Para cada leitor um livro... Nora Roberts.


Hoje a blogueira convidada é a querida Rosana Gutierrez, do blog Livrólogos e Nora Roberts Brasil. E claro que o tema não poderia ser outro; Nora Roberts. Rosana é conhecedora e adoradora da autora que a cada dia nos brindam com histórias incríveis e inesquecíveis. Mas para falar com conhecimento de causa...

Seja Bem-vinda Rosana!

Olá!

Nora Roberts é uma autora que sempre causa frisson. Imagine que enquanto você lê esse texto, ela terá vendido pelo menos dois livros ao redor do mundo.

Obviamente não é porque um autor vende muito que necessariamente é tão bom, pois existe toda uma equipe de marketing, uma expectativa que gera interesse no público, mas veja bem, desde os primeiros livros, na década de oitenta , a Nora já mostrava seu talento.

Publicou seu primeiro livro, Almas em chamas em 1981 e no ano seguinte já começou a ganhar prêmios com os livros subsequentes e não parou mais.

Entre 1985 e 1986 ela já havia publicado parte da série Reino de Cordina e iniciado a aclamada Os MacGregors, com sucesso tamanho que teve várias reedições. A Harlequin Brasil acabou de relançar essas duas séries.

Ela vai do contemporâneo ao histórico. E ainda cria a Série Mortal, que é policial e já está no quadragésimo quarto livro, e mantém o sucesso. Desde Mentiras Genuínas (acabou de ser publicado pela Bertrand Brasil), seu primeiro livro a figurar por sete semanas na lista de best-sellers do New York Times, em 1991,  não se passa uma semana sem um livro da Nora nessa lista, além de ter sido a primeira autora a ter uma reedição figurando nessa lista.

Ela é uma escritora metódica, que escreve entre seis e oito horas diárias, acredita que o sucesso vem do trabalho e dedicação. Tanto que ela declara que não faz viagens internacionais para divulgação e autógrafos, para poder se dedicar à escrita e a sua família.

Nos EUA ela ainda faz algumas tardes de autógrafos, mas ela está ultimamente se concentrando só em fazê-las na livraria de seu marido, Bruce, a Turn the Page Bookstore.

Mas ela não é só uma máquina de escrever e ganhar dinheiro, ela se dedica a causas sociais, tendo uma fundação e apoiando outras. Mas também tem uma pousada. Essa mulher não brinca em serviço.

A TV também passa por suas atividades, pois ela teve obras adaptadas pelo canal Lifetime. Aqui no Brasil os filmes passam às vezes, no canal a cabo Studio Universal. Foram nove e nos quatro primeiros filmes ela faz uma ponta, aparecendo rapidamente como um figurante. Mas há alguns anos, outras duas também foram para TV, Santuário e Magic Moments (o livro aqui foi publicado como Mistérios e contém a história Momentos Mágicos, mas é bem diferente do filme). Todos  os filmes são fraquinhos, meio estilo “sessão da tarde”.

Quem não sabe, eu administro o Nora Roberts Brasil e tanto lá quanto no grupo do Facebook, há sempre um assunto recorrente sobre a Série Mortal, além de sempre reclamarem da demora das editoras em publicar livros da diva no Brasil. É sobre adaptação da Série Mortal para as telas e a Eve Dallas, personagem principal da mesma série, ficar grávida.

A Nora já declarou que não tem tempo para escrever um roteiro para a Série Mortal, e prioriza os seus livros, para seus leitores e pelo menos por enquanto não está em seus planos uma adaptação para as telas. E sobre uma gravidez, se Eve engravidasse, mudaria toda a dinâmica da vida dela e de Roarke e também seria um sinal de que a série estaria chegando ao fim e ela ainda não pensa nisso.

Por que amar os livros da Nora Roberts? Ela é uma “pintora de palavras” que descreve a paisagem nos transportando para o local da história, sentimos as texturas, as cores, os cheiros. E os personagens? Tanto a descrição física, psicológica, seus trejeitos, como falam e se portam, é como se fossem nossos velhos conhecidos.

As tramas são bem estruturadas, desenvolvidas de forma magistral e com o passar dos anos percebemos a evolução de sua escrita. Do romance que costumamos chamar de “banca”, que tem uma história mais curta, mais ágil, ao romance mais complexo e longo, ela encanta todo tipo de leitor.

Mas como mencionei, ela evoluiu a sua escrita e ao lermos um de seus livros, reconhecemos seu tom, seu jeito de escrever.

Uma escritora fantástica, que recomendo a todos. Caso não conheça ainda um livro da diva, com certeza entre seus quase 200 títulos há algum que te encantará e o levará a esse mundo de personagens e lugares que Nora Roberts cria e nos transporta.

Uma ótima leitura!

Rosana Gutierrez.

21 comentários

  1. Rosana, adorei o texto.

    Fácil saber porque é minha autora favorita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amo a Nora e viciei minha sogra nas histórias da Diva rs.Tenho que confessar que ainda não li nenhum da série Mortal, um escândalo eu sei, mas assim que possível começo a coleção, pois quero conhecer o Rourke (acho que é este o nome do TDB ;) ) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve conhecer a série, é fantástica. Rssss e o nome do deus irlandês é Roarke. Bjos.

      Excluir
    2. Deve conhecer a série, é fantástica. Rssss e o nome do deus irlandês é Roarke. Bjos.

      Excluir
  3. Ei meninas,

    Muito legal Rosana, eu gosto muito dos livros da autora, mas não sou super fã e não sabia muito sobre a historia dela. Também não li ainda este primeiro publicado e estas séries que vc citou, relançadas pela Harlequin.
    Mortal eu compro tudo, mas só li 2 até hoje hehe.
    O próximo que vou ler será este novo, Mentiras genuínas.
    Eu me assusto com o quanto ela publica rápido novos livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Rosana amei o texto em homenagem a diva. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Amei, pra mim ela é a diva das divas, uma soberana na arte de encantar com sua escrita tão bem trabalhada e competente.
    Eu penso no dia que ela aposentar, o que será de nós?? com certeza vou me sentir órfã...não gosto nem de pensar nesta possibilidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!
    Aliás, eu a acompanho tanto no blog quanto no face. Também gosto muito dela, gosto das tramas bem elaboradas e a escrita é muito boa mesmo; já a Série Mortal é imperdível!!! O Roarke é um espetáculo, tudo de muuuuito bom mesmo!!!!
    Também não li Mentiras Genuínas e estou muito ansiosa pela chegada do meu exemplar!
    E espero que publiquem aqui tudo o que for possível dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não consigo gostar dos livros dela, mas respeito quem goste. Simplesmente não consegui terminar nenhum deles, muito menos achar ela a coisa mais perfeita do mundo escrevendo (acho que tem autores muito melhores). Vi as adaptações e achei até legaizinhas. Apesar de não gostar, acho que uma autora que se dedica assim merece respeito e reconhecimento. É muito dificil se dedicar a escrita desta forma, sei disso por experiencia própria.

    Abçs

    ResponderExcluir
  8. A Nora me faz passar raiva, lança livro como capim e esqueceu que eu não tenho petróleo jorrando aqui em casa pra comprar tudo buáááááááááá
    Marmotas à parte, Diva é obrigatória. Sempre corro atrás pra ler logo :)

    Bacci!!!

    Beta

    ResponderExcluir
  9. Acho Nora Roberts uma autora fantástica e sempre que posso, compro um livro dela. O mais triste é que nunca consigo avançar muito para completar minha coleção.....De todo modo, acho que sua escrita é bastante envolvente e surpreendente. E acho que ela consegue realmente nos transportar para os cenários onde se passam suas tramas com bastante precisão, não importando a época ou o lugar. E não posso deixar de mencionar o quanto seus personagens são bem construídos e caracterizados.... Só posso ficar de queixo caído!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Leninha, obrigada pelo convite, amei! E Noraholics, obrigada por sempre serem tão generosas, acompanhando o site, blog página e nossas maluquices nas redes. bjksss

    ResponderExcluir
  11. Meninas, eu sou Noraholic de carteirinha e de tudo a que tenho direito, rsrs.

    Nunca li nenhum livro mais ou menos da diva, já li mais de 60, inclusive em inglês, e a cada dia me torno mais e mais fã.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  12. Se ela não usar ghost whitter (escritores fantasmas, como vários leitores americanos acreditam) então é realmente digna de admiração.

    ResponderExcluir
  13. Ro adorei o texto e, como leitora assídua do blog e do grupo do face, não esperava outra coisa de você. Também sou fã de carteirinha da Diva e tenho, acho, todos os livros que foram publicados aqui no Brasil e aguardo os próximos.

    ResponderExcluir
  14. Norinha foi meu primeiro amor literário, tanto em romances de banca como os de livraria. Tenho um carinho muito grande pelos livros dela!
    Amei o texto, Ro!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  15. Pra mim os livros da Nora são sinônimos de satisfação garantida...Titia Nora é diva!!! E sabe criar cenários e personagens masculinos como ninguém hahaha ;)

    ResponderExcluir
  16. Como não se maravilhar com os livros de Nora!! Ela é sem dúvidas, uma das melhores escritoras do mundo e tem um talento nato. Amo você e seus livros Nora Roberts! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito dos livros da Nora. Imagino em qual livro da serie a Tenente sera promovida.

    ResponderExcluir
  18. Tenho coleções de nora roberts e cada dia me sinto compelida a comprar mais. Ela nos prende a história e nos faz ser íntimos de seus personagens.

    ResponderExcluir
  19. Eu amo a Série, mas sinto dizer que já passou da hora de ela acabar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!