Pela luz dos olhos seus - Janine Boissard

Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo.
Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão. Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia. Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos.
Apaixonada e convencida de que Claudio não precisará mais dela quando voltar a enxergar, Laura vai embora sem se despedir e sem dar a ele a oportunidade de vê-la. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão? Ou ele vai enfim perceber que sempre lhe faltou o alimento mais essencial à vida: o amor?

“A leitura desse livro é como assistir uma ópera em três atos; nossas emoções vagueiam entre altos e baixos, beirando o clichê, e nos levam enevoados por um caminho sem volta, belo e tocante” é assim que resumo a experiência que foi adentrar nas páginas de Pela Luz dos olhos seus.

Li ótimas recomendações sobre esse livro, e eu já sabia de antemão que ele seria no estilo romance singelo entre uma mocinha e seu ídolo-mor. Uma leitura superagradável, porém com alguns pormenores. Achei a narrativa um pouco confusa, ligeira, truncada e algumas vezes precisei reler uma parte ou outra para me situar na história. (Não sei se ocorreu algum problema de tradução ou revisão, já que não li sua versão original).

Lírico, porém previsível, narrado pelo olhar dos dois personagens da trama. Um tenor que canta o amor e uma assessora de imprensa que se sente perfeitamente bem por trás dos holofotes. Juntos eles formam um casal apaixonante, bem no estilo romance florzinha, do jeitinho que a gente gosta.

Uma vez que esses olhos vão direto ao coração,
saboreemos o amor.
O amor que queima os beijos.

Laura e Claudio são opostos de uma moeda, ela com sua simplicidade e garra, vai conquistando seu espaço junto a esse homem amargurado e ferido, na sua longa trajetória de cura. Não a cura simples, que seria voltar a enxergar, mas a cura da alma ressentida e sofrida desse homem que tem tudo, mas não possui nada.

O livro é dividido em três partes e em cada uma delas conhecemos os protagonistas a fundo - suas batalhas pessoais e o quanto a convivência cega pode alicerçar um relacionamento -, até chegar ao clímax da história.

Apesar de às vezes a leitura ter me parecido truncada ela é bastante prazerosa, rica, rebuscada e lírica, se assim posso dizer.

Um livro que agrega uma legião de fãs pelo mundo e que foi para mim uma leve companhia de duas belas tardes. 
Laura e Claudio são personagens perfeitos um para o outro, apesar de suas diferenças, e que juntos nos brindam com uma bela história de amor, bem amor romântico, com todas as suas nuances.

Vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões quanto à narrativa, já que o enredo com certeza encantará quem o lê.

10 comentários

  1. Ei Lena,

    Vi algumas resenhas dele estes dias e parece ser um romance bem singelo mesmo, no início eu fiquei querendo ler, mas agora já estou achando que não é muito o meu estilo. Vou pensar ainda, mas tem vários da editora que eu quero ler antes rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem romance mesmo, singelo e doce.
      Acho que você vai gostar Nanda.
      Leia seus outros livros e quando estiver a fim de um romance tipo florzinha, pegue Pela luz dos olhos seus e leia.

      Depois me diga o que achou!
      Bjs

      Excluir
  2. Eu tinha colocado este livro na minha lista de #desejados, mas ainda não o comprei. Fui meio que pela capa, ela me conquistou logo de primeira. Lendo a resenha agora, acho que já consigo imaginar o quão apaixonante é a história, pois eu já estou apaixonada <3 Vou apressar a compra dele para poder lê-lo, pois fiquei ansiosa para saber o final. Bjitos Leninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você vai amar Eri.
      Depois volta e me conta o que achou.
      Bjs

      Excluir
  3. A premissa e capa desse livro são lindas. A história parece ser bem romântica e com emoção, essa é a primeira resenha que leio e fiquei curioso. Quando livros e música se misturam só pode vir coisa boa :) Abraços Leninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Clóvis, livros e música... uma mistura perfeita!
      Bjokas!

      Excluir
  4. Oiii, eu li a versão de Portugal e me apaixonei, de um jeito a li novamente e reli de novo.e vou comprar o esse pra comparar.
    Esse está entre os top deste ano, é uma estória simples mas de uma sensibilidade que fez chorar e torcer muito pelo casal.
    Emocionante!!!!
    E olha q me deu ate vontade de reler novamente hihihi .
    ;)








    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber sua opinião quando comprar e ler o exemplar nacional.
      É bom para saber sobre as diferenças na tradução.
      Vou aguardar.
      Beijokas!

      Excluir
  5. Oi Leninha, o título já é apaixonante por si só, pelo menos para mim. Fico muito feliz em saber que o enredo também está fazendo jus ao encanto dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!