Abandono - Meg Cabot

Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos. É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável. Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada.
Ele a encontra. O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa. Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.

Não sou uma leitora assídua dos livros de Meg Cabot, mas os poucos que li, inclusive com tema sobrenatural, gostei bastante, e entrei na leitura de Abandono com a certeza que esse seria mais um.

O início da trama me causou estranheza pela confusão dos pensamentos da protagonista entre lembranças e fatos, até eu me situar lá se foram mais de 50 páginas. A história não é ruim, de maneira nenhuma, mas quando começou a ficar boa, acabou.

Pierce não é uma adolescente comum, depois de uma experiência traumática ela não poderia ser igual a todas as jovens de sua idade. Ela "morreu", nada mais traumatizante, não é verdade?! E lá do outro lado ela conheceu alguém que não a abandonou, esse alguém passou a fazer parte da sua vida.

John é um personagem que vale a pena conhecer, apesar de ter sido pouco explorado na trama. Acho que a autora está deixando muito para os próximos livros da série, isso mesmo que você leu, Abandono é apenas o primeiro livro da série que leva o mesmo nome. Com certeza ainda ouviremos falar muito sobre John e suas peculiaridades.

A história de Pierce deixa uma pergunta no ar: O que acontece depois que morremos? Acredito que é isso que Meg Cabot está tentando explorar nessa série, uma nova visão sobre a morte num universo adolescente.

Não sei se eu estava preparada para a leitura desse livro, até porque não é bem o meu gênero preferido. Estou torcendo para quando os próximos livros forem lançados eu esteja mais aberta para conhecer e me deixar envolver no assunto.

Um enredo interessante, mas que demorou a me pegar. Infelizmente eu esperava mais da leitura, já que o enredo é bem inusitado. Na edição encontrei alguns errinhos de ortografia, nada sério, mas incomodou um pouco.

Uma leitura leve e ótimo para quem curte livros que exploram o universo adolescente. Um YA bem característico, só faltou mesmo o triângulo amoroso, mas como não sei o que esperar da sequência, talvez até surja algo assim.

No meu gosto pessoal não foi o melhor livro da autora, mas acredito em seu potencial. Aguardo cenas dos próximos capítulos.

21 comentários

  1. Parece-me que a grande maioria dos livros precisa de continuação, não é mesmo?
    Isso me deixa ligeiramente desconfortável, principalmente, porque a meu ver, parece uma forma garantida para vender livros.
    E, quando o primeiro volume já não é uma maravilha, aí fica mais complicado....
    Obrigada Leninha pela resenha sincera! O meu "bolso" agradece!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta é boa, mas acho que histórias assim deveriam ser de um livro só, faria mais sentido.
      Beijinhos Sueli!

      Excluir
  2. Gosto muito desse tema de livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro Gigi e depois volta para me contar.
      Adoraria saber sua opinião.

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Gosto muito da Meg, mas só pelas sinopses eu não leio alguns dos livros dela!

    ResponderExcluir
  4. ahhh! Eu sou fã da Meg, então sempre falar de algum livro dela é complicado, pois acabo sempre gostando RSRSR
    BJS
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você vai gostar muito então Luiza. O livro é bom, os fãs da Meg irão gostar, com certeza!

      Excluir
  5. Lena, normalmente gosto do livros da Meg, mas as vezes ela erra na mão e acaba escrevendo algumas "bobagens".

    Vou ler e tirar minhas conclusões.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não faz meu tipo e ainda mais sendo série. A autora não foi muiito inteligente ja que o primeiro livro da serie deveria ser o melhor para que a gente queira ler os demais,nao eh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro foi muito introdutivo, deveria ter tipo mais ação para instigar a leitura da série.
      Mas com certeza o público mais jovem irá amar.

      Excluir
  7. Expõe uma história interessante,despertando em mim o desejo de conhecer mais o livro. ;D

    ResponderExcluir
  8. Oi Lena!
    Bom saber desses pequenos detalhes, já não vou esperar tanto do livro, rs
    BJs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom entrar sem muitas expectativas na leitura.
      Vou torcer para que você curta a leitura.
      Beijokas.

      Excluir
  9. Leninha, sua lindinha


    Não sou muito fã deste tipo de literatura, mas devemos sempre deixar o preconceito de lado e encarar o diferente, quem sabe eu goste neh/


    bjuuuuuuuuuussssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Eu não li muita coisa da Meg Cabot, mas o pouco que eu li me encantou.
    Eu achei a história bem legal. Gosto desse lado meio sobrenatural.
    Pena que é uma série porque já dá uma aflição de começar a ler, viciar e ter que esperar.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é apenas um dos problemas das séries, matam a gente de curiosidade, kkk

      Excluir
  11. Cara, estou pelejando para ler esse livro..... Coisa irritante!!!!! Estou na página 167 e louca para acabar, e penso que tem que acontecer uma revolução enorme, talvez "épica" para que a narrativa e a história melhore consideravelmente. Já não aguento mais referências à papai, mamãe, Academia Westport para Meninas, Programa Novos Caminhos... Argh!!!!. Além disso, a Pierce até agora não sabe de nada, faz algumas perguntas, e nunca têm suas dúvidas respondidas....... Que saco!!!!!!!!! Como disse, se a coisa não melhorar consideravelmente, nem vou perder meu tempo comprando o volume subsequente....... Gosto de alguns livros da Meg Cabot, mas tenho um pouco de receio com essa autora, afinal, ela conseguiu estragar completamente Insaciável. Essa série começou tão bem, mas teve um final de merda com Mordida. De modo que, se essa série Abandono já não começou bem, não sei não.......

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!