Para cada leitor um livro... Suspense Romântico.


Hoje o Sempre Romântica tem o prazer de contar com a presença da querida Thaís Gisele, Sweet Lemmon para os íntimos, do blog Uma conversa sobre livros.
Ela nos brinda com um tema superinteressante, o Suspense Romântico. Acredito que muitos leem e nem sabem definir que é um SR.
Vamos saber mais sobre o assunto.

Seja bem-vinda Thaís Gisele!

Suspense Romântico: o gênero de mil e uma utilidades De acordo com a Wikipédia, “Suspense romântico envolve uma intriga ou mistério para os protagonistas resolverem. Até o final da história, o mistério é resolvido e a interação entre o herói e a heroína evoluiu para um relacionamento sólido.” Sim, isto está certo. Analisando friamente, o Suspense Romântico é basicamente isso. Porém, ele é muito mais. É um gênero que mexe com as emoções e onde os finais felizes estão praticamente garantidos. Eu conheci o “Suspense Romântico”, como gênero, através dos livros policiais e de mistério. Mas, poderia muito bem ter sido o contrário. Eu poderia ter chegado ao gênero através dos romances românticos. Não importa. 

O Suspense Romântico é basicamente uma irresistível combinação de ambos. Romance e Ação; Paixão e Morte. É um gênero que mexe com as emoções. Não que os outros gêneros sejam insípidos, longe disso! Mas é somente num Suspense Romântico que você se delicia com uma cena de amor e ainda senti arrepios com as atrocidades de um assassino. 

É Paixão!
É Ação! 

O que me atrai no Suspense Romântico, além de uma quase total garantia de final (eu digo “quase” porque obviamente não li todos os livros do gênero e vai saber se tem algum autor ou autora meio lesado?) é uma certa garantia de revanche, de resolução. É como se, naquele espaço, naquele tempo da leitura, os culpados fossem condenados; sofressem as consequências de seus atos. É um momento de alento. Suspense Romântico é aquele tipo de gênero literário que se “infiltra” em vários outros gêneros. Ou seja, tem para todos os gostos. Pra todos os públicos.  O, por assim dizer, “modelo” mais conhecido de SR é o Suspense Romântico Contemporâneo. Sandra Brown (Álibi, Corte Súbito), Allison Brennan (Se eu Morrer Antes de Você), Erica Spindler (Vertigem) e Lisa Jackson (Calafrios) são algumas das autoras que se notabilizaram por escrever o gênero, ambientando suas histórias nos dias atuais.

Porém, o suspense romântico não faz parte somente do “plantel” dos romances contemporâneos. Existe sim - e é muito bom - o Suspense Romântico Histórico. Amanda Quick é uma das principais autoras nesse subgênero. Mas não é só isso! Existem Suspenses Românticos YA, Paranormais, com vampiros ou sem vampiros e até Sci-Fi! Sim, meus queridos e minhas queridas, a famozérrima Série Mortal nada mais é que um Suspense Romântico Sci-Fi, né? Aliás, Dona Nora Roberts quando não está encarnada como J.D. Robb também escreve uns bons suspenses românticos (Pecados Sagrados é um dos meus favoritos) Tem Suspense Romântico Erótico e tem também suspense Romântico Cristão. Quer gênero mais democrático? Tem pra todo mundo. E tem também mocinhos e mocinhas de todos os tipos.

Sim, no Suspense Romântico podemos encontrar toda a sorte de “uniformizados” (policiais, bombeiros, SEALs, etc), homens da lei (agentes do FBI, CIA), sem contar os advogados, jornalistas, escritores... Ah, e claro que não podemos falar das mocinhas. Elas podem ser intrépidas, misteriosas, sexy ou até mesmo virginais. Isso mesmo, virginais. Afinal, até a Titia Palmeirão já colocou pitadas de SR em alguns de seus romances! Ah, e quando falo de “mocinhos e mocinhas”, isso também inclui livros com “Mocinhos e Mocinhos” e “Mocinhas e Mocinhas”. Sim, meus darlings, existe sim Suspense Romântico com temática slash (gay). As séries Cut & Run , de Abigail Roux e Zero at the Bone, da Jane Seville, são bons exemplos. Mas isso são apenas detalhes. Só detalhes O importante mesmo é que o Suspense Romântico tem o poder de juntar casais. Sim, meus amadinhos e amadinhas do meu heart! O poder de juntar casais numa mesma leitura. Vocês sabem como é, né? Seu amante, marido, esposo, ficante, namorado sempre está reclamando que você só lê romances? Que o que ele gosta é de ação, aventura, sangue? 

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

O Suspense Romântico está aí para vocês. Romance e Ação. Tudo num livro só! É o fim da leitura solitária, sem poder comentar os melhores momentos com o seu amor. Em suma, o Suspense Romântico é um gênero de fortes emoções, que lida com a morte e a paixão. É um gênero que sempre vai ter um livro, uma história, que é o nosso número. E aí, o que vocês estão esperando? Vão logo ler um suspense romântico! Garanto que não vão se arrepender. Pelo contrário, vão se apaixonar.

Fontes: Wikipedia, Goodreads e a memória da Thaís.


Leninha, fiquei muito feliz e honrada em participar de mais um aniversário do Blog! Te desejo toda a sorte e sucesso! Bjs!
Thaís Gisele.

10 comentários

  1. Thaís! Amei sua resenha. Nao leio sempre esse gênero, ams gosto muito dele e quando leio é são momentos de boa leitura garantida!

    Ainda não li Amanda Quick, apesar de ter dois livrinhos dela aguardando na minha estante e a Nora sempre traz esse genero nos livros dela! Passo mal de tanta tensão com ela! kkkk

    Valeu pela dicas citadas no post, anoitei ja entraram para listinha...

    Leninhaaa, esse seu aniversário tá sendo um delicioso presente para nós leitoras!

    Xeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado! Nem preciso dizer que gosto muito do gênero, né? :) O bom é que tem várias opções.
      Amanda Quick é mto legal, se vc gosta de históricos, vale muito a pena a leitura! E Nora geralmente gosta de colocar uma pitada de suspense nos romanes dela, né? Amo! :D

      bjs!

      Excluir
  2. Lena, Leninha, Lenoca!
    Adorei participar! Parabéns pelo blog e muito sucesso!

    bjs! <3
    Thaís

    ResponderExcluir
  3. Thais, seu post está perfeito, adoro um bom suspense romântico, das suas indicações leio Nora Roberts e Lisa Jackson, Sandra Brown tenho na estante mas ainda não li.
    Realmente suspense romântico tem o poder de juntar casais..rsrs...meu namorado lê a Série Mortal em conjunto comigo e posso dizer que é tuuudo de bom.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado! Eu li muito pouco da Lisa, mas do que li gostei bastante. Adooooro a Sandra! Não é? Suspense Romântico ajudando no amor! rs

      bjs!

      Excluir
  4. Ei Thaís,

    Eu adoro o gênero, lá no blog eu chamei de "romance policial" no começo e mantive a tag, mas acho que são termos equivalentes.
    Série mortal com certeza queridinha do gênero ^^
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gênero é ótimo mesmo. São milhões de possibilidades. Bem, lá no blog eu costumo chamar de "romance policial", toda prosa policial, não quando existe necessariamente o envolvimento romântico, sabe?

      Nem me fale da série Mortal! Estou atrasadíssima!

      bjs!

      Excluir
  5. Boa pedida, suspense romântico.

    Publiquei meu livro, se puder dar uma passadinha lá no blog fiz uma matéria sobre. Segue o link abaixo:

    http://www.blogdojoseagenor.com.br/2013/10/livro-o-caminho-do-renascer-jose-agenor.html

    José Agenor

    ResponderExcluir
  6. Suspense romântico é outro gênero de que gosto muito... Adoro um suspense, mas prefiro mil vezes um romance, então, quando quero ler um suspense, sempre dou preferência a esse gênero, pela mistura de ação e romance. Acho que nesse caso a trama me envolve mais....

    ResponderExcluir
  7. Thais, menina... não tinha me dado conta dos inúmeros suspenses românticos que já li. E eles realmente são óóótimos! Junta duas coisas que adoro, num livro só. Que tudo!!!! Tem uma autora que morro de vontade de ler, KAREN ROSE. Os livros dela são totalmente "suspense romântico", ao que parece. Vc conhece? Já leu? Parece ser muito bom!
    Já anotei umas dicas que vc deu, e até tenho alguns deles na minha estante, acredita? Vou pegar um pra ler, hehe!!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!