Cinco Anos - Cristiane Broca

Ângela Barros é uma jovem jornalista de vinte e um anos. Com um pai doente, endividada e lutando por um emprego que está lhe escapando pelas mãos, vê seu destino mudar após conhecer o também jornalista Marcos Andrade, que lhe faz a pergunta chave: Onde você se imagina daqui a cinco anos?
A partir de então se inicia uma jornada na vida desta jovem batalhadora que, olhando para si mesma, decide marcar o tempo e assumir as rédeas da própria vida. Entre erros e acertos, vitórias e derrotas, ela irá descobrir que tudo tem a hora certa de acontecer, e que somente um amor guiado pelo destino será capaz de libertar seu coração das barreiras que o cercam.

Adoro histórias que me fazem suspirar, e Cinco Anos foi um livro que fez isso comigo, não só suspirar como também me emocionar, chorar, me irritar e me apaixonar. Cada vez mais eu sinto o dom dos autores nacionais, gente como somos bons! Como o autor nacional tem talento, sabem escrever, impressionar e trazer um turbilhão de emoções e sensações.

Sabe aquelas histórias que te pegam e deixam com aquele gostinho de quero mais?! Pois é! Nesse enredo você vai encontrar tudo: Romance, drama, traumas do passado, alguns vilões que passam pela vida de muitas pessoas, um amor filial tocante e muitos sentimentos contraditórios.

Cristiane Broca foi uma revelação para mim, ela consegue escrever com a doçura de quem já amou e ama muito e sabe como enfrentar as adversidades, coloca sentimentos palpáveis no papel, faz o leitor se envolver, torcer, ter vontade de dar uns tapas em alguns personagens em certos momentos e beijos em outros.

Falando da trama em si só posso falar que amei. Em alguns momentos tive que segurar o choro — mentira, não deu para segurar —, pegar um copo com água para engolir o nó na garganta e não descer do salto perdendo toda a minha compostura.  Todas as amarras do enredo com dramas e conflitos foram muito bem elaboradas, vale a pena conhecer os protagonistas, todos têm um charme único, e uma inocência latente. 

Ângela é uma protagonista que faz o leitor se apaixonar, ela tem tanto sentimento guardado dentro de si, tem tanto para dar que é difícil não se envolver em sua vida, seu grande amor pela família, principalmente pelo pai é de cortar o coração. Ela é capaz de tudo, até mesmo de adiar seus sonhos, para vê-lo feliz.

Marcos é o macho alfa preferido de toda mulher. Confiante, transbordando testosterona e vigor faz qualquer dama se apaixonar. Ele só tem um defeito, que pode ser o pior de todos num homem, não se deixa envolver, leva a vida e os relacionamentos como uma grande brincadeira, sem levar nada nem ninguém a sério.

Dois personagens que se completam desde a primeira página, mas que transitam em cinco anos de desencontros e muitas reviravoltas.

Acredito que essa é uma história que vai fazer até o leitor mais durão se desmanchar. Cada página é regada com sentimentos que fazem o coração sentir a falta de um batimento, é tanta emoção, tanto carinho... É notável que o passar dos anos fazem os personagens amadurecerem e é fácil compreender seus sentimentos, suas atitudes e tentar aceitar, mesmo o que parece burrice. [risos]

Uma leitura deliciosa que flui maravilhosamente. Cristiane Broca faz a magia acontecer, pega o leitor pela mão e coloca dentro do livro, não tem como escapar depois de iniciada a leitura, que, diga-se de passagem, eu recomendo fervorosamente.

PS: Se eu fosse a autora escreveria a história paralela sobre Eduardo, eu iria adorar saber mais sobre a vida desse "homem perfeito".

14 comentários

  1. Que emoção começar a semana com uma resenha linda dessas! Amei tudo o que você disse, Leninha. Dá para perceber que você tem uma alma sensível e que se transportou para dentro da história, viveu profundamente os dramas dos personagens, riu, chorou e vibrou com eles. Minha maior alegria é quando um leitor consegue se transportar nesse nível. E você não é a primeira pessoa que me pede um livro do Eduardo, rs. Por enquanto não pensei muito a respeito. Na continuação de cinco anos ele deverá aparecer apenas de relance, mas a figura do homem perfeito vai estar de volta com força total através de um novo personagem. Muito obrigada por essa resenha que me deixou com lágrimas nos olhos e a sensação de que estou fazendo a coisa certa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue traçando esse mesmo caminho e seu próximo livro vai ser tão lindo e emocionante quanto Cinco Anos.
      Me mantenha informada.

      Obrigada por compartilhar essa linda história.
      Beijos?!

      Excluir
  2. Que resenha apaixonante.
    Pronto. Já quero o livro, pois amo romances com sentimentos reais, pois é isso que vc transmite com sua resenha.
    Vc tem razão sobre as autoras nacionais. Tem muitos livros maravilhosos por aqui e temos que valorizar algo já tão valoroso pelo próprio conteúdo.

    Sucesso sempre CRISTIANE, continue a dividir seus sentimentos e criatividade conosco.

    Tenho que comentar a capa e o título, que são lindos.
    Acho que as publicações de autores nacionais, algumas vezes, pecam nas capas dos romances, o que não acontece aqui, de forma alguma. Linda apresentação, afinal não se julga um livro pela capa, mas a apresentação faz parte da beleza da leitura.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em número, gênero e grau Nelma!
      Você vai ler, se envolver e se apaixonar, tenho dito!
      Bjs

      Excluir
    2. Ai que amor! Obrigada, Nelma! Pretendo me empenhar muito para continuar criando histórias verossímeis e apaixonantes para vocês. Esta mesmo em breve terá continuação. Que bom que gostou da capa e também do título do livro. A capa foi exatamente o que eu queria, esse jogo de luzes e cidade que tem muito a ver com a história, e o casal eu mesma escolhi, porque eram parecidos com os personagens (principalmente a Ângela). E o título veio da pergunta: Onde você se imagina daqui a cinco anos? Espero que possa ler e se apaixonar por eles também, como a Leninha. Beijos para as duas :)

      Excluir
    3. Mil beijos para você, Cristiane !

      Excluir
  3. Ficou ótima a resenha! E também voto pelo livro solo do Eduardo! kkkkk

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laplace! E a lista de pedidos para o livro do Eduardo só cresce, rsrs

      Excluir
    2. A resenha ficou linda, não é mesmo, Laplace?! Vou acabar tendo que escrever um livro só para o Eduardo, hein! Se bem que eu imagino que no segundo livro vocês irão se apaixonar de novo, mas por outro personagem ;)

      Excluir
  4. Está surgindo cada talento brasileiro hoje em dia nesse mundo literário, que se você não prestar atenção vai deixar passar a oportunidade de ler uma obra prima.
    Também amo ler livros que me fazem suspirar e me apaixonar por ele. Cinco anos parece ser bem envolvente, um livro de fortes emoções que ti prende do começo ao fim. Se você chorou imagine eu que sou uma manteiga derretida?!
    Com certeza entrou na minha lista de desejados!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou vai amar Any, a história consegue ser forte mas também tão leve que surpreende o leitor. A autora realmente sabe o que faz, e faz direitinho, rsrrs

      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada, Any, pelo voto de confiança! Espero que se apaixone por Cinco Anos. Também sou uma manteiga quando se trata de chorar. Algumas das cenas mais emocionantes do livro escrevi à base de lágrimas e até hoje, se pegar para reler, choro novamente, rsrs

      Excluir
    3. Amei o comentário, Leninha. Espero continuar escrevendo histórias assim para te emocionar!!!

      Excluir
  5. Lena, que resenha linda!

    Eu não conhecia o livro, mas já vou colocar no skoob como desejado e conseguir uma troca nele.

    Adorei o enredo, parece ser o tipo de livro que envolve e encanta. Quero saber mais sobre esse personagem que não se deixa envolver, tenho a sensação que ele é meu número. rs

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!