Novelas Mexicanas - Coração Selvagem

Corazón Salvaje (em português Coração Selvagem) foi uma telenovela mexicana produzida pela Televisa, e exibida entre 1993 e 1994.
Foi a terceira adaptação para a televisão da clássica história original de Caridad Bravo Adams, o coração do lendário selvagem, sobre o amor entre Mônica e Juan del Diablo. Tendo como protagonistas Edith González, Eduardo Palomo, Ana Colchero e Ariel López Padilla é a mais bem sucedida e lembrada das três versões produzidas no México.

Foi exibida no Brasil, pelo SBT, entre 4 de dezembro de 2000 e 12 de março de 2001.

História: (Revelações sobre o enredo)

Esta intensa história de amor e de ódio se inicia no Golfo do México, durante o século XIX, e se concentra na vida de um homem sedutor e apaixonado, conhecido popularmente como João do Diabo (Eduardo Palomo), que, embora não tenha nada do que se orgulhar (ele trabalha com contrabandos e negócios ilegais), está sempre ao lado dos pobres, dividindo o que tem e ajudando-os nos momentos de dificuldade. 

Mas ninguém imagina que, na realidade, ele é o filho bastardo e primogênito do homem mais rico e respeitado da cidade, Francisco Alcazar Vale. Durante sua infância, João teve a oportunidade de conhecer seu pai, que mesmo muito orgulhoso, o amava; seu irmão, André (Ariel Lopez Padilla), que lhe deu carinho e afeto apesar de não saber do parentesco; e Sofia, a cruel esposa de Francisco, que nunca teve a menor compaixão. Com a morte do poderoso Alcazar, João perdeu o único apoio que tinha. E embora André tenha prometido ao pai cuidar do irmão, nunca pôde fazer nada a seu favor devido à insistência de sua mãe em obrigá-lo a deixar o rapaz viver a sua própria vida, bem longe. E assim foi...

Anos depois, João torna-se um homem odiado e temido pelos ricos e admirado pelos pobres. Forte, conquistador, ele nunca havia conhecido o amor verdadeiro, até que é estimulado pela beleza e pela aparente inocência da jovem Aimeé Altamira (Ana Colchero), que simplesmente o usou como distração, às escondidas de sua orgulhosa família.

(Aimeé e Mônica)
Aimeé é uma moça elegante e bonita que, com suas armas consegue conquistar qualquer homem que quiser. Mas, em seu interior, é malvada, vingativa e ambiciosa, uma mulher que só se interessa pelo dinheiro e pelo luxo. Ela sente uma enorme inveja de Mônica (Edith González), sua irmã mais velha que, desde muito pequena teve a sorte de ser a prometida do melhor partido da região, o requintado e arrogante aristocrata André Alcazar, o qual, na verdade, nem se lembra mais do compromisso.
Mônica é uma mulher muito bonita, mas simples, tímida e meiga. Ela nunca teve problemas com sua mãe, Catarina, ou com sua madrinha, Sofia, e sempre acreditou que André fosse o seu príncipe encantado. Mas sua sorte mudará completamente, dando um outro rumo para a sua vida. 

Quando volta da Europa, André visita a capital e conhece Aimeé, por quem se apaixona loucamente. Cego pela beleza e astúcia da moça, ele decide suspender o tão anunciado casamento com Mônica, às vésperas. É claro que isso causa transtornos na vida de todos, mas em especial, na de Mônica, que sofre tanto pelo amor perdido como pela vergonha que enfrentará. E quando descobre que a pessoa com quem André quer se casar é sua irmã, entra em desespero. 
 
Triste e confusa, Mônica resolve ingressar em um convento para tornar-se freira. Porém, o destino a une, de uma forma estranha, é certo, ao também ressentido e magoado João, com quem acaba se casando, mais futuramente. Com a convivência, João começa a apaixonar-se profundamente por sua esposa, que também acaba esquecendo seu passado e vivendo intensamente essa paixão.
Só que a situação se complica quando Aimeé e André sentem-se enciumados com o feliz casamento dos irmãos e começam a mostrar interesse por seus antigos amores.

No entanto, Mônica e João provarão que o amor, enquanto verdadeiro, pode superar a todos os obstáculos, sejam eles pregados pelo destino ou armados pelas pessoas que desejam sua infelicidade.



Curiosidades:

* O ator que interpretou João do Diabo morreu em 3 de Novembro de 2003, Eduardo Palomo era considerado pelas mulheres mexicanas o galã mais charmoso da TV.
O falecido ator Eduardo Palomo desempenhou as funções de Francisco Alcázar e seu filho adulto, "Juan del Diablo".

* A história tem lugar na Martinica em 1903 e descreve a vida no mar do Caribe, a partir de um menino que cresce para ser um pirata, enquanto seu meio irmão vai estudar na França, e as duas irmãs que se apaixonam por ele. Com a adaptação foi modificada para o porto de Vera cruz no México.

* No Brasil a telenovela foi apresentada três vezes, duas na CNT em 1997, e uma no SBT, em 2000.


Conheça os protagonistas no vídeo:

 
Fontes de pesquisa:

53 comentários

  1. Oi Leninha,
    ah, como eu amava as novelas mexicanas, mas dessa eu não lembro, rsrsrs.
    Tinha uma chamada (eu acho) Valéria e Maximiliano... adorava.
    E tinha outra, "Eu compro essa Mulher", ai, ai... o Alejandro é meu ideal de beleza até hoje, rsrsr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar essas duas novelas que você citou Nelma, se eu achar coloco elas no blog.
      Bom né?!
      rsrsr

      Excluir
    2. Eu assisti quando criança essa novela e nunca esqueci do João do diabo, uma pena saber agora que ele faleceu em 2003

      Excluir
  2. Sou super fã de novelas mexicanas, mas também não lembro dessa. O sbt tá passando a melhor novela mexicana de todas, em minha humilde opinião, que é Sortilégio... Amo muito essa novela, super linda e romântica. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem assistiu diz que não esquece. Não estou assistindo Sortilégio, mas pretendo colocá-la aqui no blog, aguarde!
      Bjs Gi!

      Excluir
    2. Gostei muito dessa novela, queria assistir de novo completa, no you tobe so tem alguns capitulos.

      Excluir
  3. Adoravaaaa essa novela! Passava as tarde assistindo com a minha mãe, eu tinha uns 15 anos na época... Achava João do Diabo lindooo de morrer! Foi uma das primeira novelas mexicanas que assisti, depois dessa viciei... Bom relembrar isso aqui Leninha!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais essas lembranças que uma novela nos traz né Maraíse?!
      Essa seria uma ótima dica de reprise para o SBT não é verdade?!
      Bjs Mara.

      Excluir
  4. Oi, Leninha! :)
    Coração Selvagem é inesquecível. Até hoje espero o SBT reprisar, e deixar a Maria do Bairro descansar um pouco. rsrsrs
    Foi uma novela linda, marcante... nossa! Era os meus romances históricos ganhando vida, bem ali na minha frente. Eu contava as horas para a novela começar, e ai de quem se atrevesse a me atrapalhar nessa hora.
    Que víbora que era a Aimeé, e esperta também, meu ódio por ela só não era maior que o meu amor pelo João, meu pirata maravilhoso, pois era assim que eu o via, meu pirata sedutor.
    A Mônica foi uma heroína digna de aplausos, foi ingenua no começo, foi traída, mas deu a volta por cima e ainda se deu bem com o bonitão do pedaço, causando inveja em todas, em mim principalmente.
    Quando eles casaram, eu só ficava pensando... gente, como será o rala e rola desses dois hem!? Uma virgem inocente, ingenua, que por pouco não se tornou freira e um demônio sedutor e caliente. E quando a hora chegou... Eu nãaaaaooooooo assisti.
    E até hoje eu espero por essa cena! :'(
    E só pra não dizer que o deixei de lado... o André era um pé no saco.
    Eu só fiquei sabendo da morte do ator que interpretou o João, acho que o ano passado. E mesmo não conhecendo outros trabalhos dele, foi um choque saber do ocorrido e que já fazia tempo. O
    João do Diabo é inesquecível! <3

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é ver um romance históricos dos que a gente ama sair das páginas e criar vida Ronevia.
      Jura que você perdeu a melhor cena da novela?! #Morridecalcinhabege
      Concordo: João do Diabo é inesquecível!

      Bjs

      Excluir
    2. Palomo é romântico cm qualquer mulher que ele faz par, esse personagem já é dele mesmo. eu recomendo vcs assistirem ramona é muito bom e com ele, foi a ultima novela que ele vez antes de morre. so tem a novela no facebook.

      Excluir
    3. A lua de mel foi linda, como deveria ser amiga, eu amo essa novela estou assistindo agora pelo youtube tem um canal postando os capítulos está no 32 vale sempre a pena assistir quantas vezes quiser.

      Excluir
    4. Oi! Tem a cena das núpcias no you tube amiga! É de tirar o fôlego...

      Excluir
  5. Coração Selvagem foi e é minha novela mexicana favorita.
    O autor que fez João era lindo (suspiros). Mônica e João me encantaram.
    Anos espero o SBT reprisá-la, mas nada...

    Leninha conseguiu descrever direitinho a trama da novela!!

    Bjos,
    Any.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #Oremos para que um dia o SBT reprise ela não é Any?!
      Obrigada, mas a pesquisa feita na net ajuda, rsrs

      bjs

      Excluir
  6. Leninha!
    Teve um tempo em que assisti muitas das novelas mexicanas passadas no SBT, porém essa não assisti, acho que foi antes de me interessar por elas.
    Até gosto, mas não assisto mais desde que minha própria vida se tornou uma novela mexicana..kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um dia essa novela reprisasse eu assistiria novamente, essa foi a melhor novela mexicana de todos os tempos, ganhou até prêmio.
      Um dia quem sabe vc ainda tenha a chance de ver né?!
      #Oremos

      Excluir
  7. Não existe forma de conseguir a novela legendada ou dublada?
    No youtube é possível encontrar até o capítulo 14 com legenda, dublada não, e em espanhol é uma angústia!
    Queria muito, muito assisti-la novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te informar Emily, eu assisti na TV então nunca nem procurei.Torcendo para você achar!
      Bjs

      Excluir
    2. Nesse canal do youtube da minha amiga Ana Paula tem as principais cenas da novela dublada.
      https://www.youtube.com/user/Pafeliz/playlists

      Excluir
    3. nesse canal do youtube da minha amiga Ana Paula tem as principais cenas da novela dublada.
      https://www.youtube.com/user/Pafeliz/playlists

      Excluir
    4. para mi foi a melhor novela de época que eu já assisti,o palomo (joão) é tipico pirata romântico mi encanta esse jeito dele, ele deu vida ao personagem cm ele era na vida real, foi isso que átrio muitas pessoas, joão e mônica eram perfeitos.ele deu uma entrevista dizendo que ele era assim.

      Excluir
    5. essa novela pode encontra no mercado livre, tem todos os cap.

      Excluir
    6. para mi foi a melhor novela de época que eu já assisti,o palomo (joão) é tipico pirata romântico mi encanta esse jeito dele, ele deu vida ao personagem cm ele era na vida real, foi isso que átrio muitas pessoas, joão e mônica eram perfeitos.ele deu uma entrevista dizendo que ele era assim.

      Excluir
  8. nesse canal do youtube da minha amiga Ana Paula tem as principais cenas da novela dublada.
    https://www.youtube.com/user/Pafeliz/playlists

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas,

    Primeiramente, parabéns pelo blog, estou encantada com tudo. Sobre "Coração Selvagem", particularmente, nunca assisti uma novela tão emocionante. Com certeza é minha preferida... aprendi um pouco de espanhol só pra assistir a novela novamente pela net.. Como no relato de muitas aqui, eu não fazia nada na hora que a novela passava. Ficava angustiada com o fim de semana que não tinha exibição. Chorava com a "Mônica" sofrendo e ficava super feliz com os momentos felizes do casal! Acho que nunca vi alguém que assistiu e não gostou. Quem tiver a oportunidade de assistir, assista, não vai se arrepender! Li os 3 livros que dão origem a novela, são muito bom, mas nesse caso (acho que um dos únicos), gostei mais da novela!

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa novela ,e até hoje adoro as novelas mexicanas na minha opinião são as melhores,tomara que o SBT reprise um dia.

    ResponderExcluir
  11. Pois é... é a novela mais linda que eu vi... quem quiser reve-la legendada em Portugues até ao episodio 31 (por enquanto) poderá faze-lo no http://www.dailymotion.com/playlist/x417kl_cselvagem1993_capitulos-21-ao-40/1#video=x38j0dw

    ResponderExcluir
  12. http://www.dailymotion.com/playlist/x40mk2_cselvagem1993_capitulos-01-ao-20/1#video=x2z9yn4

    ResponderExcluir
  13. Também aqui no youtube
    https://www.youtube.com/watch?v=saUogeq2jw0

    ResponderExcluir
  14. Alguem sabe onde encontro a novela completa para comprar?

    ResponderExcluir
  15. Alguem sabe onde encontro a novela completa para comprar?

    ResponderExcluir
  16. Adoro para mim não tem outra que supere a inesquecível e insuperável novela coração selvagem
    Que pena que a televisa há tirou do YouTube muito triste com isso

    ResponderExcluir
  17. Disseram na época da novela que, tiveram que matar a personagem Aime, a Ana Colchero porque Edithy se sentiu apagada da novela e, pediu a saida de Ana da novela. vc sabe se isso foi verdade? obrigado, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Wanderley, isto era do noticiário fofoqueiro e apenas para vender revistas na época. A morte de Aimée acontece no livro original e em todas as versões da novela. Inclusive aconteceu bem depois do esperado, já que na história original, acontece na metade da história. Edith e Ana são amigas e, há alguns anos participaram de um projeto de produção de livro juntas. Quem teve conflitos - e confirmados pelos dois - foram Edith e Ariel (André)

    ResponderExcluir
  19. O sol esta a nossa espera. Me lembro desta RADIONOVELA de Caridad Bravo Adams que eu assistia quando criança.
    Muito emocionante na época.

    ResponderExcluir
  20. O sol esta a nossa espera. Me lembro desta RADIONOVELA de Caridad Bravo Adams que eu assistia quando criança.
    Muito emocionante na época.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito de sortilégio, mas nenhuma novela mexicana se compara a coração selvagem, simplesmente sensacional, a melhor novela de todos os tempos, não tem comparação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assisti Sortilégio. Ótima, um romantismo só. Mas amo coração selvagem.e percebi que várias falas de coração selvagem foi colocada em Sortilégio.

      Excluir
  22. É uma pena que só tenha alguns capítulos de coração selvagem no youYouT, assim mesmo assisto direto, entro madrugada a fora assistindo essa novela maravilhosa. Gostaria de assistir a novela completa novamente, seria a realização de um sonho. Simplesmente amo essa novela.

    ResponderExcluir
  23. Cade os capítulos da novela coração selvagem

    ResponderExcluir
  24. Amava/Amo esta novela. Assiti criança em 1997 no canal CNT, e nunca esqueci...Gente qq era este homem?!!! Aquele olhar matadorrrrr de predador vendo a presa....aiiii #morri

    ResponderExcluir
  25. Assistindo e amando esta novela. Uma delícia.

    ResponderExcluir
  26. Eu estava na adolescência quando acompanhei parte dessa novela.
    Quero muito rever.
    Gostaria de saber onde tem disponível, se alguém poderia me informar?
    Belo Blog.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde !Alguém sabe como consigo os livros? Não consigo achar em nenhum lugar!

    ResponderExcluir
  28. Eu lembro dessa novela, devia ter uns quinze anos. Não perdia um capítulo. A atriz que fez a Mônica tb faleceu recentemente.

    ResponderExcluir
  29. Vi esta novela a muitos mas muitos anos atras nunca me esqueci dela novela linda sem comparacao amei

    ResponderExcluir
  30. Eu tinha 10 ano quando assisti essa novela no SBT, e desde então assumi inconscientemente João do Diabo e seu amor com Monica como parâmetro para relacionamento na vida, resultado? Estou solteira até hoje!!! kkk
    Brincadeiras a parte, é a melhor novela de todos os tempos, com uma história linda e diferente das tradicionais, (o figurino é um primor à parte) e a química entre o casal principal é incrível!!
    Guardo com muito carinho no coração!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!