O Presente - Cecelia Ahern

Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar.
Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber...
Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

AHERN, Cecelia. O Presente. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2013. 318p. Título original: The gift.  

Prepare seu coração e também os lencinhos! Se você é um leitor emocional que se apega facilmente aos personagens de um livro, você vai se emocionar e chorar lendo O Presente.

Logo de cara você se envolve com o clima de natal presente no livro - não só pela capa linda, como também pela diagramação cheia de detalhes. O espirito natalino está presente em cada momento da trama de uma forma quase mágica.

Não tem como não se envolver com a vida movimentada de Lou, um pai de família completamente voltado ao trabalho e um tanto omisso a todo o resto. Inspirado pelo clima de Natal ele pratica um ato de bondade, e faz uma gentileza a um sem-teto que encontra na rua, chamado Gabe. A princípio ele apenas oferece um café, mas depois de um papo estranho, porém interessante, ele vê que pode tirar proveito daquilo e da perspicácia de Gabe e de sua atenção aos detalhes.

Gabe é um sem-teto bem atípico, ele percebe tudo que se passa a seu redor apenas olhando os sapatos das pessoas. Porém Gabe é bem mais do que parece ser, e depois de contratado por Lou para trabalhar como entregador de correspondência na empresa, ele passa a incomodá-lo de uma maneira absurda. Gabe estava em cada canto, sempre à espreita, parece uma sombra no caminho de Lou.

Um livro que me fez refletir bastante sobre como uso meu tempo. Às vezes temos prioridades que achamos que são indispensáveis para nossa vida, e deixamos para trás as pequenas coisas: um beijo de bom dia, um “eu te amo”, uma troca de sorrisos. Coisas simples, mas que pelo simples ato, tornam nosso dia mais bonito, e podem facilmente mudar nossa vida.

O livro me fez lembrar de alguns filmes que assisti, não vou citar nomes porque senão tiraria a graça da leitura, e se foi essa a intenção de Cecelia Ahern, nos remeter à reflexão, acredito que ela acertou na mistura e nos brinda com uma linda lição e me fez repensar alguns valores. Apesar da emoção que senti ao final da leitura acredito que esse será um livro que infelizmente não irá encantar a todos, a história é muito boa, mas o final pode infligir emoções contraditórias em alguns leitores. Espero estar errada, até porque o espirito de natal está entremeado em cada página.

Gabe e Lou são personagens distintos, porém se veem envolvidos num relacionamento inusitado e que vai encher a cabeça do leitor com muitas dúvidas durante toda a narrativa. Perguntas que vão ser respondidas e elucidadas apenas no final da história, o que me fez verter algumas lágrimas e ficar com aquela sensação de pesar que adoro sentir durante a leitura de um livro.

Uma história leve, tocante e muito bem escrita. Cecelia Ahern tem o dom de encantar com seus romances enternecedores que emocionam pelas lições que nos trazem. Já li alguns livros da autora e é perceptível sua delicadeza na escrita. Ela consegue nos enredar na trama sem se aprofundar muito nos personagens e mesmo assim nos envolver totalmente em suas vidas.

Uma leitura que vai tocar, que vai tornar o seu Natal mais humano. Vai lavá-lo à reflexão de coisas simples, e lhe mostrará uma lição para guardar no fundo do coração e para seguir, é claro.

20 comentários

  1. Amei a capa, tudo a ver com o período de natal... Não conheço a autora, nunca li nada dela, mas ao ler sua resenha, me deu até vontade de tê-lo aqui, acompanhado com uma caixa de lencinhos, sei bem que iria precisar, afinal sou muito chorona... Obrigada pela dica Leninha. Bjão no Core!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você nunca leu nada de Cecelia Ahern? Nem P.S. Eu te amo?!
      Se eu fosse você correria atrás de todos os livros dela e faria u estoque de lencinhos, com certeza você irá precisar.

      Espero que O Presente seja um presente para você.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
    2. Nem P.S. Eu te amo amiga... Só vi o filme msm... ¬¬'

      Excluir
  2. Lena, fiquei curiosa sobre a história.

    Ainda estou abalada pela minha ultima leitura, preciso me recuperar antes de iniciar uma nova leitura com impacto emocional.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar da leitura desse livro amiga.
      Entendo perfeitamente esse seu momento, também fiquei abalada emocionalmente depois da leitura desses livros que você leu.

      Dê um tempo, quando puder leia O Presente, uma ótima dica para ler agora no Natal.
      Beijos!

      Excluir
  3. Esse livro é uma delícia, né?! Perfeito para essa época do ano :D

    ResponderExcluir
  4. Ei Lena

    Eu adoro a autora, estou curiosa para ler mais um livro dela, mas não estou super ansiosa não. Tenho que estar nesta vibe mais tranquila dela rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo a seu tempo!
      Com certeza na hora que você decidir ler vai ser o seu momento.
      E você vai gostar...
      Bjs!

      Excluir
  5. Oi, Leninha!

    Da autora, eu li "P.S. Eu te amo" e gostei muito! Mas vou confessar que não consegui avançar na leitura de "A vez da minha vida" nem solicitei "O Presente" para resenha porque eu realmente não consegui me conectar com a narrativa dela. Vou tentar de novo algum dia, mas não sei, Cecelia Ahern não foi uma autora que me pegou, não. =/

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da leveza da autora em P.S. Eu Te Amo e, embora ainda não tenha lido os demais livros dela, acredito que vou gostar de O Presente. Já estou com ele preparado na fila de leitura, aliás. Fico meio com receio de histórias emocionais demais porque temo que caiam para o piegas e aí sem chance, mas estou tremendamente confiante que não irá por esse lado.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecelia Ahern encanta com sua simplicidade tocante.
      Acredito que você vai gostar bastante da leitura, não esquece de voltar para me contar.
      Beijokas!

      Excluir
  7. Oi Lena!
    Menina, eu adorei esse livro \o/
    Também me lembrei de alguns filmes, mas qualquer nome pode revelar muito da história, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ká, bom é a mistura que a autora fez, e ainda nos surpreende com aquele final.
      Gostei bastante.
      Beijos!

      Excluir
  8. Ahhhh perdi meu comentário >___<
    Eu gostei do livro ♥ parece uma doce leitura, a época do ano é bem propícia também. Espero poder ler logo! se passar do prazo acho que a seguro até o natal que vem ♥
    Bjus bjus!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo para não passar do prazo e que você leia ainda esse Natal, rs.
      Beijokas!

      Excluir
  9. Oi leninha, o último livro da autora eu não gostei muito, espero que este seja diferente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser sim, eu espero.
      Medo só da sua reação quanto ao final...
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!