Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Abrindo com chave de ouro, apresento-lhes a primeira resenha da nova colunista Paty. Espero que apreciem, assim como acredito que ela tenha apreciado a leitura.

Com vocês...

Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.
O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



Como eu era antes de você é um desses livros que nos fazem refletir sobre muitos aspectos da vida, e pensar em reavaliar nossa opinião a respeito de muitos tabus impostos pela sociedade nos dias de hoje.

Primeiramente, o que posso dizer a respeito do livro é que ele retrata a vida, tanto o lado bom como o ruim, que nem sempre é tarde ou muito cedo para desistir.

Esse é o segundo livro que leio da autora Jojo Moyes e posso dizer que existe um amadurecimento em seus personagens e uma empatia inerente neles que não tem como você não entendê-los ou compreendê-los, apesar de que, em determinado momento você não concorde, com suas ações e decisões.

Como eu era antes de você é um livro que te leva do riso ao choro em questão de segundos, que te emociona, te faz sorrir e torcer pelos seus personagens principais.

No decorrer de 320 páginas, nos vemos envolvidos com os dramas e anseios dos seus protagonistas e nos apaixonamos por sua história.

Will era um jovem bem-sucedido que praticava esportes, tinha uma vida bem agitada quando foi atropelado e viu sua vida mudar totalmente ao tornar-se tetraplégico.

Louisa Clark, uma jovem de 26 anos, não tem muitas ambições e não espera quase nada do futuro.  Desempregada, consegue emprego como cuidadora de Will - um jovem raivoso, irracional que não consegue se adaptar à sua nova realidade. Louisa e a mãe deste - achando que podem mudar seu modo de encarar a vida -, mal imaginam que ele também terá efeitos na vida e no modo de pensar de Louisa.

Uma historia encantadora, com personagens fictícios tão reais, que não tem como você não se identificar ou pensar que já conheceu uma pessoa assim; não rir e não chorar, não se encantar com eles e com personagens secundários como a família de Louise e, claro, não torcer pelo romance entre ela e Will.

Jojo Moyes, nos passa um retrato fiel da vida de um tetraplégico com todas suas minúcias e nuances, nos relata seu dia a dia, suas dificuldades, lugares adequados e inadequados para pessoas portadoras de deficiência, com muito realismo e clareza, claro que de forma crível na obra. Durante 320 páginas, você tem um vislumbre do que é ser deficiente com suas alegrias e tristezas, com suas vitórias e conquistas. E também fala de um tema muito atual: o desemprego e a crise financeira que assolou o mundo nos últimos anos.

Um romance que indico para aqueles que gostam de se emocionar e refletir; e que gostem de livros que falem da vida.

Uma novidade para quem se encantou com o livro é que em breve ele vai para o cinema. De acordo com o blog português Mil Estrela no Colo, a MGM comprou os direitos de adaptação, então é só esperar para podermos ver Louise e Will nas telonas.


37 comentários

  1. Olá!
    Li esse livro recentemente e super indico também!
    Ele é lindo porém muito emotivo, chorei muito e muito e não tem como não se envolver. Ótima resenha, parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, muito obrigada!!!
      Como eu era Antes e um livro muito emocionante, e quase impossível, não se emocionar. Nem quero imaginar o quanto agente vai chorar se for para os cinemas.
      Bjs

      Excluir
  2. Pat, sua fofa

    To correndo de livro emotivo............. runnnnnnnnnnnn kkkkkk

    Linda sua resenha

    Parabens pela estreia neste blog que é o meu 'lindoso' do coração.

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor, muito obrigada!!!
      Eu também não só muito fã de romance emotivos não, mas as vezes e bom sair um pouco da nossa zona conforto, que agente pode se surpreender.
      Bjs

      Excluir
  3. Achei esse livro excelente!!!!! Além de trazer à baila um tema bastante controverso, aborda perfeitamente os sentimentos e emoções, as inúmeras dificuldades de alguém que se tornou tetraplégico.... A dependência constante, a falta de estrutura nos estabelecimentos para receberem cadeirantes, a postura das pessoas frente à deficiência, etc.... Realmente foi uma leitura prazerosa que me fez rir e chorar e refletir muito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana e verdade é um livro comovente, e os personagens não tem como não torce por eles, o Will me lembrou muito os personagens de livro de banca, arrogante, rico e bonito. Adorei
      Bjs

      Excluir
  4. Eu comprei esse livro no Submarino e estou doida para ler. Parece ser bemmmm emotivo então estou preparando os lencinhos. Acho que a narrativa também irá me agradar.
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente prepare os lencinhos para se emocionar, e um livro lindo. Não tem como começar a ler e parar...
      Bjs

      Excluir
  5. Paty,
    Mas eu não leio esse livro nem que o rai o parta!!!!!!!
    Eu já sei que vou chorar horrores, ficar deprimida e, obviamente, querer ir até a autora acertar as contas com ela.
    Assim, pra evitar tantos dissabores, risquei ele da minha lista! kkkkkkkkkkkk

    bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ticía, antes de ler o livro, eu fiz um erro crasso, li o final, e pensei como vc, mas como não deixo de ler livros que compro, li e adorei.
      Não existe livros ruins, existem escritoras ruins.
      Não tire ele da sua lista, de uma chance com certeza vou vai adorar!!!
      Bjs

      Excluir
    2. Tícia não leia o melhor leia pois ia adorar ver sua opinião!

      MAS!!!!tenha em mãos uma caixa gigante de lenço ao lado,
      esse livro meu deu depressão ,
      comprei logo q saiu pois tinha acabado de ler Sob O olhar do Amor da Wook,( que eu super indico para toadas a românticas de plantão) na verdade li em um dia e reli no dia seguinte tanto q gostei da livro.

      E esse mal chegou agarrei o bendito e chorei, um rio de lagrimas quase afoguei meu marido rsrsrs demorei uma semana pra ficar normal, o meu normal veja bem rsrsrs.

      Ele é tão realista e não quero essa realidade nas minhas leituras , depois deste estou correndo de livros neste estilo.

      Bem vinda Paty e parabéns pela resenha.

      Bjocas

      Excluir
  6. Olá Paty, eu poderia deixar de passar por aqui e prestigiar a resenha de uma amiga especial, né rs.
    Parabéns, vc resumiu de forma objetiva a grandeza de uma história cativante, emocionante e cheia de lições de vida. Muito embora a narrativa terra um ingrediente agridoce, não há como se deslumbrar pela contundente carga emotiva dessa notável escritora.
    Aguardando seus próximos comentários.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizzy, muito obrigada!!
      Como eu era antes de você é um livro como a vida, as vezes doces, as vezes amarga.
      Adorei.
      Bjs

      Excluir
  7. Oi, Paty.

    Acho que fui a única que não chorei lendo este livro.
    Claro que me emocionei em algumas partes, mas foi tão crível e previsível que senti na pele todas as emoções do personagem.
    Estou lendo um cujo tema é a tetraplegia. Mostra todas as dificuldades, superações, preconceitos e discriminações sofridas por qualquer deficiente. Tudo é muito crível!
    É lindo, romântico, tocante e uma lição de vida.
    O Henri é maravilhoso, mas a Carol está me irritando ao cubo!
    Só lendo mesmo p/ você entender a minha RAIVA!
    Ele a ama demais, mas ela não o merece! Já estou na reta final p/ ver no que vai dar.
    Diferente deste, tem final feliz!
    Vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, qual e o nome desse livro, fiquei curiosa.
      Realmente tem livros que, alguns personagens nos irrita muito, ainda bem que o mocinho contrabalancear, tem livros que nem o protagonista salva, da vontade bater na autora kkk.
      Agora Como eu era Antes de você foi o primeiro livro que li, que autora realmente mostrasse todos os problemas de um tetraplégico, e quando comprei o livro pensei que o fim fosse diferente, apesar disso adore.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi, Paty.

      O livro que mencionei é nacional "ENTRELACE: Caminhos que se cruzam ao acaso", da escritora Diana Scarpine.

      Também torci por um desfecho diferente no livro da Jojo Moyes, mas já previa o que iria acontecer. kkkk.

      Sobre deficientes p/ andar tem poucos livros com essa temática. Li muitos sobre deficiência visual e são lindos também, entre eles: Luz da minha Vida, da Glaucia Santos, e De Amor e Destino, da Aline Negosseki Teixeira.

      Beijos.

      Excluir
    3. Oi Carla,

      Mais livros pra minha lista enorme rsrs, nunca tinha lido livros com essa temática de tetraplegia, mas adoro livros que a protagonista ou protagonista, tenham deficiência tanto visual ao auditiva, já li alguns, mas o livro que mais me encantou foi Canção de Annie da Catherine Anderson, a historia é linda, e uma pena, que autora ainda não foi lançada aqui no Brasil. Dessa autora também tem um livro que a protagonista e cadeirante ainda não li, mas dizem que maravilhoso o nome dele é Amor à Primeira Vista, só tem em Portugal o que uma pena, as editoras brasileiras não trazem essa autora maravilhosa para o Brasil.
      Bjs

      Excluir
    4. Obrigada pelas dicas Patricia, baixei A Canção de Annie e achei um site com vários livros dela p/ download http://whenimalone1.blogspot.com.br/2013/07/serie-kendrick-catherine-anderson.html
      Bjs

      Excluir
    5. De nada Flavia.
      Boas leituras, Catherine Anderson e uma ótima escritora.
      Bjs

      Excluir
  8. Acho muito bacana livro que faz a gente se emocionar, ja chorei muito lendo livros e não me importo. Ele já estava na minha lista para comprar, agora já tô querendo logo. Que excelente notícia o livro virar filme, vai ser lindo com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Eritania você vai adorar Como eu era Antes de você, porque é um livro emocionante que te faz reavaliar, vários pontos de vista a respeito da vida.
      Bjs

      Excluir
  9. Paty, eu já li esse livro... Eu gostei, mas não do Will. Tive MUITA, mas MUITA raiva do Will. Porque ele optou pelo caminho mais fácil, sabe?!
    ...
    ..
    .
    [SPOILER PARA QUEM NÃO LEU]
    .
    ..
    ...
    Ele é lindo, rico, bem-sucedido! Ok, sofreu um acidente que o debilitou, mas quer saber o que eu acho?! Ele ainda poderia realizar algum tipo de trabalho - ainda mais depois que descobriu o tal software. Não precisava trabalhar oito ou dez horas por dia, mas uma ou duas - apenas para ser útil. Além disso, tem muito dinheiro, que poderia ser investido em boas viagens, em aparatos tecnológicos para auxiliá-lo em sua vida.
    Mas não.
    Ele decidiu que se ele não poderia mais ser o cara perfeito que fora até o acidente, ele não queria ser ninguém.
    Ele minimiza a vida e todas as pessoas que não são perfeitas no mundo! E nem estou falando só da deficiência, mas de todos os aspectos.
    No final das contas, eu gostei sim do livro, mas detestei o Will com todas as minhas forças, porque ele tem a mente pequena.
    Ah, desculpa pela raiva >< É que o Will me tira mesmo do sério!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanie, Como eu era Antes de você é um livro muito polemico, apesar de não concorda com a decisão dele eu entendo porque ele a tomou, e sinceramente não achei ele fraco.
      Um lado bom do livro e que autora mostrar dois lados, tem pessoas que realmente conseguem viver com sua deficiência é são felizes, mas será que todo mundo pensa e vai agir da mesma forma, acredito que não.
      Acredito que só a pessoa que passa, sabe o que sente e como sente..
      Eu adoraria que o fim fosse diferente, mas não vi como isso poderia ser possível.
      Bjs

      Excluir
  10. Bem vinda, Paty!
    Compartilhamos as mesmas emoções com a leitura desse livro.
    E, adorei saber que ele terá a sua versão cinematográfica.Assim, como adorei a sua resenha!
    Parabéns,
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli, muito obrigada!!!
      Que bom que compartilhamos a mesma opinião, o livro e emocionante, e nem quero imaginar o quanto vou chorar ao ver o filme.
      Bjs

      Excluir
  11. Esse livro deve ser muito bom.Um autor colocar no centro do romance um personagem deficiente é algo que falando sinceramente,muitas pessoas,agem como se não existisse.Na maioria dos romances,os interesses românticos das mocinhas,são do tipo perfeitos fisicamente(não que isso seja ruim haha) enquanto esse livro mostra que na realidade,as coisas nem sempre são assim
    Eu ando procurando um livro que me faça chorar,algo que não consigo encontrar,mas acho que esse livro seria uma ótima oportunidade,além do que,como você mesmo disse,é um livro que nos faz refletir
    Adorei a resenha,bjs
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e bem difícil achar livros, que os protagonista são deficientes, eu adoro esse tema. Como eu era Antes de você e um livro ótimo para se emocionar e refletir. Acredito que você vai adorar.
      Bjs

      Excluir
  12. O meu exemplar chegou sexta passada aqui em casa :D E já estou me preparando para a leitura, todos se emocionaram e eu espero estar bem relax quando for ler.

    Mentira que vai ter filme????? o.O Gostei da notícia ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jheyscilane.
      De acordo com o Blog Mil estrela no colo, vai ter o filme, agora e só aguarda para ver Will e Louisa nas telinhas.
      Bjs

      Excluir
  13. Amei saber q vai virar filme!!
    É um livro q eu quero muito ler, amei a resenha e no grupo de livros q eu participo esse livro é super bem comentado, quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaynara com certeza você não vai ser arrepender, o livro é ótimo.
      Bjs

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O livro mais lindo que li esse ano!
    Já vou começar A última Carta de Amor porque amei o estilo da autora!
    Já o filme não me interessa muito porque os filmes acabam com as minhas fantasias em relação ao livro rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia!
      O livro é lindo mesmo, ainda não sei se vou filme porque aposto que vou me emocionar muito...
      Bjs

      Excluir
  16. Simplesmente amei esse livro! Amei,amei mesmo! :'( chorei rios com essa história e definitavente se pudesse entraria nessa história para tentar mudar o final! Will, Lou, apaixonada por personagens maravilhosos como esses!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, também adorei o livro, e adoraria que final fosse diferente também. E só não chorei pq foi no final, e não tive que pensar muito sobre isso. kkk
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!