Novelas Mexicanas - A Feia mais Bela

La fea más bella (no Brasil: A Feia mais Bela) é uma telenovela mexicana produzida por Rosy Ocampo para a Televisa e exibida pelo El Canal de las Estrellas entre 2006 e 2007, em 302 capítulos. Foi protagonizada por Angélica Vale e Jaime Camil. Trata-se de uma versão da novela colombiana Yo soy Betty, la fea, apresentada no Brasil pela RedeTV!.

No México, La fea más bella foi uma novela de grande êxito, tanto que passou do horário das 16h para o das 20h, e com audiência crescente. No seu último capítulo, a audiência superou a transmissão do Oscar 2007. Em um final inédito, em um domingo, com a duração de três horas. Foi considerada a melhor telenovela de 2007 devido ao seus bons índices de audiência.

No Brasil foi exibida pelo SBT entre março de 2006 e março de 2007, a trama foi alterada diversas vezes de horário. Por esse motivo a novela não conseguiu o mesmo sucesso conquistado no México.

A Trama:

A Feia Mais Bela é uma história de amor e superação que ressalta a inteligência, a determinação e a atitude positiva que uma mulher demonstra para superar as barreiras, realizar-se profissionalmente e descobrir o verdadeiro amor. 

Letícia Padilha Solís - Lety - é uma menina modesta, tímida, romântica e inteligente, mas um pouco feia. Com o esforço de seus pais, pôde estudar Economia, com pós-graduação em Finanças, formando-se com louvor. Seu único amigo e confidente é Tomás Moura, com quem partilha suas tristezas e alegrias.

Para Lety ser feia não é um obstáculo, pois tem muita força de vontade para seguir adiante, mas tristemente descobre que seus méritos universitários não são suficientes, já que não a admitem como executiva pelo seu físico. Entretanto, como deseja trabalhar, aceita que a contratem para um cargo bem abaixo de seu nível, e se torna secretária da presidência numa produtora chamada "Conceitos", a mais importante do país.

A produtora Conceitos foi fundada por dois bons amigos: Humberto Mendiola e Julián Villarroel. Infelizmente os Villarroel morreram em um acidente e Humberto e sua esposa Teresinha (pais de Fernando) decidem por tomar conta dos órfãos: Ariel, Márcia e Ana Leticia Villarroel e da famosa empresa. Quando Humberto Mendiola se aposenta, Ariel e Fernando competem pela presidência da Conceitos. 

Fernando é um executivo jovem, brilhante, sofisticado e mulherengo, que ganha por somente um voto, o de Marcia, acionista da empresa e sua noiva. O projeto que Fernando apresentou para competir pelo cargo é ambicioso, mas mal sustentado e põe em risco o futuro da sólida empresa. Além disso Ariel, um homem arrogante e inteligente, o vigia de perto, procurando falhas em sua administração para obter pretextos para o que mais deseja: destituir Fernando do cargo e tornar-se o presidente.

Lety, por sua vez, compete pelo cargo de secretária com a bela Alice Ferreira, uma mulher frívola, muito atraente, sem experiência de trabalho, mas amiga íntima de Márcia, que a necessita para vigiar Fernando.

Apesar de toda a pressão exercida por Márcia, Fernando dá preferência por Lety, que tem melhores qualificações, mas não tem presença para o posto. Com este pretexto Márcia briga para contratar Alice e finalmente as duas são contratadas. Alice ganhando três vezes mais do que o cargo permite, fica na recepção como Relações Públicas e Lety em uma salinha dentro do escritório de Fernando, tomando conta de telefonemas, arquivos, etc. Mas principalmente de sua agenda e assuntos pessoais.

Lety, encantada porque Fernando a defendeu contra todos, se torna uma incondicional aliada para acobertar suas escapadas amorosas e isso faz com que Marcia e Alice declarem guerra conta a feia secretária da presidência.

Lety suportará piadas e desprezos apoiada por suas amigas do "Quartel das Feias": Irminha, a mais velha e sábia de todas, Sara, a "girafa" solteirona, Paula María, a mais atirada e mãe solteira, Lola, uma mulher que foi abandonada pelo marido, Martha, a gordinha de um apetite incontrolável, Joana a zeladora da empresa que sempre sabe das melhores fofocas e Ramón, o mensageiro e amigo incondicional do Quartel. Juntos viverão divertidas aventuras entre luzes, câmeras, lindas modelos e o glamour da produtora.

Mas os dias para Lety em "Conceitos" apenas começaram. Mesmo que tenha a confiança do seu chefe, seu futuro se verá afetado porque se apaixonou em segredo por ele. Terá que decidir se continuará apoiando-o nos assuntos financeiros muito complicados em que ele se meteu, e Fernando duvidará de seus verdadeiros sentimentos por sua ambição por poder e por belas mulheres com quem estava acostumado.

Mas por alguns problemas a Conceitos ficará nas mãos da Lety, então o melhor amigo de Fenando, Omar Carvarral, aconselhará Fernando a seduzir Lety, porque Fernando e Omar desconfiam que Lety tem um romance com Tómas Moura, e eles tem medo que Tómas convença Lety a ficar com a empresa. No começo Fernando não aceita mas depois se convence de que Lety e Tómas seriam capazes de ficar com a Conceitos, então assim começa um lindo romance entre Lety e Fernando.

O que Fernando não esperava era que iria se apaixonar de verdade por Lety, muito tempo passa e tudo continua lindo entre Lety e Fernando, mas o destino é cruel com eles e Lety encontra uma carta que está escrito do começo ao fim o plano de Omar e Fernando, Lety se desespera, mas o que ela e ninguém sabe é que Fernando se apaixonou de verdade por ela, então em uma reunião, Lety conta a verdadeira situação da Conceitos, ou seja que a Conceitos está embargada por ela, Lety pede demissão e viaja por uns dias e não dá oportunidade para Fernando se explicar.

Na viagem Lety conhece Aldo Domenzaín, um homem maravilhoso que não se importa com a aparência física das pessoas e sim com o que há por dentro delas e assim se apaixona por Lety, então se forma um triângulo amoroso entre Lety, Fernando e Aldo. 

Mas não para por ai, Lety viverá muitas emoções. Mudará tanto por dentro como também por fora. No final acabará por ser feliz com o grande amor da sua vida que sempre foi Fernando Mendiola.






Minha opinião:

Uma das novelas mais engraçadas e bizarras que já assisti.  Tudo era muito cômico e caricaturado. Mas a lição que a novela traz sobre vencer pela inteligência e pela garra merece aplausos. Eu adorava a Lety e sua inocência velada e suas amigas estranhas e cúmplices. Até as malvadas e adversárias eram caricatas e engraçadas.
Achava o Fernando um fraco, mas depois da entrada de um adversário à altura para concorrer ao coração de Lety ele mostra a que veio e ganhou meu respeito.
Uma novela cheia de humor e uma ótima lição de vida. Adorava! 

Curiosidades:

*
No Brasil a novela foi alterada diversas vezes de horário, estreando às 18h00, passando para 18h30, 19h15, 20h45, 21h30, 22h00 e de volta às 18h25. Em sua reta final, o horário fixou-se às 19h15. (É o Tio Silvio mostrando sua instabilidade, rs)

*
Foi uma das telenovelas estrangeiras do SBT a sofrer mais cortes. No total, foram cortados ao todo, (juntando cenas), mais de 31 capítulos, principalmente nos últimos dois meses, que foi avançada exageradamente para que terminasse no mês de março de 2007.

*
A Rede Record produziu uma versão brasileira inspirada na trama, intitulada de Bela, a feia.


Fontes de pesquisa: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/La_fea_m%C3%A1s_bella

15 comentários

  1. Eu amava essa novela, embora a versão original, a colombiana Betty, a feia! tenha sido a melhor de todas as versões já feitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que assisti todas as versões, menos a nacional, eca, kkk

      Bjokas Thalita!

      Excluir
  2. Nossa assisti inteira e ameiiii...o Seu Fernando, baita gato...a cena dele chorando pela Lety no bar segurando a foto dela é hilária...e mostrando pro garçom: tem mulher mais linda???...e o garçom levando aquele susto...kkkkkk...ai que saudade!!!

    ResponderExcluir
  3. Acompanhei a novela pelo Sbt e adoravaaaa.
    Uma cena que não esqueço é justamente essa que Nereide comentou hahahah

    ResponderExcluir
  4. -só Deus sabe o quanto eu te amo, só Deus sabe.
    Nunca vou esquecer dessa cena em que Fernandinho Mendiola-meu lindoooooo- falou isso. O olhar do Jaime mostrava uma sensibilidade, um desespero tão grande que me marcou. Lembro que quando passava essa novela eu não perdia um capitulo, é sério, eu não saía de casa no horário dessa novela. Kkkk
    Foi a partir dela que conheci e passei a admirar o trabalho do Jaime Camil e da Angélica Vale. É engraçado que essa novela tem um humor bem caricato mais é impossível não se divertir com as conversas do Omar e do Fernando, Luigi e seus escândalos, Alice se achando, as conversas do Tomáis e da Lety e é claro que não poderia faltar- o quartel das feias... amoooooooo.
    Devo apontar também que a segunda parte da novela decaiu um pouco, mais sei que isso foi culpa do alargamento que a televisa fez, afinal, aquele Aldo era um pé no saco de tão bom, a Lety ficou chata com aquela indecisão, sem falar na transformação dela em Aurora, por falar nisso, acho que essa transformação foi infinitamente melhor do que a verdadeira transformação dela. Enfim, apesar de tudo, acho que dá para perceber o quanto eu gosto dessa novela né? Pra mim só fica atrás de Amor Real, A outra, Manancial e A usurpadora.

    PS. Eu não sei se você sabe Leninha, mais a Paty Navidad, que faz a Alice descobriu que tá com câncer, parece que é bem sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu para sentir sua afinidade com a novela Nathay, eu também sou assim, tomo partido, me divirto quando gosto de uma novela, e as mexicanas fazem isso comigo.

      Não sabia sobre a Alice, uma pena mesmo, #oremos para que ela saiba bem dessa.

      Excluir
  5. eu assisti as duas versoes a original e a mexicana da de 10 a 0 em muitas por ai

    ResponderExcluir
  6. eu assisti as duas versoes a original e a mexicana da de 10 a 0 em muitas por ai

    ResponderExcluir
  7. Adorei o resumo que vc fez da novela. Tá perfeito! Embora eu já tenha assistido quando passou da 1ª vez, estou assistindo todos os dias só pra ver de novo o Fernando se apaixonando pela Lety...Liiiiiiiiiiiindo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o resumo que vc fez da novela. Tá perfeito! Embora eu já tenha assistido quando passou da 1ª vez, estou assistindo todos os dias só pra ver de novo o Fernando se apaixonando pela Lety...Liiiiiiiiiiiindo!

    ResponderExcluir
  9. Amooo a Feia mais Bela.Achei maravilhoso o sofrimento do Fernando pela Lety.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Assisti a primeira exibição no Brasil. É uma história legal, engraçada, mas acho que eles poderiam ter enxugado mais a trama. Depois que o Aldo chega na vida da Lety, eles ficam "enchendo linguiça" até explodir. É um chove-não-molha irritante.

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!