Novelas Mexicanas - A Madrasta


A Madrasta (La Madrasta) foi uma telenovela mexicana produzida pela Televisa. Foi exibida pelo SBT no Brasil de 16 de maio a 28 de outubro de 2005, às 15 horas.

A história da trama começa com uma tragédia que põe fim a uma viagem de um grupo de jovens amigos. Maria (Victoria Ruffo) ouvindo o disparo de uma arma, vai verificar e encontra sua amiga Patrícia morta. Na confusão, Maria é pega com a arma na mão e é considerada culpada pelo assassinato e condenada à prisão. Seu marido, Estevão (Cesar Évora), um importante homem de negócios, não acredita em sua inocência e quando voltam para cidade do México se divorciam. Ele compra o silêncio das pessoas que foram viajar junto com o casal e inventa para seus filhos que Maria morreu em um acidente.

Vinte anos depois, Maria ganha a liberdade por boa conduta e retorna a capital com sede de vingança. O que ela mais deseja é recuperar seus filhos, Heitor (Mauricio Aspe) e Estrela (Ana Layeska). Todos se espantam com a volta de Maria que informa a presença do verdadeiro assassino, conhecido de todos.

Maria se casa novamente com Estevão para ter de volta o carinho de seus filhos. Mas isso não será fácil, já que eles a consideram como A MADRASTA que veio para usurpar o lugar de sua mãe morta. Estevão ainda tem um terceiro filho, cujo a mãe não revela, Angelo (Miguel Ángel Biaggio) é um jovem muito inseguro e Maria irá aceitá-lo de imediato, tratando-o com muito carinho.

Pouco a pouco, Maria vai ganhando o amor de seus filhos sem revelar que é a verdadeira mãe deles. Ela vai ajudar Estrela (Ana Layeska) a deixar de ser uma menina superficial e volúvel e a compreender que de seus dois “casos”, Carlos (Sergio Mayer) e Greco (José Luis Reséndez), quem a ama de verdade é Greco, um jovem bom e humilde, pois Carlos somente se interessa pelo dinheiro da família.

Heitor é um jovem arrogante. Sua vida muda quando conhece Viviam (Michelle Vieth), que foi companheira de Maria na prisão. O rapaz irá se apaixonar por ela. Maria se encontra em uma encruzilhada, pois se dá conta de que segue amando seu marido e que é correspondida por ele. Maria passa a ser forte e começa a enfrentar Alba, como uma mulher sem escrúpulos capaz de tudo para recuperar 20 anos perdidos, o que espanta a todos. A doce e bondosa Maria deu lugar a uma mulher cruel e decidida, com sede de vingança!

Curiosidades:

* Em 2007, a Televisa reprisou a novela, porém, gravou novas cenas para a reta final. Nesse novo final, o assassino não é revelado ao público até o penúltimo capítulo, aguçando a curiosidade de todos.
* O casal Maria e Estevão caiu no gosto do público, ganhado grande destaque para Victoria Ruffo e César Évora, inclusive no Brasil.
* Televisa produziu um especial (de uma hora e meia), mostrando a vida dos San Román 10 anos depois da última cena do último capítulo.


Minha Opinião:

A Madrasta foi uma novela atípica por seus personagens maduros e com uma carga emocional crua. Por ter passado no horário da tarde teve pouca audiência, até porque a protagonista não tinha apelo, aquilo que chama a atenção aos apaixonados pelas novelas mexicanas, acostumados com lindos protagonistas que buscam o amor.
Aqui temos um casal sofrido, uma mulher que procura culpados pelo crime pelo qual foi acusada, e busca também aceitação, ela quer sua vida de volta.
Bem mais densa do que as novelas da época, A Madrasta foi, em minha opinião, muito boa e encantou pelo tema vingança apesar do amor.


Fontes de pesquisa:

http://www.arquivosbt.com/2010/10/relembre-novela-madrastra.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/La_madrastra


24 comentários

  1. Comecei a ver, mas se eu não me engano nessa época ainda estava estudando então nem deu pra ver ela completa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena Simone, quem sabe um dia repete não é?
      SBT é imprevisível.
      Beijokas!

      Excluir
  2. Vão reprisar pela milesima vez Marimar... Tio Silvio podia mudar um pouco a dobradinha Thalia x Thalia! Essa eu não vi, mas agora fiquei louca para assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marimar de novo, ninguém merece!
      Tanta novela boa pedindo para ser reprisada e nada do Tio Silvio dar uma chance.

      Fazer o que né?
      Uso meus posts de Novela Mexicana para tentar matar as saudades.
      Queria tanto assistir novamente Amor Real, Salomé e quem sabe ver uma inédita tipo, Alborada.

      Sonhos...

      Excluir
    2. Tá ficando sem novela boa pra resenhar , né?
      Tem que passar novas para a gente ter ótimos posts como esse.

      Excluir
    3. Pois é, daqui a pouco vou postar novela que nem assisti, tamanha a vontade de vê-las na TV, kkkk

      Obrigada pelo "ótimos posts", faço o que posso.

      Beijos!

      Excluir
  3. Não assisti, espero que seja transmitida novamente ;D,mas gostei do resumo apresentado aqui,me proporcionou uma noção da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que você gostou. Todos torcendo por uma reprise, vai que rola!
      Bj

      Excluir
  4. Leninha, sua mexicanessssss kkkk

    Sabe q assinei o Netflix so pra rever algumas novelas, dentre elas estava a Madastra, mas eles tiraram acredita? Mas ainda tem Maria do Bairro, Marimar, Rubi, Zorro (muito 10!),cafe com aroma de mulher etcccccc....

    Tem Victoria já assitiu???

    Leninha do céu vc precisa ver urgentemente RAINHA DO SUL, é o maximoooooooooooooooooooooooo. Ameiiiii .... não tem nada de dramalhao e sim verdade nua e crua sobre trafico de drogas, mas é muito bom....


    bjo noveleiraaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, amei!
      Aff agora me deu vontade de assinar esse tal de Netflix, kkk

      Bem que o Tio Silvio podia colaborar e transmitir algo novo não é?
      Fica a dica Silvio Santos, kkk

      Excluir
  5. Oi fofa

    Eh so 15,00 por mes. Mas legal mesmo é ficar esperando a hora da novela mexicana neh?

    bju

    ResponderExcluir
  6. Não lembro de ter assistido essa novela.
    Acho que estava na aula quando passava, mas tenho certeza que iria adorar, pois amo e sinto falta de assistir novelas mexicanas.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assisti A Madrasta e ameeii. Ela é uma das novelas q eu gostaria muito q reprisasse (a outra é Coração Selvagem. Amo João do Diabo!! rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coração Selvagem eu lembro vagamente, mas com certeza A Madrasta queria que repetissem.
      Bj Any!

      Excluir
    2. Eu amo essa nivela a madrasta linda novela

      Excluir
    3. Eu amo essa nivela a madrasta linda novela

      Excluir
  8. Ai meu Deus eu amooh essa novela ela e otimo...tomara que naao akabei logo vitoria ruffo grande atriz te adoro

    ResponderExcluir
  9. Amo essa novela! Seria bom se fosse real! e tão lindo ver a Victoria e o César fazendo essa Linda história de amor! amo quando eles se beijam ........ huuuuum rsrs. amei assistir essa novela

    ResponderExcluir
  10. Amo essa novela! Seria bom se fosse real! e tão lindo ver a Victoria e o César fazendo essa Linda história de amor! amo quando eles se beijam ........ huuuuum rsrs. amei assistir essa novela

    ResponderExcluir
  11. Por Deus que pensei que só eu ADORAVA novela mexicana kkkkkk Todo mundo que falo me chama de doida hehehe Adorei A Madrasta tbm hehe Victoria é show

    ResponderExcluir
  12. Simplismente impecavel, amei, novela muito boa..

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!