Cinco Leituras Obrigatórias de...

Lilian autora do blog La no Cafofo. Confira abaixo suas leituras obrigatórias.

Bom, escolher 5 livros que são leitura obrigatória não é uma tarefa muito fácil. Mas já que é aniversário do Sempre Romântica, vale o esforço? É CLARO QUE VALE!

Para alguém que lê muito, sempre há os favoritos. Mas quais seriam os cinco livros que a gente diria a alguém para não deixar de ler na vida? Ah, que difícil.
Bem, bem, vamos lá. Puxando aqui pelo bestunto (fui longe nessa expressão quase arqueológica de tão velha, hein Leninha?), acho que consegui chegar a minha lista. Vamos a ela:

(não está em ordem de preferência, mas na ordem em que meu velho cérebro foi lembrando *risos*)

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Esse eu li há uma vida atrás, quando gostava de leituras mais densas e era metida a ler filosofia. Também coincidiu com a época em que eu fazia faculdade, e tinha que ler um monte de textos sobre o assunto e não conseguia muito bem digerir o que lia. Esse livro me ajudou um monte, porque fala de filosofia de um modo que todos conseguem entender. Mais: ele simplesmente me deixou apaixonada pela ciência do saber! Falando dele agora, me deu até saudade - e vontade de voltar a ler sobre o assunto. É um livro intrigante e deliciosamente escrito. Faz parte da minha pequena biblioteca de "favoritos de todos os tempos".


As Pontes de Madison - Robert James Waller

A maioria das pessoas conhece o filme estrelado por Meryl Streep e Clint Eastwood, mas para ser sincera, eu nunca o assisti. Peguei esse livro na biblioteca sem pretensão de nada e, quando terminei, estava banhada em lágrimas. Se o filme é emocionante (como dizem), imaginem o livro, em que se pode ter acesso ao pensamento das personagens! É, para mim, uma das história de amor mais belas jamais escritas. É tão agridoce, e tão linda que... ah, melhor eu parar de falar, senão começo a chorar de novo. E pra um livro evocar lágrimas antigas, imaginem o quanto não mexeu comigo!

De Amor e De Sombra - Isabel Allende

Outra belíssima história de amor, ambientada em plena ditatura chilena. Mais que um retrato dessa dura época que vários países da América Latina sofreram, esse livro é o retrato de um amor forte e pleno. A linguagem de Allende é quase poética. Nunca vou me esquecer da cena da primeira noite de amor dos personagens, linda e trágica. A montanha-russa de emoções está garantida nessa leitura!

"O ardor daquele beijo não os deixou por vários dias e encheu de fantasmas delicados as suas noites, deixando sua lembrança na pele, como uma queimadura. A alegria daquele encontro os levava flutuando pela rua, os fazia rir sem motivo aparente, os despertava sobressaltados em meio a um sonho. Tocavam seus lábios com as pontas dos dedos e evocavam exatamente a forma da boca do outro." Lindo isso, não?


Onde Você Está? - Marc Levy

Esse foi o primeiro livro do autor que eu li e, bem... vou me repetir dizendo que ele é agridoce (aliás, a lista está ficando agridoce, que coisa!), mas não tem outra palavra para definir essa história. É lindo e doce e triste e faz rir e chorar e depois vontade de socar a Susan, a protagonista... Não tem como não ficar mexido. Pelo menos, para mim, não teve. É daqueles livros que você termina e fica um vazio... um sorriso nos lábios, mas o coração em frangalhos. Só lendo pra saber o porquê.



O Exorcista - William P. Blatty

Tenho certeza que mais da metade dos leitores desse blog vai torcer o nariz com essa recomendação, mas o que posso fazer se ele é meu favorito e acho que todo mundo deveria ler? Não, vocês não leram errado. O Exorcista é um livro. Na verdade, foi ele quem deu origem ao filme de 1972, aquele com a menininha, a Linda Blair - e que um monte de gente nunca nem viu de tanto medo e eu já vi uma dúzia de vezes, sem exageros. E se passar de novo eu vejo. Aliás, é uma pena que eu tenha tanta coisa pra ler, porque esse livro merece várias releituras. É a melhor história de terror que eu já li. Vocês acham que o filme é assustador? Bah. É porque nunca leram o livro!

Espero que tenham gostado da minha singela lista, e que a única razão para ler os livros é: porque eu recomendei. :P Modéstia aqui é mato, minha gente! :P

********

E parabéns, Leninha, pelo aniversário do blog! Manter algo assim por tanto tempo, nos dias em que tudo some e desaparece com a mesma velocidade, é uma vitória! Um beijo imenso e que você continue Sempre Romântica! \o/

Obrigada pelas palavras Lilian, adorei suas dicas!

11 comentários

  1. Lilian, cupcake, que bom vê-la por aqui. Divirto-me muito com o seu olhar bem humorado sobre as coisas. Especialmente, sobre os livros. Da sua lista, só li o Mundo de Sofia que, aliás, é um livro excelente. Anotei os três do meio, pois se adequam ao meu gosto. Vamos ver se consigo encaixar ao menos uma dessas leituras na minha agenda apertada. Beijocas no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Quantas saudades! :)

      O Mundo de Sofia é mesmo maravilhoso. Quanto aos três que você anotou, tenho certeza que irá gostar. Espero que você consiga ler!

      Beijo grande, querida!

      Excluir
  2. Que feliz por ver minha amiga por aqui! E ela já sabe que nossos gostos literários são bemmm diferentes! rsrsr

    Mas eu leria tranquilamente dois os que ela indicou. São eles, As Pontes de Madison e De Amor e De Sombra.

    Beijo pra Lilian e Parabéns para o Sempre Romântica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha são diferentes, mas a gente se dá bem assim mesmo, né? :P

      Esses dois livros são lindos. Acho que você vai gostar desses! :)

      Beijão!

      Excluir
  3. Nossa, não li nenhum livro. rsrsrrs
    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ler, heheheh. Bom, acho que mais no seu estilo, só De Amor e de Sombra. Mas creio que você iria gostar de As Pontes de Madison também. Romântico até a última letra!

      Bjs!

      Excluir
  4. Hey! o/ Desses eu li O Mundo de Sophia e O Exorcitsa. O MdS eu tbém li numa época em que era "metida" a ler coisas "difíceis" e gostei muito. Infelizemnte, o meu livro se perdeu. :(

    Posso dizer que nem acredito que você leu e gostou de O Exorcista? Eu li quando tinhas uns 13 anos e fiquei impressionadíssima! É ótimo. lembro que na mesma época li A Profecia. Por ter morado em uma casa grande boa parte da minha vida, sempre fui "vacinada"contra "medo de fantasmas" mas esse livro é phoda mesmo! Eu lembro que na edição que eu li vinha escrito: baseado em uma história real. :O

    As pontes de madison eu só vi o filme. É muito bonito.

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/

      O MdS que eu li era emprestado de biblioteca. Era estudante e paupérrima, hahaha. Era muito caro pra comprar. Pela primeira vez, me deu uma pena de devolver... Mas claro que devolvi! Só fiquei morrendo de saudade do livro, aloca.

      Sim, eu já li e reli e amei aquele livro! Adoro terror nesse estilo. A Profecia eu só vi o filme, que é phodástico também. E li um outro bem famoso, Horror em Amytiville, que dizem ser baseado numa história real. Mas pelo que pesquisei, nos dois casos há controvérsias de que sejam mesmo inspirados na realidade.

      "As Pontes"... é lindo também como livro. Vale a pena ler!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Lilian.

    Indicações primorosas.

    O único que li foi "O Mundo de Sofia", que peguei emprestado de uma amiga, e amei!

    Tenho "De Amor e de Sombra" que comprei no vira-vira, mas não tive tempo de ler e li que é a continuação de "A Casa dos Espíritos", da mesma autora.

    Acredita que nunca li nada do Marc Levy?! Tenho muita curiosidade, viu? E quanto "As Pontes de Madison" só assisti ao filme mesmo, que é maravilhoso!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlinha, brigada! XD

      A Casa dos Espíritos não é a continuação de De Amor e De Sombra não, viu. São histórias absolutamente distintas. "A Casa"... é a história da família da Isabel.

      Se um dia for ler Marc, comece por esse. É um dos melhores, senão o melhor, dele. E se um dia puder, leia As Pontes de Madison. Tão belo quanto o filme.

      Beijão!

      Excluir
  6. Dessa relação só conheço dois que vi em filmes, que O Exorcista e As pontes de Madison. Os outros já li muita coisa sobre eles mas ainda não tive oportunidade ler.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!