Riquezas Ocultas - Nora Roberts

Dora Conroy é dona de um antiquário da Filadélfia e comprou uma série de itens curiosos num leilão na Virginia – objetos que ela própria considerou novidades para a sua loja. Enquanto isso, do outro lado do país, o contrabandista Edmund Finley descobre que o pacote que recebeu contém, na verdade, objetos sem valor algum. Disposto a recuperar o que lhe foi, de algum jeito, roubado, o bandido fará de tudo para encontrar quem está de posse das relíquias ocultas. Segundo ele, com certeza, esta pessoa não sairá viva.
Quando Dora e seu misterioso vizinho, o ex-policial Jed Skimmerhorn, começam a investigar os diversos roubos e mortes que cercam os itens arrebatados no leilão, descobrem que tesouros preciosos são mascarados em peças vagabundas, de pouco valor. A criatividade de Nora Roberts não tem limites: ela mergulha no exótico e decadente mundo das antiguidades e traz à tona uma história em que a posse é uma obsessão letal, e um simples e mínimo erro pode levar a uma série de assassinatos violentos.

Não tem como não se apaixonar pela escrita de Nora Roberts, mesmo quando ela tenta escrever um livro policial, usando sua veia inspiradora, sabendo que esse não é o seu forte, e ainda assim ela amarra a trama de forma que encanta por sua simplicidade e sutileza.

Temos aqui personagens bem típicos da autora, uma mulher forte e decidida, com uma pegada bem irônica e mordaz, e um mocinho austero, amargo, com uma carga emocional latente e perturbadora. Os dois juntos dão a liga especial na trama e a sensação que eles poderiam ser pessoas comuns do nosso dia a dia, deixando assim o mistério e o enredo policial em segundo plano, mesmo que ele seja o foco principal.

Senti estranheza ao iniciar a leitura, a história começa meio lenta e só me pegou mesmo depois das 80 primeiras páginas. Dessa vez, Nora nos dá uma visão inicial detalhada dos fatos que se desdobrarão ao longo da narrativa. Somos absorvidos no mundo do contrabando de peças de arte e suas artimanhas, no universo de um vilão cruel, mordaz e excêntrico, e ao longo disso conhecemos os personagens mais a fundo. Só depois desse primeiro passo é que a autora se entrega no desenrolar da escrita, por assim dizer, e nos prende numa história instigante e super interessante.

O enredo foi muito bem explanado, característica nata da autora, que faz sempre uma pesquisa elaborada do assunto que vai tratar no livro, nunca deixando brechas ou pontas soltas.

Dora e Jed são personagens que nos fazem rir e atiçam nossa imaginação, seus diálogos são sutis, e com uma pitada de ironia na medida certa. Não tem como não se envolver com a relação de cumplicidade que vai crescendo entre eles durante a leitura. Já o “vilão” da trama me atiçou a curiosidade, fiquei desejosa de saber mais sobre sua personalidade e de como ele se tornou essa pessoa retratada na história.

Sempre voltada para o romance, Nora nos brinda, em Riquezas Ocultas, com um mistério envolvente, bem elaborado, sem nunca deixar de impressionar o leitor para a química existente entre os protagonistas, sejam eles mocinhos ou bandidos. Não há possibilidade de não apreciar a leitura a ponto de recomendar e atiçar os amigos para que leiam, e leiam logo.

Posso dizer que da experiência que foi a minha parceria com a Editora Bertrand, conhecer a escrita de Nora Roberts, com certeza, foi a mais apreciada de todas. Acredito que eu demoraria a ler algo dela, já que tinha um pé atrás com a autora (Quem me conhece a fundo sabe do drama que existia entre a autora e eu, rs). Talvez fosse medo de me tornar essa fã que adora seus livros, na qual me tornei.
Vale a pena se entregar às 514 páginas dessa nova obra de Nora Roberts, uma autora tão aclamada e venerada por todos.

Recomendo a leitura com ganas de quero mais!

20 comentários

  1. Ganhei esse livro de presente de natal, ele esta lá me aguardando, não curto muito trama policial mas acho que este vai valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena sim Gigi, até porque o forte da trama é o romance.
      Você vai gostar!
      Beijokas

      Excluir
  2. Nunca li nada no estilo policial escrito pela Nora Roberts, sempre os romances. Porém, eu adoro o gênero e acredito que seria uma leitura gratificante. Gosto também de mocinhas fortes, com personalidade e ainda mais com humor irônico. Aliás, todos os livros dela que li, o humor esteve sempre presente.
    E que grandinho o livro hein, mais de 500 páginas.

    Beijão amiga, Van - Balaio de Livros
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar dessa face da Nora. Toda a história instiga o leitor e a parte policial, como disse na resenha, fica quase em segundo plano tamanho o entrosamento dos protagonistas.
      Beijos Van!

      Excluir
  3. Ah, que bom que você aprovou. Eu adorei esse livro, mesmo achando que a parte policial é meio fraquinha, mas casal principal é incrível.
    Bjks, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprovei e recomendo.
      Amei Dora e Jed, um casal assim vale a leitura de qualquer gênero, rsrs
      Beijokas!

      Excluir
  4. Ei Lena?
    Vc já leu o Mentiras genuínas? se não, vc tem que ler!
    Este esta me esperando, era leitura da semana q vem, mas estou quase lendo ele esta semana hummm.
    Hoje devorando Sedução ao amanhecer, quem diria que podia ser tão bom ser sequestrada por um cigano hehehe.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Li sim, Mentiras Genuínas foi uma leitura deliciosa.
      Te falei que vc ia amar o Sedução ao Amanhecer. E olha, deve ser uma delícia mesmo esse tipo de sequestro, kkkk

      Bjs

      Excluir
  5. OI Lena!
    Eu adquiri o livro recentemente, e não vejo a hora de poder ler \o/
    Confesso que é uma das melhores capas já escolhidas pela editora =D
    Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei a capa, tudo a ver com a história.
      Não esquece de voltar para me contar o que achou da leitura.
      bjs

      Excluir
  6. Oi, Leninha!

    Eu também não sou especialmente fã da autora, apesar dos muitos elogios que já li a respeito dela! Li alguns poucos romances de banca escritos pela autora e, apesar de bons, não foram do tipo "leitura inesquecível"!

    Mas esse livrinho parece bem legal mesmo! Fico feliz que você tenha gostado!

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Náh, meu drama com a Nora foi justamente relacionado aos seus livros de banca, que deixam muito a desejar em vista dos de livraria.
      Depois que comecei a ler as trilogias da diva, me apaixonei.

      O livro é ótimo, vale a pena ler.
      Beijos!

      Excluir
  7. Morro de vontade de ler Norah Roberts, mas faltou oportunidade ainda (sabe como é, é tanto livro maravilhoso para ler .... ai ai). Esse me pareceu muito interessante por ter quê de mistérios a serem desvendados. Gosto disso! Acho que é mais um para minha listinha (que já não é mais tão inha assim) Bjos Leninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você irá gostar da leitura Eri.
      Nora é diva sempre, escreve mistério, romance, policial e nunca perde o dom de encantar.

      Minha lista também já deixou de ser inha faz tempo, kkk
      beijos

      Excluir
  8. Oi, Leninha!
    Romances são sempre bem vindos!
    E sendo da Nora Roberts, então, melhor ainda!
    Um romance com ares de suspense é imperdível!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Leninha, os romances da Nora são sempre bem vindo aqui na minha estante. Nunca me canso deles. Este eu ainda não li e fico feliz que você tenha virado mais uma fã.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a Nora sabe escrever cenas hots como ninguém, esse pra mim é um dos seus pontos fortes, alem da ambientação. Acho que o romance dos personagens principais devem ter uma química incrível.
    Outra coisa, a princípio pensei que o " vilão" seria o mocinho, entende? Ele que seria o vizinho sabe? Kkkk

    #dicaanotada

    ResponderExcluir
  11. Nora sempre arrasando nos seus livros. Amei!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!