Top Melhores Leituras 2012, por Tícia

Fim de ano é uma graça porque temos sempre aquela tradicional mania de contabilizar as perdas e os ganhos dos últimos 12 meses.
Você lembra com desgosto das sandices que cometeu, com nostalgia dos bons momentos, com revolta dos quilos acumulados porque o chocolate fez sua dieta comer poeira e, claro, com esperança porque você sobreviveu a um fim do mundo.

E eu estou nesse meio previsível, é óbvio.
Já fiz todo o meu balanço anual e tracei algumas metas para 2013. A primeira delas é cortar relações com doces e iniciar uma bela amizade com as alcachofras, afinal, esse pneuzinho não está aqui por culpa dos vegetais e afins. A segunda é mostrar para o computador que quem manda aqui sou eu e que alguns minutos serão reservados para a academia no primeiro andar do meu prédio, para a qual fiz vista grossa o ano inteiro.
E tudo isso começará na primeira segunda-feira de 2013. Sem falta.

Mas não estou aqui para falar da minha eterna contenda com o mundo gastronômico e virtual ou das promessas a cumprir, mas para dividir minha seleção de livros lidos em 2012.

Que tarefa mais ingrata é escolher míseros 10 livros, hein? Eu li tanta coisa boa durante o ano que ficou absolutamente complicado separar apenas esse cadiquim. Mas como não dava pra fazer um “TOP 100” aqui no blog, eu juntei todas as minhas preferências e apelei para um sofisticado método de seleção: o unidunitê.

O resultado está aqui: 10 livros que eu indico com veemente entusiasmo porque adorei cada um deles. Espero que vocês gostem e que sejam boas dicas para leituras futuras.
Então, paremos de conversa fiada e vamos a eles...

Química perfeita – Simone Elkeles
Com certeza, um dos livros que mais gostei neste ano, não só considerando a literatura YA (Young adult), mas todos os diferentes gêneros.
Eu ri, chorei, me irritei e me comovi com essa história de amor entre uma suposta barbie doll no melhor estilo classe média americana e um legítimo bad boy, pobre e latino, com um corpo e um rosto além da nossa mera compreensão mortal.
A história é maravilhosa e eu entrei de tal forma dentro dela que foi difícil sair de lá.
E pra quem não sabe, faz parte de uma série com mais dois livros, Rules of Attraction e Chain Reaction. Já li ambos – na língua dos hermanos porque não foi traduzido por aqui ainda – e te garanto que são lindos também.
Mas Química perfeita... insuperável.

Delírios de consumo de Becky Bloom – Sophie Kinsella
Se você espera rir, este é o livro. Um chick-lit engraçadíssimo, mas que deve ser lido em hora e local apropriados pra você não pagar de doida por aí.
A trama fala de Becky Blomm, uma shopaholic absolutamente impulsiva e compulsiva. E por conta dessa falta de limites e total descontrole, ela se mete em cada situação cômica impagável que rende boas risadas.
Fora o romance com Luke, claro, que é perfeito. Amei o relacionamento dos dois que, neste primeiro livro, está apenas dando seus primeiros passos.
Também é uma série e vai até o sexto volume. Recomendo cada um deles.

Nudez mortal – J.D. Robb (ou Nora Roberts)
Este é o primeiro livro da Série Mortal. Trata-se de um suspense investigativo misturado com romance e a história é, no mínimo, excelente. Há mistério, drama, ação, e reviravoltas. E pegada. Muuuuuuita pegada. 
Os protagonistas são Eve Dallas e Roarke, um dos meus casais preferidos de 2012.
Toda a série é muito boa e, para quem não sabe, aqui no Brasil publicaram até o 19º livro (são 40 e poucos). Mas isso é positivo porque pra comprar os 19, você precisa vender apenas um dos seus rins para angariar fundos. Ou seja, guarde um de seus pulmões e seu olho esquerdo para comprar o restante da série.

Coragem – Diana Palmer
Todo mundo sabe que se tem uma autora expert em criar mocinhos jumentos, sem dúvida, é Diana Palmer. Na maioria de suas histórias eles são grandes mulas, machistas, grosseirões, homens que cometem erros colossais, mas conseguem nos cativar porque se redimem lindamente.
Mas aí é que entra Coragem e sua polêmica porque para alguns, a tradicional burrada-remissão não aconteceu aqui com Rodrigo, o protagonista.
A história é excelente, mas o mocinho gostosão deu o que falar. Pra alguns, ele merece ir diretinho pro Hades; para outros, ele se redimiu com louvor das imbecilidades que aprontou com Glory, a mocinha.

Quebra de confiança – Harlan Coben
Um dos melhores autores pra mim. Sou uma fã escancaradamente incondicional deste homem. Para quem não conhece, Harlan escreve livros no estilo suspense investigativo e todas as suas histórias são grandes quebra cabeças, com uma narrativa ágil, inteligente e muito bem bolada. 
Quebra de confiança é o primeiro de uma série cujo protagonista é Myron Bolitar, um tipão lindo, inteligente, convencido e engraçado, muito engraçado.
O interessante nas histórias de Harlan é como elas expõem as fragilidades humanas e como nos fazem refletir sobre nossas ações e reações, caso estivéssemos no lugar dos personagens.
Mega recomendado.

Coração eterno – Linda Howard
Eu não teria como deixar de fora minha diva. Assim como Diana é mestre nos mocinhos-jumento, Linda Howard é mestre nos machos alfa, beta, gama, todo o alfabeto grego e se quiser, o mandarim também.
Coração eterno é uma das histórias de amor mais lindas que já li. Sabe aquele romance que te pega de jeito, que vem à sua memória nos momentos mais imprevisíveis? Eu li este livro o ano passado, e como reli em 2012 meia dúzia de vezes, então está valendo.
Não vou dizer nada sobre o enredo, só que chorei em diversas partes porque os mocinhos conduziram a história de uma forma muito linda e apaixonante.
Perfeito.

Outro dos meus xodozinhos, guardado a sete chaves, 23 cadeados e cães de guarda treinados no modo “matar se olhar pra ele”.
Quando eu li Uma noite no Chateau Marmont, eu o fiz com uma sacola cheia de pedras para tampar no mocinho, já que esta é uma história que fala sobre traição.
Os protagonistas, Julian e Brooke, passam por um drama imenso que servirá para provar o amor e o casamento dos dois: ele se torna um astro da noite para o dia e os dois têm que lidar com o preço da fama.
E no meio das dificuldades em conciliar o tempo e a profissão dos dois, da necessidade em manter certa normalidade na relação e outras dificuldades a serem superadas, ainda aparecem umas fotos suspeitíssimas de Julian, em uma noite no Chateau Marmont.

Agora e sempre – Judith McNaught
Acredite, mas para decidir qual dos livros da Judith eu colocaria nesse TOP 10, eu tive de fazer um sorteio. Sério! Eu simplesmente não conseguia escolher um e deixar os outros de fora porque eu amo TODOS os livros dela. Assim, a coisa foi definida na dentada.
Agora e sempre é uma história ambientada na corte inglesa do século XIX. Ou seja, temos todo aquele esquema de bailes, casamentos de conveniência, flertes, mães casadoiras e um sem número de defeitos de uma sociedade podre e esnobe, descrita perfeita e sutilmente por Judith.
Não vou falar do enredo, mas apenas do quanto este romance me tocou fundo. Amei cada linha, cada conflito, cada personagem e, principalmente, amei Jason e Victória.
Sabe aqueles mocinhos que te cativam com palavras e ações? A simplicidade de Victória e o jeitinho “frio” de Jason, somados a seus conflitos internos me deixaram encantada e com o sorrisinho besta na cara.
Perfeito, lindo, emocionante. Mais do que recomendado.

A passagem – Justin Cronin
Quem me conhece sabe que eu não sou uma fã ardorosa de fantasia. Para eu ler um livro nesse estilo, o negócio tem que chamar muito a minha atenção porque só assim eu consigo entrar em um estado zen e aceitar a irrealidade com a qual esse tipo de história lida.
A passagem está nesse meio e superou todas as minhas expectativas. Mesmo lendo resenhas positivas, críticas a favor e mil elogios, nada como ver com meus próprios olhos essa fantástica trama criada por Justin Cronin.
Aqui temos uma ficção distópica ou pós-apocalíptica (escolha sua nomenclatura) que revela os últimos dias do mundo como o conhecemos para, logo em seguida, nos mostrar no que este mesmo mundo se transformou quando uma “experiência” com humanos não deu certo.
Tem romance, suspense, terror, muita aventura e drama.
Excelente.

É totalmente dispensável falar de sinopse, trama, conflitos porque todo mundo sabe do que se trata.
Já resenhei aqui no blog toda a trilogia dos Cinquenta tons e quem leu, sabe que gostei da história de Christian e Anastasia. Mas não foi por gosto pessoal que eu enfiei esse dito cujo no meio dos Top. Ele está aqui como uma indicação para quem não leu.
Pensa bem: o livro está bombando por aí e você vai ficar de fora? Principalmente se você é um bookaholic... aí é que não pode ficar de fora mesmo!
E para deixar bem claro: o 2º da série (Cinquenta tons mais escuros) é o melhor de todos. Só não o coloquei aqui porque não tem sentido você ler o segundo sem conhecer o primeiro. Então, deixa o preconceito de lado e encara. Vai que você gosta, hum?

Bem esta é a minha listinha, mas como eu disse antes, todos os meus preferidos não estão aqui. Eu não poderia deixar de citar meu modelo e inspiração Luís Fernando Veríssimo, as hilárias Meg Cabot e Jill Mansell, a maravilhosa Michelle Willingham e tantos outros que, infelizmente, terei de ser injusta e não citar por falta de espaço.
Ô dó!

E quero deixar aqui meu abraço e meus votos de um perfeito 2013 a todos vocês do Sempre Romântica que sempre me acompanharam tão gentilmente ao longo deste ano, comentando ou só lendo minhas resenhas.
E, claro, à Leninha, que ainda não me expulsou por comportamento inapropriado.
Beijo gigante e vida longa a todos nós!
; )

19 comentários

  1. Amei o seu top, Tícia. Ando para ler Coração Eterno faz tempo. Acho que esse ano vai. kkkk Todo mundo fala maravilhas e eu aqui na ignorância.


    Beijão!! E Boas Festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      O Coração eterno é maravilhoso. Não fique na ignorância, mulé!
      Coloca ele como meta, tipo "ler em 1º de janeiro de 2013". kkkkkkk

      bjooooooooooo e ótimo 2013!

      Excluir
  2. Destes só li Agora e Sempre, gostei muito, gostaria de ler Química Perfeita, deve ser muuuito bom também.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa,
      todos esses são muito bons em seus gêneros. Adorei cada um deles. O Química perfeita, usando um trocadilho tosco, é perfeito!
      O Agora e sempre é lindo, né?

      bjooooooooooo

      Excluir
  3. Ticia, sua cômica

    Estou aqui rindo ora caramba com seu post. Muito 10! Parabéns!
    Dos que você citou tenho uma curiosidade enre Pra ler A passagem.: meta 2013

    Feliz ano novo Pra você tb!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fláááááááááááááááá!
      Vc já me conhece e sabe que eu não me contenho. kkkkkkkkkk
      Encara A passagem sim. O livro é excelente. Eu tô aqui indócil esperando a continuação, acho que pra 2013.

      Feliz ano novo pra noisis, Flá!

      Excluir
  4. Eu Tícia, amei seu top!
    Morri de inveja por vc ter Coragem, da tia Palmeirão e Coração Eterno, da Linda. Confesso, são desejados que eu roubaria da sua estante sem medo!

    Foi um prazer ter você aqui durante esse ano de 2012, espero que nossa parceria continue em 2013 e que você nos brinde com resenhas divertidas e únicas quanto as suas.

    Um beijo enorme e que venha 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Leninha!
      Jura que vc não tem o Coragem nem o Coração eterno???
      Uai, aqui em JF de vez em quando eu topo com os dois. Vou procurar, se achar, mando procê! ; )

      Valeu, Leninha!
      Foi um prazer estar aqui no blog, me divirto muito.
      Que venha 2013 mesmooooo!

      bjooooooooooooo

      Excluir
  5. Oi, Ticia.

    Adorei seu TOP. Arrasou!

    Os livros que li da sua lista foram:

    - Alguns da DIVA Judith McNaught que amo de paixão e realmente é difícil escolher um preferido.
    - A trilogia "Cinquenta tons de cinza". Apesar de ter me decepcionado com o primeiro, gostei muito dos outros dois e foi uma grata surpresa, porque acabei me divertindo. Breve, falarei mais sobre eles no blog.

    Tenho curiosidade em ler "Qímica perfeita", os da série "Becky Bloom" e da Linda Howard, que me tornei fã dos livros dela.

    Feliz 2013 e repleto de realizações.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carla!
      Top bão, né? kkkk
      Juju é sem noção de boa, adoro todas as histórias dela.
      50 tons foi uma boa surpresa, né? Depois vou lá ver o que vc escreveu no seu blog.
      Leia Química perfeita. É muito, muito ,muito bom, vc vai adorar. Becky Bloom é excelente, dá pra rir muito.
      Linda Howard eu sou suspeita, até hoje não encontrei nada ruim dela.

      Ótimo 2013 procê tb! ; )

      bjoooooooooooo

      Excluir
  6. Tícia!!! Oi, rs
    Adorei seu Top, desses eu só li Cinquenta Tons De Cinza (foi pela resenha dela que a gente se conheceu no Skoob ^^)

    Alguns dessa lista você já tinha me indicado, já comprei Delírios de consumo de Becky Bloom e essa semana chega Quebra de Confiança pra mim, pois estou louco pra ler Harlan Coben!!

    Ainda vou comprar A Passagem e estou muito interessado em Química Perfeita!!!

    Tícia um Feliz 2013 repleto de muitas leituras boas pra nós!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rafa!
      Foi na confusão dos 50 tons que a gente se conheceu, né?
      Vc vai amar HArlan e Sophie! São excelentes.
      Sou suspeitíssima pra falar.
      O Química e A Passagem tb. Aliás, esse TOP são realmente alguns do que gostei muuuito nesse ano, foi na base do unidunitê mesmo. kkk

      2013 perfeito pra vc tb e bota leitura nisso!

      bjooooooooooo

      Excluir
  7. Oi Tícia, dos livros citados li apenas "Os delírios de Becky" onde me acabei de rir e "Nudez Mortal" onde me apaixonei pelo TDB Roarke. Alguns dos outros ficaram para 2013.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Esse delírios é demais da conta, né? Eu ri demais tb, ela delira mesmo! kkkkk
      Nudez mortal é excelente. O resto da série (li até o 8º) é excelente e estou indócil pra ler o resto. Estou de férias e verei se tiro o preju!
      Nem me fala so Roarke, menina. Não vou nem fazer cometários pq consegui me comportar até agora. kkkkk

      bjooooooooooo

      Excluir
  8. Olá, Tícia! :)


    Eu já comecei a ler seu post rindo, menina!kkkkk... (com aquele seu comentário sobre termos sobrevivido ao fim do mundo.rsrs...) E quando você mencionou a questão de vender um rim e guardar um pulmão e olho esquerdo, aí que eu não pude me segurar.kkkk...

    Estou há tempos com vontade de ler essa série da Nora Roberts, mas não faço ideia de quando poderei lê-la. Ainda mais que ela está incompleta ainda aqui no Brasil.

    Quero muito ler Quebra de Confiança! Li dois livros do Harlan Coben este ano (Não Conte a Ninguém e Confie em Mim)e acabei por me tornar fã do autor. :D Mas confesso que necessito de um tempo antes de ler outro livro dele. Ele mexeu demais com minhas emoções e me deixou em pânico aqui.rsrs...

    Coração Eterno despertou minha curiosidade, pois com A Montanha dos Mackenzie eu percebi o quanto essa autora é talentosa e quero ler outros livros dela (no momento, quero ler o livro do filho do Wolf).

    Fiquei muito feliz por ver Agora e Sempre no seu top!!! :D Esse livro é maravilhoso e possui espaço exclusivo no meu coração.


    Agora... Eu vou ficar de fora dessa febre de Cinquenta Tons.rsrs... Suas resenhas sobre a trilogia são maravilhosas, mas não sinto vontade de ler essa trilogia. Talvez um dia. Depois que eu tiver lido todos os livros que preciso. :D

    Bjs e feliz 2013!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Luna!
      Uai! O troço é tão caro que só apelando pra venda de um cadim de mim. kkkkkkkk

      Minina, pode ler a série Mortal, é ótima. Vc vai gostar pq o mocinho (Roarke) é perfeito.
      O Quebra de confiança é um dos melhores pq toda a série do Myron é ótima.
      Harlan deixa a gente com o coração na mão, né?

      A montanha dos Mackenzie é lindo mesmo, bem como todos os outros da série. O Coração eterno é maravilhoso e tm continuação.

      Agora e sempre é perfeito, né? Eu realmente não conseguia escolher qual deles colocar aqui, troço ingrato!

      50 tons... kkkkkkkk

      Bjoooooooo procê tb! E bótimo 2013!!!!

      Excluir
  9. Tícia, morri de rir com seu texto, foi inevitável!
    Hahahahah Eu fui bem com a dieta esse ano e pretendo continuar no bom caminho longe dos doces e salgados... Muita água, fruta e vegetais \o/
    Tem uma academia no seu prédio e você não aproveita?! Eu malho já tem um tempo e não vai ser diferente em 2013... mas academia E dieta já estarão de volta com força total no dia 02!

    Eu não consegui separar apenas dez livros... que joguem pedras ou me queimem na fogueira, mas escolhi trinta e pronto. haahahah

    Delírios de Consumo de Becky Bloom eu reli esse ano e mais uma vez me diverti demais com a personagem :D Adoro Sophie Kinsella!

    Quebra de Confiança eu li, mas não o achei tão bom assim não... aliás, já li outros do Myron que gostei bem mais - o meu preferido dele é Alta Tensão.
    Uma Noite no Chateau Marmont eu li também e lembro de ter gostado bastante.

    A Passagem é um livro que vai virar o ano comigo - já passei da metade, mas o bicho é grande e estou demorando um cadinho para terminar. Confesso, entretanto, que estou completamente tomada pela história - é realmente muito bom!


    Agora eu totalmente senti que Cinquenta Tons de Cinza foi uma alfinetada para mim (a pessoa se acha, né?! Mas é que a carapuça serviu certinho!). Só que ainda assim irei me manter firme na minha decisão de não ler. Não é meu estilo de leitura, eu não gostei da sinopse, gosto menos ainda do fato de ter começado como uma fanfic (acho o máximo escritores que começam escrevendo fanfics... só não acho o máximo uma fanfic virar um livro... escreva outra história, escritor!) e me incomoda demais saber que ela escreveu parte da história dentro do metrô no seu Blackberry (será que essa parte é verdade ou só mito? Não importa muito, eu acho). Portanto, no fim das contas, não vou ler E.L. James. Ao menos, não tão cedo. Tenho mais de trezentos livros não lidos na minha estante e todos eles me parecem mil vezes mais interessante do que essa trilogia.

    Química Perfeita eu tenho na minha estante e ainda não li. Quanto mais eu vejo listas de melhores leituras, mais eu vou percebendo o quanto minha estante está recheada de coisas boas que ainda não tive a oportunidade de conferir ><

    Adorei sua listinha!

    Bjos,
    Nanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nanie,
      a dieta correu de mim. A culpa é do chocolate e da Coca-cola que ficavam me atormentando. Como vc pode ver, sou totalmente inocente.
      PoiZé, uma academia exatamente no TÉRREO do meu prédio. Parece piada, né? kkkkk

      Top 30? Adorei!!! kkkkkk

      Realmente o Quebra de confiança não é o melhor do Myron (embora o considere muuuuito bom); eu o coloquei aqui como um ponto de partida para a série toda que é muito boa.
      O Alta tensão é ótimo mesmo.

      Tá lendo A passagem? Excelente, né? O final dele é um ótimo gancho pro 2º.

      50 tons? Ainda te convenço a ler! kkkkkkk
      Mas é verdade, se não for o seu estilo de leitura, aí é complicado.

      Leia Química perfeita. Se vc gosta do estilo YA, vc vai gostar. Eu adorei!

      Bjooooo e ótimo 2013.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!