Minha Mãe é uma Peça - Paulo Gustavo

'Minha mãe é uma peça', agora em livro e com histórias inéditas de Dona Hermínia. Essas crianças ainda matam Dona Hermínia de tanta preocupação. Após berrar com os filhos no teatro, no cinema e na TV, ela agora narra as desventuras com a família em livro. Marcelina, que está “imensa de gorda”, e Juliano, que em vez de trabalhar prefere decorar as coreografias daquela “cantora negona linda, a Cebion”, não são os únicos que escutam poucas e boas. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”.
Em sua estreia na literatura, Dona Hermínia — ou melhor, Paulo Gustavo, seu criador — fala sobre sexo, dietas e religião, dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”, mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex.

Não posso começar essa resenha sem dizer que, durante todo o tempo que tive o livro nas mãos, eu me diverti muito! Já conhecia Dona Hermínia do filme com o mesmo nome “Minha mãe é uma peça”. Porém, antes de assisti-lo, eu tinha um pouco de reservas, não achava que iria gostar — ledo engano —, eu adorei. E confesso que me identifiquei com muita coisa que essa mãe “desequilibrada” fala e faz.

Outra coisa que tenho que dizer é que é impossível, durante toda a leitura, não ouvir a voz estridente e super cheia de entonações da Dona Hermínia do filme. Palavras como “Palhaçada”, “Tá entendendo” e “complicado” estão lá, fortes e constantes, o que torna a leitura enfática, tal qual a personagem.

Eu, particularmente, adoro esse estilo de leitura. Ela nada mais é do que uma conversa franca entre uma mãe cheia de problemas com a casa, filhos, ex-marido, e o leitor atento a descobrir como ela ainda não surtou. Na verdade, ela já é surtada. [risos]

O livro é super atual e com assuntos polêmicos. Temas abordados e bem destrinchados de forma a expor a visão de uma mãe que precisa seriamente de ajuda — psiquiátrica talvez —, ou não.

Hilário! Paulo Gustavo se supera no humor, recomendo que o leitor se aventure na leitura, mas antes assista ao filme para conhecer mais sobre essa família e suas peculiaridades. Depois disso é só diversão.

O livro é dividido em capítulos com temas específicos. Se prepare para um guia completo de como criar os filhos, dicas “perfeitas” de uma pessoa que criou filhos tão perfeitos quanto [risos]. Dona Hermínia é muito modesta, deve-se dar crédito para uma mulher separada, que vive uma relação com o ex-marido totalmente controlada e sem percalços [risos]; que sabe regular a dieta da filha e os relacionamentos do filho; que tem uma empregada super discreta e vizinhos que todos desejam ter [risos]. Se prepare para muita diversão.

Uma narrativa super fluida, fácil e que prende, difícil é largar depois de começada a leitura. Eu amei!

4 comentários

  1. Lena, eu me diverti muito vendo o filme! Sua resenha me fez ter vontade de ler o livro e conhecer mais detalhes dessa mãe nada convencional.

    Na verdade ela me lembra bastante minha própria mãe. rs

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler Ju, com certeza essa Dona Hermínia tem um pouco de cada mãe do mundo nela, de mim tem muito, rsrsrs
      Beijokas!

      Excluir
  2. Leninha!
    Nossa! Ando precisando de um livro assim, hilário e divertido para me distrair.
    Assisti o filme também e me acabei, o Paulo Gustavo é bem criativo e muito, muito engraçado.
    Bom poder terminar uma leitura com riso no rosto e com felicidade no coração.
    Boa Semana!
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” (Carlos Drummond de Andrade)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara tem talento e o dom de fazer rir sem forçar a barra.
      Adorei o livro/filme e recomendo.
      Bjs Rudy.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!