Coração e Alma - Maeve Binchy

Clara Casey está cheia de problemas. Suas filhas, Adi e Linda, nunca lhe deram trabalho durante os anos tumultuados da adolescência. Porém, com vinte e poucos anos, Adi está sempre lutando a favor de alguma causa ou batendo de frente com alguém; é inimiga das agressões ao meio ambiente, luta pelas baleias e exige alimentos sem agrotóxicos, entre outras bandeiras que levanta. Enquanto isso, Linda pula de um relacionamento desastroso para outro.
Como se não bastasse, Clara, uma cardiologista dedicada, enfrenta dificuldades em seu novo cargo de diretora da clínica de cardiologia recém-inaugurada. E seu ex-marido em busca de algo. Clara é a protagonista de Coração e Alma, mas a história conta com diversos personagens importantes que têm suas histórias intercaladas, como Adi e Linda, a polonesa Ania, o médico Declan, o padre Flynn e a enfermeira Fiona. Maeve é conhecida pela técnica de entrelaçamento de histórias, e faz isso utilizando-se de problemas da vida cotidiana: doenças, acidentes, desentendimentos, romance, traição. Um livro com personagens fortes, que traz a luta do ser humano pela felicidade.

Esse é o primeiro livro que leio da autora Maeve Binchy e com certeza não será o último. Ela conseguiu me prender em sua história sem nem ao menos fazer força, foram 560 páginas de muitas descobertas. Foi pela simplicidade de sua escrita que ela me conduziu nesse imenso emaranhado de histórias, que tem como fio condutor uma clínica de cardiologia, aonde os personagens vão surgindo a cada capítulo e se interligando entre si.

Não tem como não se sentir familiarizado com cada figura que vai adentrando na trama, seus dramas e emoções vão se intercalando com as histórias de outros protagonistas criando um imenso labirinto de fatos. Nos vemos envolvidos em suas vidas e sentimentos de uma maneira que fica difícil não tomar partido, não sentir as emoções de cada um, isso sem contar que todos eles, do mais simples ao mero coadjuvante, são muito bem caracterizados e introduzidos na trama de forma simples, mas coerente.

Os capítulos são curtos, o que torna a narrativa bastante ágil, não existe possibilidade de se sentir entediado durante a leitura, muito pelo contrário, cada nova história que é introduzida na trama tem sua importância e liga outros personagens ao enredo principal, fazendo assim com que as páginas se virem sozinhas, tamanha a curiosidade de se conhecer mais e mais sobre cada uma delas.

Não conseguiria citar apenas um personagem que tenha me encantado mais, ou que eu possa dizer que seja o protagonista, cada um deles teve um lugar certo na narrativa, de maneira que fica impossível dizer que exista um principal. Todos eles são ligados pelo coração, e logo em seguida quando os conhecemos mais profundamente, nos são reveladas suas almas. Então ouso dizer, que não poderia existir título mais perfeito ou mais condizente para um livro.

Acredito que seja preciso ler essa bonita história de amizade, amor e companheirismo para entender o que quero dizer. Então fica aqui o convite: leia e se encante com uma narrativa fluída e tocante desse imenso tapete de personalidades.

Notem que não citei o nome de nenhum dos personagens que compõem a história, vale a pena conhecer cada um lendo o livro. Recomendo!


4 comentários

  1. Oi Lena!
    Menina, eu não conhecia esse livro =O
    Gostei da sinopse, e dos seus comentários quanto à escrita da autora. Vou procurar para comprar, rs
    Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro foi um achado, um pedido de última hora, sem arrependimentos.
      Adorei!

      Excluir
  2. 560 páginas! Meu Deus! hahaha
    Mas, pela resenha, parece ser uma leitura super fluida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nem sente o número de páginas, a leitura é super agradável.
      Vale a pena ler!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!