Esconda-se - Lisa Gardner

Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram.
Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!

Esconda-se (Editora Novo Conceito, 400 pág.) é o primeiro livro da autora Lisa Gardner que leio, e apesar de não ser o primeiro da série, ele conta uma história com início e final, sem necessariamente precisar ter lido o livro anterior, isso mesmo, este é o segundo livro da série da detetive D.D.Warren e fatos que são citados em Esconda-se é a trama central do livro Alone, ainda não publicado no Brasil. Não entendo o porquê das editoras lançarem séries fora da sequência, seria tão mais fácil ler os livros na ordem em que foram escritos, com certeza alimentaria ainda mais a curiosidade do leitor. 

Mas nos atentando ao livro, acredito que como suspense e mistério ele está aquém do que eu esperava, a história é ótima.

O foco principal do enredo é mesmo o crime, nada de destaques contundentes aos personagens, até achei que a D.D. Warren, por ser a protagonista da série que leva seu nome, seria a estrela da trama, mas sua participação foi quase apagada, outros personagens apareceram bem mais, e nem são os protagonistas. Será que só eu achei que D.D. merecia um destaque maior?!

Vamos falar da história. Com certeza Lisa Gardner sabe bem sobre o que escreve, ela conseguiu enlaçar os personagens e dramas pungentes num emaranhado cheio de lógica e sentido.

O leitor ficará em suspense até as últimas páginas quando o mistério vai se elucidando e criando suas próprias razões. Não tem como não ver a lógica nos fatos e os laços que unem os personagens, o que parecia apenas coincidência se torna algo assustadoramente verossímil.

Uma mulher em fuga, a cena de um crime, um pingente misterioso, uma equipe de policiais treinados investigando o assassinato de seis meninas encontradas num esconderijo subterrâneo em um sanatório desativado... O que esses fatos têm em comum? Nada mais que um livro com uma história superincrível que vale cada página virada, regada com muito suspense e até com uma pitada levemente sutil de romance.

Ainda que a autora coloque sua personagem D.D. Warren como dona dessa série de mistério e suspense, ela é apenas uma peça-chave no desenrolar da história, até porque Bobby - seu detetive e amigo - tem um destaque maior do que o dela na trama.

Lisa Gardner conseguiu amarrar todas as pontas da trama e foi soltando aos poucos, nota-se o conhecimento da autora sobre o universo policial e o desenrolar de provas que se faz numa investigação sobre um crime,  a lógica usada na trama foi muito bem elaborada.

É sofrível os sentimentos dos personagens e a humanização dos mesmos diante dos fatos narrados. E o final, diga-se de passagem; coerente e bem plausível, digno de nota. Todas as peças se encaixaram perfeitamente e é fácil se envolver ao ponto de sentir suores nas mãos e uma inquietação perturbadora ao término da narrativa.

Apesar do gênero policial não ser minha primeira opção de leitura, posso garantir que Lisa Gardner passará a fazer parte do rol de opções de livros neste estilo, na minha longa e incansável vida de leitora.

Espero ansiosamente a publicação do primeiro livro da série, pela Editora Novo Conceito. Curiosa para saber mais sobre o primeiro encontro entre D.D. Warren e seu fiel amigo Bobby Dodge.

Série Detetive D.D. Warren:

1 Alone - Ainda não publicado no Brasil.
2 Hide  (Esconda-se)
3 The Neighbor - Ainda não publicado no Brasil.
4 Live to Tell  (Viva para contar)
5 Love You More (Sangue na neve)
5.5 The 7th Month: A Detective D. D. Warren Story - Ainda não publicado no Brasil.
6 Catch Me - Ainda não publicado no Brasil.

10 comentários

  1. Lena, esse livro é minha próxima leitura. Também não entendo essa necessidade de publicar fora da ordem de escrita, na verdade isso me chateia muito, apesar dos livros não serem interligados pequenos detalhes tem sequencia da vida da D.D.

    Ansiosa para entrar nessa história.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedi Lisa Gardner para ler por sua causa Ju, sua indicação foi mais do que bem-vinda.
      Adorei a escrita da autora e vou ler os outros que tenho aqui na estante.

      Acredito que você vai amar a história.
      Bjos.

      Excluir
  2. Adorei a resenha... Ainda não li um livro dessa série e pelo que to vendo não irei ler... pode até ler individualmente mas sou metódica e gosto de ler na sequencia..kkkk..
    O negocio será esperar sair os outros para comprar na ordem certa!!!
    Mais uma vez parabéns ao blog e a resenha!!!
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thamires, mas olha, acredito que todos os livros serão lançados pela NC, basta esperar saírem todos para você ler. *simples assim*.

      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  3. Oi Leninha, virei fã da autora depois que li Sangue na Neve e Viva para Contar. Não vejo a hora de ler este também.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, você vai adorar. Eu preciso ler os que vc citou, mas agora é a vez da comédia romântica, depois um romance, drama... e assim por diante, rs.
      Beijos!

      Excluir
  4. Ainda não li nada dessa autora, apesar de ter os dois livros da série que já foram publicados por aqui.... Apesar de todos dizerem que não há a necessidade da leitura em sequência, até porque a série não está sendo publicada em sequencia, por tudo o que foi mencionado nessa resenha, tenho lá minhas dúvidas quanto à falta dessa necessidade..... "(...) e fatos que são citados em Esconda-se é a trama central do livro Alone, (...)". Por que a protagonista não obteve o destaque desejado? E como se deu o início da amizade entre D.D. Warren e Bobby Dodge? Apesar de não serem fatos imprescindíveis para a compreensão do livro em questão, dá a impressão de que falta algo.... Por isso, ainda não tive muita vontade de ler os livros da série que já tenho, e acho que não vou dar início à leitura, até poder ler o primeiro volume......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente fica uma dúvida quanto ao desenrolar do livro um, mas acredito que a NC irá lançar em breve o primeiro livro, aí poderemos nos deliciar e saciar nossa curiosidade.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ótima resenha!
    Eu tenho muita curiosidade em relação a esse livro, à essa série, na verdade. Eu adoro romances policias e todo mundo fala muito bem dessa autora. Contudo, só vou ler quando lançarem o primeiro livro. Sério, me dá muita raiva esse desrespeito das editoras.

    bjs!

    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já li o segundo vou esperar ansiosa pela publicação do primeiro.
      Ei Thaís, a Lisa escreve muito bem, instiga a leitura e apesar de fora de ordem os livros podem ser lidos separadamente. Porém nada melhor que ler uma série em sua sequência, né?
      bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!