos aqui na estante me esperando.
      Bom que você gostou, fico aguardando sua resenha para poder comentar lá no Viagem.
      Bjs

      Excluir
  4. Leninha!
    Li também A Lista e fui totalmente envolvida por todo enredo e pela busca das pessoas pela protagonista, culminando no encontro do que é realmente importante.... bom demais!
    Semaninha de luz e paz!
    “Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desfecho do livro é realmente emocionante, vale cada página lida.
      Semana abençoada para você também Rudy!
      Bjs

      Excluir
  5. Lena, dessa autora só li um livro e como você sabe, drama não é exatamente minha leitura favorita, acabo fugindo se tiver oportunidade. rs

    Sua resenha mostra o quanto você se ligou aos personagens.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa história nem é tão drama assim Ju, se eu fosse você daria uma chance.
      Depois me diga...
      Bjs

      Excluir
  6. Ainda não li nenhum livro da Cecelia, e geralmente não leio livros onde a história não mantém o foco em um romance - sou uma completa romântica rsrs - mas sempre abro uma exceção para aqueles livros que chamam minha atenção, então, decido correr o risco, e na maioria das vezes não me decepciono. Acredito que A Lista vale esse risco: é na simplicidade de uma história que encontramos belas mensagens, com seus personagens comuns com muitas histórias pra contar; dessas histórias aprendemos com seus erros, com seus acertos... Fiquei muito curiosa em conhecer a escrita da Cecelia, não é todos os autores que conseguem criar um história com pessoas simples e transformá-los em personagens marcantes.
    Acredito que seria mais fácil de acontecer eu ler A Lista do que PS: Eu te amo, pois evito ao máximo ler histórias dramáticas por ser muito emotiva rsrs.
    Obrigada pela indicação, Leninha.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você começa bem lendo A Lista, depois vai querer ler todos os livros da autora.
      Beijos Any!

      Excluir
  7. Oi Leninha, já conheço a escrita da Cecelia pois já li O presente, que foi escrito por ela e apesar do mesmo não ser um dos meus favoritos, eu gostei de ler o livro, principalmente por ele nos fazer refletir. A história tinha personagens simples e nada muito de mirabolantes (apesar de ter um toque meio que sobrenatural), acho que essa simplicidade é visto em A Lista, não é isso?
    Pelo que entendi a autora quer mostrar, através das várias histórias, que cada uma é especial por mais simples que sejam. Acho isso maravilhoso e conhecendo a autora sei que ela deve nos brindar com histórias que apesar de serem comuns nos fazem ficar pensando e pensando. Além disso tudo, acho que deve ser interessante ver como a Kitty vai interligando as pessoas dessa lista num prazo tão curto de tempo, duas semanas é muito pouco... Fico pensando no desfecho desse livro. kkk

    P.S. Mais um para minha LISTA de futuras leituras, essa é que é a verdade...kkkkk

    bju Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você entendeu a pegada da história Nathalia. Leia, você vai gostar.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!