XVI Bienal do Livro - Rio


Essa será minha primeira Bienal e estou contando as horas para desfrutar do que de melhor um evento desse porte tem para oferecer. Para saber mais, leia as informações a seguir:


* Sobre a Bienal

A Bienal do Livro é o principal evento do mercado editorial e mais importante evento cultural do país. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros - em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento espera receber em torno de 600 mi visitantes; 170 mil estudantes.
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro conta com 950 expositores e uma programação cultural plural, abrangente e sempre atual, que inclui bate-papos, sessão de autógrafos e apresentações de autores nacionais e internacionais.


* 30 anos de Bienal do Livro do Rio

Em 2013, ao evento chega a 16ª edição e comemora 30 anos de sucesso. O SNEL e a Fagga I GL events exhibitions realizam a Bienal desde a 1ª edição, em 1983, que aconteceu no Copacabana Palace.
São três décadas aproximando e estimulando o contato do público com o livro, promovendo a leitura e a educação.


* Edições da Bienal

- XVI Bienal do Livro do Rio – (2013)
Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.

- Alemanha, país homenageado

A Alemanha é o país homenageado da edição de 2013 – realizadas em parceria como o Goethe-Institut. Em sintonia com a Feira de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a presença alemã na Bienal tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.
Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagem, graphic novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão ofercer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro).


* Programação Cultural

- Placar Literário – novidade 2013

Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol.

- Conexão Jovem – novidade 2013

Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.

- Café Literário

E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros.

- Mulher & Ponto

O Mulher & Ponto terá à frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições.

- Autores

Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante).


Para saber mais, visite o site e a Fanpage da Bienal Rio 2013

Site: bienaldolivro.com.br

Fanpage oficial: https://www.facebook.com/bienaldolivro


8 comentários

  1. Eu só queria que a Bienal começasse no final de Setembro... >_<'
    Que a sua primeira Bienal seja uma maravilha!

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei Lena,

    Também na contagem regressiva, só que estou torcendo para a semana passar mais devagar, pq tenho um monte de coisa para adiantar aqui e não está dando tempo rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão pouco tempo para fazer tanta coisa...
      Porém quando estivermos lá vai passar voando, ops, olha só, já é quinta da semana que vem, rs.
      bjs Nanda, nos vemos na Bienal!

      Excluir
  3. Oi, Leninha.

    Nunca participei de uma Bienal por impossibilidade mesmo, como você sabe, mas sempre tive curiosidade em saber como é.

    Espero que se divirta muito por nós duas - seja com os livrinhos, as meninas e os parceiros - e que esta seja a primeira vez de muitas em sua vida.

    Aproveite também para curtir este cartão-postal do Brasil, que minha irmã ama de paixão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Até hoje eu só fui na de São Paulo, duas vezes, sempre tento me programar para ir a do RJ que sempre falam que é o máximo, mas nunca dá certo. Tô só acompanhando as fotos no facebook e comentários do povo que foi ou que está indo para ficar com um pouquinho de "inveja". Quem sabe, na próxima né....

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!