Tag - Sick / ill Book - por Tícia

Essa Tag foi criada em vídeo pelo canal SarawithnH, e o Clóvis Marcelo do blog De frente com os livros o adaptou em forma de texto e imagens. 

Há algumas semanas atrás, a Leninha postou aqui no blog um texto muito legal que mostrava nove doenças literárias e os livros que se encaixavam em cada uma delas. Diante de um trem tão criativo quanto esse, é óbvio que meu lado Scrat tomou conta e lá estava eu saltitante e obcecada para fazer minha própria versão.

Entretanto, é claro que aquela entidade errante que vive em simbiose comigo - o meu cérebro - prontamente jogou uma jacuzzi de água fria no meu entusiasmo porque, segundo a fanfarrona, esta seria uma tarefa impossível de se realizar. O motivo? Bem, é que pra cada moléstia citada, eu tenho pelo menos algumas dúzias de livros que se encaixariam com uma precisão quase obscena.
E diante dessa cruel revelação, entendi que o Cometa Halley daria o ar da graça três vezes pelo Sistema Solar e eu ainda não teria concluído esse post.

Maaaaaaaaas, depois de queimar um pouquinho a massa cinzenta, arrumei uma solução supimpa: entram nessa listinha somente os livros que li recentemente. Ou quase recentemente. Ou em um passado não tão distante.
Mais ou menos isso.
Tudo posto e exposto, vamos então ao que interessa:

1. Diabetes: um livro muito doce, feito açúcar.
Livro doce é o que chamo de livro fofo. Ele me deixa com uma impagável cara de besta e no período em que eu o estou lendo, até para aquele moleque mal humorado da padaria cujo maior prazer é me dar tirada dou um alegre “bom dia”.
Leo – Mia Sheridan
Uma história extremamente romântica e linda, escrita de uma forma muito sensível. Tem drama, aperto no coração, momentos “como assim?” mas, principalmente, há muito romance. Agora, por exemplo, estou aqui digitando com um sorriso aparvalhado na cara, só de relembrar.




2. Catapora – Li uma vez e não vou ler mais
Eu não tenho problema em reler livros porque quando eu gosto, eu nem esquento cabeça com a montanha de títulos esperando sua vez. E geralmente a catapora literária incorpora em mim quando eu definitivamente não gosto da história. Pego birra e não leio nem que o jumento, o boi e a vaca tussam em um acorde perfeito.
A chama e a flor – Kathleen E. Woodiwiss
Eu sei que vai ter muita gente querendo minha cabeça por escolher esse livro, mas a história desse casal - um metrossexual oitocentista e uma Vênus do Paraguai - me irritou profundamente. Achei tudo ruim: os personagens, o conflito, o desenrolar da trama e te juro que só terminei de ler pra afrontar. E pra fazer uma resenha esculhambando geral.
É, sou vingativa.


3. Influenza A: um livro que espalhou feito vírus.
Escolher essa é fácil porque modinha é uma coisa que alastra de uma forma virulenta mesmo. Se um livro dá certo, do nada surge uma infinidade de estilos idênticos que, com o tempo, me deixam profundamente entediada.
50 tons de cinza - E. L. James
Eu não poderia deixar de falar da trilogia 50 tons de cinza, oras! Até resenhei aqui no blog porque, contrariando todas as leis do universo, eu adorei os três livros. Mesmo que você não tenha lido, já sabe do que se trata e isso inclui chicotada pra lá, chapoletada pra cá e uns tabefes camaradas acolá.




4. Período Menstrual – Um livro que li várias vezes e faço com frequência.
Ihhhhhh! Escolher isso é quase impossível já que eu sempre releio os livros de que eu gosto muito. Eu até pensei seriamente em jogar tudo pro alto e o primeiro que acertasse minha cabeça seria o escolhido, mas não rolou... eu ia ser soterrada e hematomas não ficam bem em mim. 
Easy – Tammara Webber
Eu já li Easy no início do ano, no meio do semestre pra comemorar sua publicação e há poucos dias atrás, quando o exemplar tupiniquim chegou em minhas sequiosas mãos. Já estou pensando na quarta vez... acho que pra celebrar a primavera. E depois a quinta, pra lembrar a história porque tenho memória de ameba. A sexta vez, provavelmente será para...


5. Insônia: um livro que me deixou acordada a noite inteira.
Ôxi! Isso acontece direto comigo porque eu sou adepta ao “só mais um capitulozinho” quando o livro é envolvente. E dessa brincadeira surge a cara de maracujá amassado no dia seguinte.
O exorcista - William Peter Blatty
Fiquei acordada a noite toda e tenho certeza que aquela mariposa voando perto da luminária do meu quarto (que não foi apagada nem que o raio a parta) tem pacto com o capiroto. Ou aquela sombra esquisita na janela não era a árvore, mas um Poltergeist que queria me pegar. Mas de tudo, não sou uma pessoa impressionável.



6. Amnésia: um livro que te chamou atenção, mas você não se lembra bem da história.
Essa é a doença que constantemente me ataca já que minha memória dura exatos 2 minutos. Tem uma penca de livros que propago um sonoro “eu li”, mas quando me pedem pra contar a história, recomendo a sinopse.
Lord of Scoundrels (Abandonada em seus braços) - Loretta Chase
Eu sei que o livro é ótimo, mas quase não me lembro da história. Só sei que tinha um mocinho narigudo, considerado feio para os padrões dele, mas delicioso para os meus e também tinha uma mocinha porreta.




7. Asma: um livro que me tirou o fôlego.
Tem uma penca de livros com esse poder sobre o meu sistema respiratório, não tem jeito. E isso acontece toda vez que a trama é boa e eu me envolvo. Se eu mergulhei na história, já era. Só solto o ar depois do “The end” que, de preferência, tem que vir acompanhado por um satisfatório “e eles viveram felizes para sempre”.
Métrica – Colleen Hoover
Este é o livro. Acho que adquiri uma hipocondria literária porque asma foi apenas uma das doenças que me acometeram ao longo da história. Métrica me roubou o fôlego por todos os motivos possíveis e recomendo essa leitura com louvor.





8. Desnutrição: um livro que não alimentou meu cérebro.
Os livros que não alimentam meu cérebro são aqueles que me deixam com cara de paisagem. Não me trazem nada de produtivo e acabo gastando horas de reflexão sobre o motivo de o autor ficar meses escrevendo aquela história.
Coração de bilionário - Ruth Cardello
Tá, tudo bem. Já sei que vou apanhar hoje, mas você há de convir que esse livro é fraquinho. Eu não consegui acompanhar os acontecimentos na história. Tipo, no início do livro, os mocinhos se conhecem, brigam e a mocinha sai batendo a porta. Duas linhas depois, os dois já estavam de caso e voando pra China. Uma página adiante .... plaft! Marcaram o casório. Se tivesse mais um parágrafo, conheceríamos os seus bisnetos e tataranetos.
Meu cérebro definitivamente me ameaçou com um piriri caso eu lesse mais um negócio desses.


9. Doença de viagem: um livro que me levou a uma jornada específica de tempo, local e espaço.
Até agora estou tentando entender qual é a dessa doença, mas vamos lá. Um livro me leva para outros tempos quando ele é bem escrito. Se o(a) autor(a) faz a coisa bem feita, é fácil vivenciar o ‘onde’ e o ‘quando’ propostos na história.
Julgamento mortal – Nora Roberts.
Escolhi esse porque foi o último da série Mortal que eu li, mas todos fazem você viajar. O negócio é tão bom que é impossível a gente não se transportar pra Nova Iorque de 2059 e imaginar carro voando, telelink, autochef, andróide e etc. O Roarke? Ah... O Roarke é outra história... *-*




Bem, é isso.
Fica aí a dica dos livros, alguns bons, outros desgracentos.
E vou terminar fazendo a mesma pergunta da Leninha: já fez sua listinha?
 ; )

27 comentários

  1. Amei o post. Acho essa tag o máximo, hahaha. Super legal. Eu recomendaria Cinquenta Tons de Cinza como vírus também porque ele se espalhou rapidamente e porque continua se espalhando. A cada dia surgem novos livros eróticos e acho que ele foi o grande "chama" pra que isso acontecesse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      essa tag é muito legal, né? Tb adorei.
      Verdade, 50 tons popularizou o erótico, embora esse estilo sempre tenha existido por aí.
      Agora tá geral lendo. rsrsrsrs
      bjoooo

      Excluir
  2. Adorei essa tag!!! Pretendo responde-la em vídeo, adoro as respostas do pessoal, e as tuas foram excelentes!
    Um beijo.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ká,
      valeu!
      Quando vc fizer sua versão, dá um toque aki e eu vou lá ver suas escolhas. ; )
      bjoooooo

      Excluir
  3. Tícia, eu acho essa tag super bacana e como você também tive dificuldade para poder escolher apenas um livro em cada categoria ><

    Menina, consegue acreditar que não li NENHUM livro da sua lista?! Sério, nenhum mesmo...
    O que mais me impressionou foi Easy dentre suas releituras... o livro é super novo e você já o devorou várias vezes! hahahahaha


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, nanie...
      nem me fala. Eu tive que usar o critério do "lido recentemente" pq simplesmente não deu.
      Não leu nenhum? Leia, mulé. Mas só os bons!
      Sobre Easy, eu li quando não tinham publicado aqui ainda. Adoooooro esse livro.
      bjoooooooooo

      Excluir
  4. Adorei o post. Ainda não li Cinquenta Tons de Cinzas,mas com esse vírus se espalhando não vou resistir, hshshs. Eu recomendaria também Slyvia Day, é uma excelente autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edu,

      Eu tenho um problema sério. Quando tem excesso de um mesmo estilo sendo publicado (lembra da onda de vampiro?), eu pego birra e enquanto não diminuem a demanda, eu não leio. É o caso dos eróticos. Tô com um aqui que comecei a ler e não tô conseguindo continuar justamente por isso, é uma luta.
      O da Sylvia, ainda tô resolvendo, deixa eu criar coragem. kkkk
      bjoooooooooo

      Excluir
  5. Muito divertida a lista, vou pensar na minha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi And_Black,
      faz sua lista sim e depois passa aqui e divide com a gente. Adooooooro ver a lista das outras pessoas.
      bjooooooooo

      Excluir
  6. Tricia, adorei seu post. Vou ler alguns dos livros de sua lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana,
      que bom que ajudou. Esses que eu falei bem, são livros que adoro. Já os que eu esculhambei, eu não recomendo de jeito nenhum. kkkkkkkkk
      bjooooooooo

      Excluir
  7. Ei meninas,

    Estou ensaiando de fazer um vídeo com esta Tag tem meses, mas o canal está parado porque não arrumo tempo para gravar aff.
    Adorei o jeito como vc escreve, dei risada com o moço da padaria kkk, acho que ainda não tinha lido suas colunas por aqui, normalmente fico nas resenhas da Lena, confesso. :P

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      obrigada. ; )
      PoiZé, deixa aquele padeiro me pegar de TPM. kkkkkkkkkk
      Faz o vídeo com sua listinha e depois passa aqui e dá um toque.
      bjoooooooo

      Excluir
  8. Olá Tícia. Bom saber que a Tag está se propagando e as pessoas estão fazendo suas próprias listinhas. Ainda não li nada do que você indicou, mas conheço algum desses livros; sorri demais com seu estilo de escrita e tiradas literárias. Muito bom!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clóvis,
      obrigada! ; )
      então vc que é "o homem da lista"?
      Adorei essa tag, muito divertido. Mas vc sabe que eu pensei em mais algumas doenças? Mas acho que não seriam lá muito politicamente corretas. rsrsrsrs
      bjoooooooooo

      Excluir
    2. Sim Tícia, sou eu. :) haha
      Pois acho que você deveria pensar numa nova lista de doenças e criar a Tag "Sick/Ill book Volume 2!" Eu ficarei muito contente em fazer, mesmo sendo politicamente incorretas (Olha lá hein! rsrs). Beijos.

      Excluir
    3. Adorei o "Sick/Ill book Volume 2!" kkkkkkk
      Ih.... é pq vc não conhece os troços politicamente incorretos que derivam de mim. É bom nem tentar. kkkkkkkkkkkkk
      bjooooooo

      Excluir
  9. Oi Tícia!
    Adorei essa tag!!
    E rir com suas dicas e não dicas, alguns eu concordo outros nem tanto, e alguns nem conhecia, vou começar a fazer minha listinha também das doenças literárias =D.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PAtyyyyyy,
      essa tag é boa, né? Tb gostei muito. O problema é escolher os livros, |Ô luta!
      Faz sim; mas depois me fala, hein? ; )
      bjooooooooo

      Excluir
  10. Oii estava me perguntando “Onde andas a Tícia ?????”
    Eu pagava pra vc escrevendo esse post deve ser um tal de caras,bocas e caretas, pra lá de divertido ....rsrs

    Adorei a descrição do O exorcista, mariposa x capiroto ....rsrsrs só tu mesmo.

    Fiquei tão tentada q fiz minha listinha , na verdade já tinha pensado em fazer quando vi o post da Leninha mas acabei por esquecendo.
    Diabete: Flores na Tempestade ,pensa em um livro doce mara.
    Catapora: Como eu era antes de você, não releio esse e nenhum outro nesse estilo é pura depressão.
    Influenza A: Série Crepúsculo, meu 1º contato com os vampiros q tanto amo.
    Período menstrual: Sob o olhar do amor, acabei de ler a 3º esse ano.
    Insônia: Questão do coração, nunca odiei tanto um personagem como Nick quase desenvolvi ulcera nervosa rsrsrs
    Amnésia: acabei de ter um lapso e não lembro de nenhum rsrs
    Asma: A viajante do tempo , não poderia faltar, esse me tira folego pela estória e por Jamie aiaiaia.
    Desnutrição: Príncipe sombrio, uma verdadeira e enorme ¿
    Doença de viagem: Código da Vinci, como não querer ir correndo a Europa depois das descrições deste livro.

    Ah, e mais uma coisinha o Roarke tb é meu tira o zoião ...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LÔra!
      e o pior é que as caras que eu faço quando estou escrevendo são medonhas MESMO! kkkkk
      Adorei sua lista.
      Esse Flores da tempestade e Sob o olhar do amor, eu tô doida pra ler, tão na lista.
      Questões do coração dá vontade de sovar o personagem? Mas tá danado, hein? Ultimamente tem uma penca de personagem que se tornaram persona non grata pra mim.
      Quase coloquei Príncipe sombrio na desnutrição tb, mas o Coração de bilionário conseguiu superar.

      Escolha suas armas, seus padrinhos e o local... eu não divido o Roarke!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      bjoooooooooo

      Excluir
  11. Tícia e sua incrível maneira de me fazer rir até com palavras e momentos que desconheço. XD
    1 - Poucos livros me deixam num estado de fofura total até com os chatos da minha rua. u.ú'
    2 - Não conheço o livro, autora nem nada, só sei que adoro quando você esculhamba livros que desconheço que assim eu não fico chateada. HSUAHSUAHS
    3 - e uns traumas pra tratar. Christian é sensacional e fiquei muito feliz com a febre dos "eróticos" no Brasil. Afinal de contas eu dependo dos grupos de traduções pra ler a grande maioria das series e histórias porque não ganham/ganhavam espaço aqui.
    4 - Sério que você já releu três vezes? Hm.. então é mais uma motivação pra eu ler!Vi algumas resenhas não tão positivas sobre a história.
    5 - Não queria nem ler o que você achou desse livro. HSUAHSUAHS A capa é medonha, cara!! X_x Eu sou bastante impressionável, medrosa, ou o que queira pensar.. Tenho medinho do filme Sinais e 6º sentido até hoje não importa quantas vezes passe na tv ou pior, a minha mãe resolva colocar o dvd. XD
    6 - Bate aqui, Dory o/ Sofro dessa mesma doença. x_x' Infelizmente li muitos e-books que nem lembro o nome dos títulos pra atualizar o meu skoob pra não acontecer de pegar o mesmo e-book ou o livro físico(quando publicados aqui no Brasil, né?XD) e só no terceiro capítulo lembrar que li. =/
    Essa série eu li mês retrasado e não lembro o nome dos personagens, só sei que gostei bastante! KKKKK
    7 - Métrica entra na lista assim como Easy. Eu só vou deixar Métrica me esperando mais do que eu faço com todos os outros livros não comprados por falta de verba, porque ele tem continuação, certo? E como eu tenho memória de elefante prefiro esperar todos os lançamentos. u.u
    8 - HSUAHSUAHSAH Coração de bilionário é assim? Se achar o livro viajante dele, leio, se não.. deixa pra lá. Obrigada por retirar um livro da minha lista de desejados.. Agora imagina se eu gostar do livro depois desse pequeno resumo?
    9 - A série Mortal ainda não terminou ou sim? Tenho um livro da Nora que tá parado faz tempo por pura falta de interesse.. não sei se vou gostar tanto da escrita quanto todos parecem gostar. =/

    Resposta a pergunta: eu não sei se consigo fazer essa lista por ter que colocar apenas 1 livro e ter uma quantidade incrível de livros que eu sei meu sentimento e não consigo de jeito nenhum classificar nas doenças. VÁ ENTENDER x____X' Sei lá.. vai que um dia eu consigo fazer? .-.
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin,
      que bom que vc ri comigo. A gente tem é que rir pra não chorar, né? kkkkkkkkkkk
      Adorei seu comentário.
      Sobre o Easy, pode ser que vc leia e não goste. Já vi muita gente que não gostou. Eu adorei, achei a história ótima, mas gosto é pessoal, né?E quando a gente vai ler o livro com expectativa alta, fica mais complicado ainda.
      Métrica tem 3 livros. Nem me fala de série... esperar a continuação é horrorível.
      A série MOrtal tá longe de acabar. Lá nos EUA tá no livro 37º ou algo assim. Já aqui no Brasil, acabaram de publicar o 20º.
      Consegue fazer a lista sim, Yasmin. Faça como eu, use um critério. Eu selecionei só os mais recentes. Isso pode ajudar. ; )

      bjooooooooooo

      Excluir
    2. Sim! Eu fico cansada de chorar da vida.. posso pelo menos rir com as resenhas e mais ainda quando leio os livros resenhados quando lembro de alguma expressão sua. HSUAHSAUSHA
      Que horrível! 37 livros publicados? :o
      EU não consigo por enquanto pegar uma série desse tamanho pra acompanhar.
      Já tenho IAN, Carpátos, Os Sentinelas e outras mais. xD
      Eu estou pensando em Easy e Métrica cada dia mais.. vamos ver se na Bienal eu não acho uma promoção irresistível maior que aquela da Saraiva onde tão a 17 reais?XD
      Beijos!
      Obs: é YasmiMMMM .-.
      www.nyasmim.blogspot.com.br

      Excluir
  12. Oi Ticia,
    Adorei a tag. Eu também li o Exorcista, morro de medo do livro e do filme, toda vez que passa na tv e já li ele 3 vezes eu não consigo dormir. Mesmo com medo é o meu livro de terror preferido, quando leio ele, eu não consigo parar. O livro eu peguei emprestado na biblioteca da minha cidade ,mas quero ter ele na minha coleção estou procurando em sebos.
    Agora eu sou como muitas que pegou o virus do 50 tons. Não vou negar que gostei dos livros, mas acho que tem outros melhores nesse genero.
    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!