Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta. Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia. Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora? Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular: Amelia não pulou.

Mais uma vez me senti completamente envolvida por uma história de suspense que deixa o leitor totalmente refém das páginas, fazendo com que crie mil teorias a fim de desvendar um mistério que está impregnado em cada capitulo do livro.

O livro já inicia com o fatídico suicídio de Amelia, uma aluna exemplar, digna de confiança dos alunos e professores da escola onde estuda, mas que se vê envolvida em situações além do seu controle, culminando em seu fim trágico.

Será Amelia capaz do ato que cometeu? Seria possível que tudo o que aconteceu tenha sido mais do que aparentemente parece ser?

Kate, a mãe de Amelia, não acredita em nada do que viu, ouviu e se concluiu na investigação do caso, ainda mais depois de receber em seu celular uma mensagem dizendo que sua filha não havia pulado. Começa então sua busca incansável por respostas, que revelará fatos sobre sua filha que ela jamais imaginou ser possível. Foi como conhecer outra pessoa, e desvendar não só os segredos dela, mas de muitas pessoas.

Uma história digna de nota 10, foi difícil não se envolver e torcer por um final diferente que não a morte da jovem Amelia. Não tem como não sentir na pele a dor de Kate com a perda de sua filha, amiga e única companheira, aquela que ela amou de forma incondicional, a garota pela qual ela daria a vida e fazia tudo para dar uma vida boa suprindo todas as suas necessidades, mesmo que para isso sua ausência fosse tão sentida pela adolescente.

Difícil também não sentir raiva pela ingenuidade de Amelia ao se envolver com um grupo de meninas que só lhe faria mal. E de certa maneira ela pagou caro por isso.

A trama é abordada sob o ponto de vista da própria Amelia e sua mãe Kate — antes, depois e durante o ocorrido —, a cada capítulo desvendamos um pouco mais sobre o que culminou na tragédia que levou ao “suicídio” de Amelia; sobre o pós-morte, contado por Kate e sua busca por respostas; e o ponto de vista de Amelia contando o seu longo envolvimento com as pessoas que sua mãe nem sabia que faziam parte da vida da filha.

Não tem como não gostar da leitura desse livro, cheio de suspense, mistério e que segura o leitor criando um leque de opções em nossas cabeças. Perguntas que só vão ser respondidas ao seu término e que me fez lembrar de uma super série de TV que eu simplesmente adorava: “Cold Case”. Quem assistia essa série pode deduzir o que quero dizer.

Com certeza essa foi uma leitura que me surpreendeu, adorei cada passagem, me encantei pela personalidade de Amelia, pela força de Kate. Posso garantir que o enredo traz muito mais do que se pode imaginar lendo apenas a sinopse, muitas surpresas e fatos que nem mesmo os protagonistas da trama esperavam ver pela frente. E o que falar do final?! Só lendo mesmo, mas eu posso me expressar em uma palavra: UAU!

8 comentários

  1. Lena, achei que esse livro era Drama, mas está parecendo um suspense.

    Fiquei muito interessada, sua resenha me deixou curiosa em descobrir o que aconteceu com Amelia.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um suspense sim Ju, daqueles que prendem até a última página.
      O que aconteceu com Amelia foi... só lendo para entender e aceitar tudo.
      Acho que você iria gostar da leitura.
      Se joga!!
      Bjs

      Excluir
  2. Ei Lena

    Quando eu vi o lançamento nem imaginei que era suspense, outro dia vi uma resenha também elogiando muito, este eu quero demais rs.
    Adorei ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOI, Leninhaaaaaaaaa! Tuuuudo bom? ♥ Eu estou dooooooida por esse livro, acredita? Juro! Amoooo suspenses, hahahaha! Acho a história em si muito interessante, justamente por envolver mistérios e uma adolescente que, como você mesma citou, é ingênua e se envolveu com más companhias. Esse livro deve nos fazer indagar diveeeersas coisas diveeersas vezes, né? Adoro isso, este é um ponto mais que positivo em um livro, haha! ♥ Fiquei tãooooo curiosa, ainda mais pelo final, que você explanou que é UAU, hahahaha! Genteeee, eu preciso deste livroooo! Sua resenha ficou extremamente perfeitaaaaa, viu? <3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Leninha!
    Adoro livro de mistérios porque acabamos mesmo nos envolvendo com a trama e querendo descobrir como tudo aconteceu.
    Imagino o drama de Kate e a ansiedade em tentar descobrir tudo que aconteceu com Amélia!
    Adorava Cold Case também, pena que não passa mais nem no canal fechado:(
    Que tal fazer sorteio desse livro, hein? Iria adorar..kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mistério em especial mexeu comigo Rudy. Me coloquei no lugar dessa mãe inconformada em acreditar que sua filha querida havia tirado a própria vida, mãe nenhuma iria se conformar com isso.
      Amava Cold Case, e realmente, nem reprise eles passam em canal nenhum, uma pena.

      Posso até tentar o sorteio, mas dependo de editora para conseguir o livro, quem sabe né?!
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!