Lobo Mau - Nele Neuhaus, por Sueli

Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, os detetives do best-seller Branca de Neve Tem que Morrer, agora trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem.
Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível. A ligação entre os crimes é uma rede de violência e corrupção que atinge a elite da sociedade alemã e o próprio departamento de Pia. Mas talvez seja tarde demais para ela e Oliver descobrirem quem é o lobo mau.

Nada, absolutamente nada poderia me preparar para o impacto que foi ler “Lobo Mau”!
Adoro policiais, afinal cresci lendo os livros de Agatha Christie enquanto minhas amigas liam fotonovelas. E, como de repente todos os romances me pareceram iguais, resolvi que por algum tempo eu voltaria o meu interesse literário para outros gêneros, mas com a esperança que um dia eu consiga voltar para os meus amados contos de fadas para adultos carentes!

Tomada a decisão escolhi os livros da Nele Neuhaus já que fui fisgada pelos títulos que não combinam em nada com o gênero policial. Afinal com esses títulos eu imaginava que seriam livros de suspense leve e ligeiro, algo entre Andrea Camilleri – meu adorado – e, a própria Agatha Christie. Claro que eu não poderia estar mais longe da verdade! Caí na armadilha perfeita dessa escritora tão genial quanto cruel e que não tem o menor escrúpulo em mortificar seus leitores.

Veja bem, a relação autor/leitor é construída das mais diferentes formas. Enquanto, um escritor passa a ser endeusado por alguns, pode ser desprezado por outros, e tentar entender esse fenômeno é pura perda tempo, pois tudo vai depender do momento vivido por cada leitor e da forma como as palavras, cuidadosamente ou não, construídas por essas pessoas que se entregam a esse belíssimo ofício, caem na imaginação do leitor como se fossem pequenas sementes que germinarão e construirão os cenários onde podemos desfrutar de momentos de variados graus de sentimentos e intensidade.

Nele Neuhaus não nos leva para cenários abstratos ou sedutores, muito longe disto. Neuhaus nos mostra a realidade nua e crua, com seres humanos em seus piores momentos...

Em “Branca de Neve Tem Que Morrer” acompanhamos os terrores causados pela inveja e a hipocrisia, mas em “Lobo Mau” temos seres humanos absolutamente abjetos em suas trajetórias obsessivas e pervertidas.

Não sou resenhista, eu com os meus comentários quero apenas transmitir a sensação que a leitura me trouxe, e “Lobo Mau” apesar de estupendo e impactante foi um dos livros mais cruéis que já li.

Estupendo e bem construído porque é impossível abandoná-lo. Neuhaus escreve seus romances com cenas curtas e fragmentadas, aonde a ação vem em pequenas doses, e a princípio sou lançada em um vórtice de acontecimentos ininteligíveis e até onde posso imaginar, independentes. Mas, é claro que não são, e é aí que está a cilada, o truque de Nele Neuhaus.

E, eu sou atraída para esse imenso quebra-cabeça, onde a violência jorra em doses elevadas fazendo com que eu me sinta constantemente ameaçada, sem que haja nenhum ponto de retorno ou chance de que eu possa abandonar esta história, mesmo que me sinta trêmula e a beira das lágrimas a cada capítulo...
Começar a ler um livro de Nele Neuhaus é uma viagem de terror absoluto e sem retorno.

Sou uma leitora independente, não crio vínculos com o autor, mas com a sua obra. E, por este motivo procuro ler tudo que ele tenha escrito.

Eu corro atrás, compro seus livros, coleciono suas séries, pois sei que se ele me emocionou em algum momento, confio que voltará a fazê-lo outras vezes. Ppor isso nem dou bola para o caso de não gostar de algo escrito por este mesmo autor - o que nem de longe se aplica a Nele Neuhaus. Eu apenas espero o próximo livro e, sem dúvida nenhuma, estarei esperando ansiosamente pelo próximo lançamento da série Bodenstein & Kirchhoff, que vem sendo absurdamente desmembrada pela Editora Jangada.

E, como Lobo Mau é o sexto volume da série conclui-se que mesmo com o sucesso de “Branca de Neve Tem Que Morrer” a Editora Jangada teve a cara de pau de pular o livro entre os dois lançamentos nacionais.

Observação: Não sei se pelo fato de ter lido “Branca de Neve Tem Que Morrer” confesso que em “Lobo Mau” não senti tanto a falta dos volumes anteriores. Embora eu acredite que é um ato de extrema crueldade intelectual a não publicação da série na sua integralidade!
05 estrelas

Sueli Jansen é professora aposentada, casada há mais tempo que consegue lembrar e, hoje vive no interior do estado do Rio de Janeiro, com sua família, seus livros, suas árvores e seus animais.
Você a encontra no Skoob clicando AQUI.



18 comentários

  1. Que comentário Sueli!
    Gostei tanto que até anotei os dois livros, mesmo sabendo que o Lobo Mau é o sexto volume. Infelizmente essa situação de algumas editoras desrespeitarem os leitores brasileiros, não publicando as séries completas está ficando chata. Eu sou uma dessas leitoras que sofrem com isso por que fica esperando ansiosamente as publicações brasileiras das série que sigo. Eu não importo que demore muito , mas que publique ela completa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Kênia, eu já perdi a esperança de completar a leitura da série Mortal, da Nora Roberts.... Triste demais!
      Contudo, o desrespeito com o leitor no caso específico da série da Nele Neuhaus é espantoso! Principalmente por causa da qualidade dos livros.
      Agora, só nos resta esperar.
      Obrigada pelo comentário, querida.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Sueli
    Eu li este livro e amei. Confesso que também nao estava tão preparada e não imaginava que ia ser tao impactante.
    Eu não li Branca de Neve tem que morrer e ler Lobo mau não me atrapalhou em nada, mas assim como você também acho que deviam ter publicado na sequência. Mas vezes há algum motivo né...sei lá!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer em ter você por aqui, Letícia. Pois é, vai saber o motivo da Editora Jangada, não é mesmo?
      Mas, como você leu "Lobo Mau" e sabe da qualidade do texto da Nele Neuhaus fica bem difícil para nós, os leitores, aceitarmos uma medida tão radical como esta da editora Jangada.
      Eu gostaria muito de ler o restante da série, mas acho que não vai dar...
      Obrigada por deixar o seu recado. Volte sempre.
      Bjs

      Excluir
  3. Desde que eu vi Lobo Mau e Branca de Neve na Saravaiva fiquei com muita vontade de ler mas o preço proibitivo e o fato de fazerem parte de uma série fora de ordem me repeliram. Eu amo romances policiais mas acho um absurdo esse desrespeito das editoras. Até quando, eu me pergunto.
    bjs

    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Thaís, eu penso que é apenas mais uma demonstração de como o povo brasileiro é tratado de maneira geral.
      Talvez, a editora não possa bancar com a edição de toda a série, e apesar de eu ter reclamado muito em nenhum momento me arrependi de ter lido os dois volumes publicados, pois eles estão muito acima das maioria dos policiais que estão circulando por aí.
      Se eu fosse você, esperava o preço baixar e caía de boca. Principalmente, se você gostar de um bom suspense.
      Obrigada pela visita,
      Bjks

      Excluir
  4. O título realmente engana, quem ver nem imagina que por trás há uma história policial tão impactante.
    Fiquei curiosa pra saber a teia que liga todos esses crimes! A narrativa de Nele parece sem igual... Lobo Mau é uma história intensa de fortes emoções que me faz acreditar que não teria coragem para ler, pois, se ele mexeu com suas emoções dessa forma, imagine como eu ficaria no final da narrativa, eu, uma pessoa tão impressionável rsrs.
    Mas seus comentários são tão cativantes, tão apaixonantes, que dá uma vontade tão grande de ler! Espero que publicam todos os livros dá série, quem sabe eu não leia algum dia!
    Bjos, e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Any.
      Sim, a narrativa de Nele Neuhaus é vigorosa e muito impactante. Apesar de ter sofrido horrores, não me arrependi de ter lido Lobo Mau, pois ele retrata a realidade que existe e não percebemos ou fingimos não ver.
      Faça isso! Leia quando puder e volte quando quiser,ok?
      Obrigada pelo comentário,
      Bjks

      Excluir
  5. Olá Sueli!!
    Nem vou falar muito por que já te passei minhas impressões sobre Branca de Neve Tem que Morrer e estou só dando uma respirada pra iniciar Lobo Mau.Você mais que ninguém sabe que amo esse tipo de leitura e quanto mais cruel e sangrento mais eu gosto heheheheehh..
    Você me deixou ainda mais com vontade de ler depois dessa resenha maravilhosa..e isso por que não é resenhista né..ehheeh
    E vamos torcer pra essa editora ou alguma outra dar seguimento a série já que são policiais de primeira..como te falei nesse tipo de literatura os alemães e os dinamarqueses estão dando um show de bola,que venham mais livro dessa turma por aqui,afinal publicam tanta porcaria,por que não investir em algo tão interessante?
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, João, você como fã absoluto do Tio King vai tirar Lobo Mau de letra! rsrsrsrs
      E, eu estou louca para você ler e comentar Lobo Mau comigo, pois todos aqueles a quem eu indiquei o livro fugiram apavorados! rsrsrsr
      Na verdade, meu marido leu, mas meu marido lê e deleta os livros imediatamente do cérebro. Um fenômeno que nunca entendi, especialmente em se tratando de Lobo Mau, que foi um livro que demorei dias e dias para digerir!
      Vou esperar para conversarmos sobre ele, João!
      Obrigada pelo cometário, você é sempre Top!
      Bjks para você e para o Enzo!

      Excluir
  6. Sueli!
    Confesso que não sei o que as editoras tem na cabeça que não lançam todos os livros de uma série e em sequência...
    Bem, você até pode não ser resenhista, entretanto, considero suas análises perfeitas, porque demonstram a sensação que o livro transmite. E se isso não é resenhar, nem sei mais o que é...
    Não li ainda nenhum livro da autora, porém confesso que sua resenha chamou minha atenção e quero cnhecê-la.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, resenhas têm características bem diversas dos meus comentários, mas muito me alegra que você aprecie o que eu tento transmitir sobre os livros que leio.
      Quanto aos livros da Nele Neuhaus é imperdoável que nós, leitores apaixonados, sejamos privados dessa série completa. Imagino que em breve algum canal europeu vai produzir mais um daqueles seriados incríveis e fazer a minha alegria.
      Comece por Branca de Neve Tem que Morrer caso você resolva conhecer essa autora vigorosa e muito inteligente, e não se preocupe com os nomes dos personagens - que são inúmeros, logo, logo você estará familiarizada com todos!
      Obrigada por seu comentário,
      Cheiros! Cheiros!

      Excluir
  7. Nunca tinha ouvido falar dessa série até vir ao blog e ver a resenha. Fiquei com muita vontade mas gente, sexto livro? que sacanagem, cadê o resto? Queria saber mesmo por que não publicam as histórias na ordem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Leila! Como pode uma coisa dessas, não é mesmo?
      E, como uma escritora tão bacana não tem seus livros promovidos de forma adequada?
      Coisas do mercado editorial brasileiro...
      Obrigada por seu comentário, uma ótima semana para você.
      Bjks

      Excluir
    2. Oi Sueli, vim aqui dizer que Lobo Mau é a minha mais nova aquisição! Estava perambulando na livraria cultura em Recife e dei de cara com ele. Lembrei logo da sua resenha. Não posso ler agora mas quando eu fizer deixo um post aqui comentando sobre a experiência. Bjs

      Excluir
  8. Pelo que vejo, cair na armadilha da autora foi uma das melhores coisas pra você, afinal, pode descobrir uma obra que além de trazer elementos que vem lhe agradando no gênero, trouxe um enredo surpreendente. Muito mais do que o titulo pode expressar.

    Acho que no fim, apesar da realidade nua e crua do livro, o saldo foi positivo. Afinal, foi impossivel largar o livro até o seu derradeiro final, né isso? E sim, é uma pena que a editora não tenha lançado todos os livros da série. É nessas horas que me pego querendo saber ler o original... :(

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, que descortesia a minha, demorar tanto tempo para respondê-la. Sinto muito!
      Porém, eu vim para dizer que você está certíssima! Algumas vezes eu fico entediada com os livros demasiadamente melosos, então procuro uma leitura "punk".
      Mas, confesso que o gênero tem efeitos reversos, e aí eu volto rapidamente para os históricos! rsrsrsr
      No caso de Lobo Mau, a coisa é pesada mesmo. Um assunto terrível. Uma chaga humana sem precedentes, e que não vejo como ser extirpada tão cedo...
      Se puder leia, mesmo que seja doído, leia. Sempre vale a pena, não é mesmo?
      Obrigada pelo comentário, e desculpe essa senhora idosa, ok?
      Bjks

      Excluir
    2. Sem problemas Sueli. Pode deixar que a dica tá anotada.

      Beijo flor!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!