Minisséries da TV: Riacho Doce

Riacho Doce é uma minissérie brasileira exibida pela Rede Globo em 1990 com duração de 40 capítulos. Escrita por Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn, com a colaboração de Márcia Prates e dirigida por Paulo Ubiratan, Reynaldo Boury e Luis Fernando Carvalho foi baseada no romance homônimo de José Lins do Rego.

A história começa com a chegada de Eduarda (Vera Fischer) e Carlos (Herson Capri) a uma pequena cidade de pescadores onde Carlos tenta resgatar a carga de um navio naufragado. Trata-se de um trabalho misterioso e que provoca suspeitas na comunidade local, liderada por vó Manuela (Fernanda Montenegro), uma mulher poderosa e mística, que prepara seu neto, Nô (Carlos Alberto Riccelli), para herdar seu poder. Para isto ela fechou seu corpo, impedindo-o de amar qualquer mulher. 

Eduarda, porém desafia seus desígnios. Mulher de horizontes mais amplos e que já enfrentou sérias crises existenciais, Eduarda percebe a luminosidade e a natureza desta cidade como uma nova oportunidade para refazer sua vida. E, desta nova vida, Nô fará parte, apesar de vó Manuela.

Riacho Doce mostra a paixão da Eduarda por toda aquela natureza através de sua sensualidade que é despertada ao chegar na cidade. E Nô simboliza tudo que ela procurava. Nô, aliás, desperta paixões em todas as mulheres da cidade, mas não se envolve com nenhuma. Até conhecer Eduarda. 
Essa primeira atração desencadeia conflitos - Nô chega a odiar esta mulher que invadiu sua vida e fez com que ele sentisse emoções até então estranhas. Além disso, o marido de Eduarda, Carlos, e Silveira e Helena (Ewerton de Castro e Beth Goulart) também não entendem a forma com que Eduarda se integrou àquele pobre cotidiano. Percebendo todas essas questões, a sábia vó Manuela prevê fatos e reações porque conhece a natureza humana.

Curiosidades:

* Minissérie com imagens belíssimas. Produzida e exibida em tempo recorde. Seu lançamento foi precipitado pela Rede Globo, oferecendo uma concorrência rápida ao sucesso de Pantanal, da Rede Manchete.

*
Trazer a obra de José Lins do Rego para a TV foi uma idéia de Aguinaldo Silva. Na verdade, ele não se lembrava bem da história, lida na infância, mas a sensualidade e a beleza literária eram emoções ainda muito fortes. E esses elementos foram preservados na adaptação, mesmo com todas as liberdades tomadas.

* Apesar de não divulgado pela produção da minissérie, a praia de Carne de Vaca, em Goiana, Pernambuco (divisa com a Paraíba) serviu de cenário para a vila de pescadores, e muitos moradores da praia foram figurantes da trama. Depois do fim das filmagens, pensou-se em mudar o nome da praia, de Carne de Vaca para Riacho Doce, mas parte da população não aceitou a ideia.

* Em muitas cenas da minissérie foi explorada a sensualidade dos protagonistas, fato que gerou polêmicas sobre a nudez na televisão. A minissérie provocou discussão em alguns setores da imprensa e no meio artístico. Tanto nas reprises quanto no DVD as cenas de nudez foram cortadas.

*****************

Essa com certeza foi uma das minisséries mais linda que já assisti, ricamente ambientada numa praia paradisíaca, com personagens muito bem escolhidos para os papéis.
Vera Fischer linda e sedutora, contracenando com um Carlos Alberto Riccelli super sarado e incrivelmente tentador.
Sem falar em todo o mistério que envolvia aquela ilha e seus habitantes peculiares.
Ainda compro os DVDs da série para me deliciar em alta definição, pena que sem as cenas hot picantes, kkk
Com certeza vale muito a pena.


Confira a Introdução e Abertura da minisséria na TV

 
 

2 comentários

  1. aiaiaia sua terrorista,


    que saudade leninha!!!! Me lembrei do lugar onde morava quando passava esta mini serie!!! saudadessssssssss

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Gente!!! Riacho Doce!!! eu amava o Nô!!! Tem uma música de Chopin que a Eduarda tocava no piano e lembrava do Nô que toda vez q ouço lembro de Riacho Doce...
    Saudade dessa minissérie!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!