Mariposa - Patrícia Baikal

Mariposa - Asas que mudaram a direção do vento. Um jogo de poder, política e corrupção se cruza com uma história de amor. Um jovem senador, Nicolas, se vê rodeado de grandes mistérios a partir do momento em que uma estranha mulher invade sua casa e lhe dá pistas para incriminar seu rival político.
Enquanto se envolve de uma forma apaixonante com esta mulher, de codinome Mariposa, Nicolas tenta desvendar os segredos de uma organização invisível aos olhos da sociedade, mas com grande poder de influência na política do país.

Recebi esse livro de presente diretamente das mãos da autora Patrícia Baikal com o intuito de ler e resenhar aqui no Sempre Romântica. Quero frisar que durante o desenrolar da trama tive a certeza absoluta de que não poderia ter hora mais propícia para a leitura de Mariposa – Asas que mudaram a direção do vento.

Apesar de o livro ser datado em 2020, a história condiz perfeitamente com nosso momento político atual. Esse mesmo que vemos aí, cheio de personagens que traem a confiança do povo que os elegeu, políticos corruptos, roubos, desvios de verbas; e submergindo entre eles, personagens que lutam bravamente — mesmo que de certa maneira sozinhos —, por um Brasil melhor, com mais oportunidades e justo.

Dentro desse cenário temos um mistério que chama o leitor para que se leia cada página mais e mais rápido. E, claro, a autora não poderia deixar de fora um envolvimento emocional, um romance — mesmo que esse não seja o foco principal da narrativa — que surge de forma sutil, entre protagonistas que se descobrem de maneira rápida e pragmática.

Apesar de esse não ser o meu tipo de leitura habitual, me surpreendi curtindo cada nova descoberta feita ao longo da narrativa, e deixei de lado todo e qualquer preconceito que poderia existir, curtindo bastante toda a história.

Conheceremos Nicolas, um senador que luta pelos direitos do povo, que leva a sério seu papel diante da sociedade que o elegeu para que se faça justiça acima de tudo. Em suas sondagens dentro do Senado Federal acaba descobrindo um enorme foco de corrupção e decide, então, focar aí suas investigações e metas. Mas, quando se mexe em casa de vespeiro, a coisa não fica por isso mesmo, e os investigados não deixam barato e farão de tudo para calar sua voz. Então, eis que surge no meio da noite, envolta em sombras, uma mulher com um olhar hipnotizante, usando uma máscara e cheia de mistério. Ela se denomina Mariposa, e mesmo cercada de um véu de desconfiança acaba salvando a vida de Nicolas. Começa aí, então, o desenrolar ou enrolar de situações que podem culminar em algo além de suas forças.

Uma história inspiradora que dá ao leitor uma visão da realidade política. Lendo, conseguimos imaginar um mundo que, apesar de alguns maus protagonistas, pode vir a melhorar. Em sua luta incansável por justiça, e para que se apure e puna os culpados, Nicolas se envolve em algo grande e vai enredando o leitor de maneira que fica difícil largar o livro.

Gostei muito da leitura e cheguei a desejar que nossa política, tão desanimadora atualmente, mude um dia. Ficou em mim um fio de esperança de que nossa realidade se transforme, que haja justiça, que se puna culpados, e que um dia tenhamos um Brasil melhor, sem corrupção, sem roubalheira e com igualdade para todos.

Mais uma vez, um autor nacional desponta em minha lista de preferências, e apesar de sentir que, em algumas partes da narrativa a autora deveria ter se aprofundado e criado mais desenvolvimento nos diálogos, mesmo assim acredito que a leitura faça jus à minha recomendação. Então... recomendo!

Ah, uma dúvida nasceu em mim ao ler o final da história: será que teremos mais um livro com Nicolas e Mariposa?!

5 comentários

  1. Olá!

    Que honra receber o livro assim, da mão da autora. Achei essa capa tão linda, uma beleza melancólica, sei lá. Pelo visto a estória traz algumas polêmicas, em?!

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o livro foi ambientado em 2020 e já há muitos anos está é a nossa realidade... Seria utopia dizer que daqui a 5 anos as coisas podem estar diferentes, mas não custa imaginar não é.
    Então temos aqui não apenas um romance, mas umromance inteligente, com conteúdo de verdade. Nossa, deve mesmo ser uma história incrível!!

    Beijão amiga, bela resenha.

    Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não gostar muito de histórias protagonizadas por políticos, esta me pareceu bem interessante. E atual. Me chamou bastante a atenção. Eu apenas não gostei da capa. Como arte, é bem interessante, mas parece mais capa de livro de filosofia. Sei lá, mas acredito que repele o público leitor de romances/drama (ou qualquer outro gênero ficcional).
    bjs!
    Thaís

    ResponderExcluir
  4. Oi gente! Que legal ver pessoas interessadas por "Mariposa"!
    A resenha da Leninha foi muito fiel ao livro, e o mais interessante é que ela conseguiu extrair justamente o que eu pretendia ao escrevê-lo: transmitir a esperança de que nossa realidade se transforme.
    Obrigada mais uma vez ao blog Sempre Romântica pelo apoio e carinhol!

    Beijos e abraços,

    Patrícia Baikal



    ResponderExcluir
  5. Leninha!
    Gosto muito de política, embora esteja totalmente e arrasadoramente decepcionada com nosso atual Estado político...
    Ganhei esse livro aqui mesmo e agora estou ainda mais animada pela leitura. Gosto de livros futuristas e a Mariposa me deixou bem curiosa: quem será ela? Como entrou na vida de Nicolas? Qual o papel de Nicolas para melhoria da política?
    Vou é passar na frente da pilha dos que tenho aqui para poder ler, porque tenho lido uns livros que nem valeram tanto a pena.
    Muita luz e paz! E um final de semana esplendoroso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!