Mamãe Walsh - Marian Keyes

Cheio de humor, cheio de lágrimas, cheio de emoção e de vida. Depois de histórias que envolviam suas cinco filhas Claire, Margaret, Rachel, Anna e Helen , faltava um livro que trouxesse as palavras da matriarca de uma das famílias mais divertidas da literatura. Em Mamãe Walsh - Pequeno Dicionário da Família Walsh, Marian Keyes apresenta mais um exemplo que explica porque ela se tornou a maior escritora de chick-lit do planeta. A obra traz uma compilação de expressões que fazem o leitor compreender ainda melhor essa inusitada família.
Em cada uma delas, a chefe do clã narra acontecimentos que ilustram o tema, como H de Homens de verdade, em que ela conta as aventuras com grandes exemplares do sexo masculino; ou C de Cozinha, com histórias sobre o dom culinário dos Walsh. Mamãe Walsh produzirá no leitor lembranças de cada um dos títulos anteriores de Marian, de Melancia a Chá de sumiço, causando identificação instantânea: quem nunca passou por situações loucas na vida? Um livro que convida todos a se divertirem mais uma vez com esses incríveis personagens. São páginas repletas de humor e sagacidade, como somente Marian Keyes é capaz de escrever.

Esse é o segundo livro que leio da autora Marian Keyes, o primeiro foi Melancia que, como todos sabem, narra a história da filha mais velha da família, Claire. Eu adorei a leitura de Melancia e pude perceber que a autora fala com o coração quando caracteriza um personagem. Claire é frágil, porém, tem uma força capaz de fazê-la se reerguer e dar a volta por cima. Durante toda a leitura se tem uma visão dos outros personagens e, claro, da Mamãe Walsh, uma mulher com defeitos, mas que sabe conduzir seus filhos, dando o sermão na hora certa, o tapa na hora mais apropriada e o carinho quando preciso.

Esse pequeno dicionário da familia Walsh veio para reavivar minhas lembranças sobre essas pessoas tão comuns, tão passíveis de erros e tão simples nas suas vidas, às vezes chatas outras bem empolgantes.

Mamãe Walsh é uma leitura superagradével que nos diverte com sua simplicidade. De A a Z podemos vislumbrar historinhas inusitadas que só nessa família poderia acontecer. Mas o livro não é um diário ou coisa assim, são apenas pequenos textos escritos por essa mãe tão complexa, sobre sua família nada convencional.

Depois da leitura dessas 160 páginas me deu aquela vontade de conhecer mais cada uma das outras quatro dessas cinco personagens deliciosas da família Walsh. Melancia, Los Angeles, Férias, Tem alguém aí? e Chá de Sumiço são os livros que narram as histórias de personagens meio que lunáticas, desajustadas, com sérios problemas nos relacionamentos e na vida em geral. Não dá aquela vontade de ler todos?!

Mamãe Walsh é pura diversão, porém, acredito que essa não seja uma leitura para todos os gostos. Eu apreciei bastante porque adoro um chick-lit e gosto ainda mais da escrita de Marian Keyes. Mas acho que nem todo público irá se identificar com a narrativa, creio que é preciso ter lido pelo menos um livro da série para se localizar na leitura, e poder quem sabe assim, apreciar. Então, corre e vá ler. Com certeza, essa família vai te agradar de alguma maneira.


Série na ordem de leitura:

- Melancia
- Férias
- Los Angeles
- Tem alguém aí?
- Chá de sumiço
- Mamãe Walsh

Então é isso, leia e se divirta!

9 comentários

  1. Lena, eu não curto essa autora, mas fiquei curiosa na leitura desse volume da série, talvez porque seja menor.

    Quem sabe não dou outra chance a escritora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amo Marian Keyes!! Não li tds os livros dela, mas já li uma boa parte e, com ctza, esse está na lista dos próximos!
    Até falei um pouquinho dela no meu vídeo dos 5 autores mais lidos de minha estante (https://www.youtube.com/watch?v=tflubElZMTE)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Leninha!
    Ultimamente chick-lit tem sido meu gênero favorito, simplesmente porque me faz rir e ando precisando demais de sorrisos.
    credita que ainda não li na da Marian Keyes? Estou com dois livros dela aqui, inclusive Melancia e acredito que vou começar por ele.
    Obrigada aí pela dica da série.
    Uma semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita de Marian é tão legal e envolve de uma maneira que você vai ler Melancia e correr para comprar o resto dos livros da família.
      Depois me conta!
      Bjs

      Excluir
  4. Não li ainda essa série, mas sempre tive vontade. Já tenho eles, qualquer dia eu leio...
    Essa não tem nada a ver com aqueles livros "tamanho 44" não, né?!

    Bjos!
    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver não Carla, a autora é até outra. As capas até parecem né?!
      Leia sim, vc vai gostar.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!