Encantos do Jardim - Sarah Addison Allen

Embora as mulheres da família Waverley não sejam feiticeiras, todos na diminuta cidade de Bascom sabem que há algo misterioso nelas. A avó de Claire criava iguarias únicas com flores comestíveis para resolver os problemas das pessoas e sua idosa prima Evanelle tem mania de enviar presentes inesperados exatamente quando as pessoas mais precisam deles.
Quando Sydney, irmã de Claire, volta a Bascom após anos de ausência, traz junto sua filha Bay e a capacidade de unir essa família pouco convencional.

Como não se apaixonar por essa história tão singela? Como não se sentir arrebatado por esse conto de fadas? Como não se encantar com personagens tão cativantes?

Aconteceu comigo lendo Encantos do Jardim, uma história linda, fascinante, repleta de encantos e magia. 

Já havia lido algumas resenhas sobre esse livro e a vontade de ler era enorme, e claro, não pude resistir quando o vi sendo vendido numa super promoção, na Livraria Saraiva. 
Escolhi o livro para me acompanhar durante minha viagem de férias, sim, ele foi lido em Janeiro quando estive em Fortaleza, mas até hoje a lembrança da leitura me arranca suspiros.

Quando soube que o livro havia servido de base de inspiração para o filme Da magia à sedução, um dos meus preferidos sobre magia, a vontade de ter, ler e me embrenhar nas páginas desse livro foi irresistível.

Sarah Addison Allen nos remete a uma história totalmente atípica, de forma criativa e cheia de imaginação, onde até as árvores são personagens fundamentais na trama. Toda a magia das plantas, seus segredos são floreadas de forma única na narrativa.

Através das flores, plantas e receitas o leitor vai  sendo introduzido na história e aos poucos conhecendo os personagens e claro, se encantando por eles.

Todos em Bascom nascem com uma sina, um destino já traçado. As irmãs, Claire e Sidney são mulheres com dons especiais, na visão de muitos elas são tidas como bruxas, pessoas de quem se deve manter distância. Claire tem o dom de misturar flores, temperos e plantas e com isso trazer boas vibrações e sensações maravilhosas às pessoas, por outro lado, Sidney sempre tentou de todas as formas negar o seu dom, se sentindo uma estranha naquele lugar, era como não fazer parte da família, isso a fez fugir um dia da cidade, porém agora ela está de volta, fugindo de um destino ainda mais assustador e trazendo consigo, sua filha Bay.

Quando as duas irmãs se reencontram, velhas feridas são abertas, o passado de ambas é exposto, todos os medos e traumas são desfolhados como um bem-me-quer, elas buscam a cura para suas dores e sabem que só resgatando o passado isso poderá ser possível. 

Suas lembranças, medos e sofrimentos são introduzidos na história como uma receita de bolo, em partes, mexidas delicadamente e tudo a seu tempo, dando vida e alegoria ao desenrolar da trama.

É quase natural se sentir parte da família, ou visualizar a história como um vizinho, um telespectador, ou mesmo um morador da cidade, fazendo parte de tudo apenas espiando pela janela.

Acredito que todas a impressões dos leitores sobre esse livro serão positivas, cada um vai tirar uma lição da história, vai se encantar ou simplesmente se sentir cativado por essas duas mulheres fortes e frágeis ao mesmo tempo.

Tudo no livro é encantador, cada elemento por mais simples que seja e cada detalhe sutil, tem um sentido bem amplo, e não se envolver na leitura é algo impossível de acontecer. 
Um livro sedutoramente encantador, que vale a pena ser lido e apreciado em pequenas doses, já que a leitura é tão rápida (236 páginas), que é impossível não ficar querendo mais.

18 comentários

  1. Oieeeeeee fofinha

    Que resenha mais lindinha

    Nao sou muito fa de livro com tema mágico, mas este sempre me chamou a atenção!!! Quem sabe agora ele fura a fila. rsss

    bju

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é uma delícia!!! Li super rápido e fiquei querendo mais. Já tenho mais um da autora em casa e pretendo ler logo. Super recomendado.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma autora que escreve bem, escreve sempre bem.
      Preciso ter outros livros dela!

      Excluir
  3. Oba!!!

    Troquei ele no skoob estou aguardando chegar !!!

    ResponderExcluir
  4. Leninha, eu sou simplesmente apaixonada por essa história *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal a gente que é fã de um bom "quase" conto de fadas se apaixonar, não é Nanie?!

      Excluir
  5. Eu li esse livro há muito tempo, peguei emprestado de uma amiga. E no tempo q ficou comigo li umas 4 vezes. Adoro!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro começou a me encantar pela capa, que considero uma das mais lindas que já vi.
    E, depois me apaixonei pela história, pelas irmãs, por todos os personagens...e, principalmente pela macieira!
    Linda resenha, de um ótimo livro!
    Parabéns,
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sueli, realmente Encantos do Jardim é um livro apaixonante!
      Beijinhos!

      Excluir
  7. Um livro cheio de magia, certamente um dos que mais aprecio ler. Fantasia é um dos meus gêneros favoritos e fiquei feliz em saber que o livro serviu de inspiração para o filme Da magia à sedução, filme que gosto muito e inesquecível.

    Às vezes os livros são tão incríveis que marcam mais que a própria viagem, não é? Lembro que li O Morro dos Ventos Uivantes quando estava em Brasília. O livro me encantou e me absorveu tanto que mal podia olhar ao redor, rs. Se bem que o livro acabou "marcando" o local e agora tenho uma ótima lembrança de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc falando de lá e eu imaginando daqui. Eu estou em Brasilia, kkk
      Com certeza um livro que marca o lugar lido, vou lembrar sempre que ele viajou comigo para Fortaleza.
      Bj!

      Excluir
  8. Oi, Leninha!

    Concordo, este livro eh encantador. Na vdd, acho q nao tem melhor palavra para descreve-lo. Eu me apaixonei! Li em um dia, desses de chuva e friozinho, debaixo da coberta... rs.

    Olha, eu nao tenho certeza, mas acho q o filme Da magia a seducao foi baseado no livro homonimo de Alice Hoffman, e nao nesse livro apesar de a historia tb lembrar o filme.

    Adorei a resenha.
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a ler o post, lembrei imediatamente do filme, pois também é um dos meus favoritos.

    E adorei saber que vc esteve na minha cidade.
    Espero que tenha gostado.

    Bjks.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!