Cinco Leituras Obrigatórias de...


Alexandra é autora do blog La Sorcière. Conheça abaixo suas leituras obrigatórias.

O Senhor dos Anéis, de J. J. R. Tolkien
A trilogia composta pela A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei é uma fantasia espetacularmente elaborada e provavelmente, o melhor livro que já li. Muito mais do que a saga de Frodo e seus amigos para livrarem-se do Um Anel e com isso libertar a Terra-Média de Sauron e sua horda de Orcs. É uma história de fidelidade, hombridade e lealdade. Tolkien influenciou gerações literárias com sua obra que traz conceitos históricos e uma riqueza incontestável no universo que habilidosamente criou. Tolkien chegou a desenvolver uma nova linguagem, falada pelos Elfos com direito à dicionário nos vastíssimos apêndices do livro.

Gostei do livro, porque...
A aventura proposta por Tolkien é brilhante. Impossível não se apaixonar pelo intrincado e vasto universo das Terras-Médias e as raças que as compõem. Foi um livro que tive dificuldade de me despedir, não queria dizer adeus aos personagens, não queria acordar do sonho.

Recomendo a leitura, porque...
Nada do que li depois é comparável à magnificência da criação de O Senhor dos Anéis.

Harry Potter, de J. K. Rowling
Impossível não se apaixonar pelo bruxinho mais famoso do mundo. Acompanhar o crescimento e o amadurecimento dos amigos Harry-Ronnie-Hermione foi emocionante. Foram anos de leitura, misturados com os lançamentos dos filmes, ansiedade e até sofrimento. Mente quem diz que Rowling escreveu uma série infanto-juvenil. Ela mata sem dó nem piedade personagens queridos e às vezes eu chegava a chorar desolada durante a leitura. Universo único, criativo e muito mágico, eu sonho até hoje em assistir algumas aulas em Hogwats e voar loucamente em uma vassoura durante um jogo de quadribol!

Gostei dos livros, porque... 
Eles são engraçados, tem uma trama requintada e esmeradamente amarrada desde o primeiro livro. Rowling não teve momentos de morosidade, todos os livros tiveram um ritmo alucinante e altas doses de segredos revelados e outros muito bem plantados. 

Recomendo porque... 
Eu tenho um filho de 12 anos que leu TODOS, sem ameaças, subornos ou coações. Ele devorou, não conseguia parar. Ou seja, ele agrada e conquista inclusive os que não são tão ligados à leitura assim. Quer iniciar alguém no universo da leitura? Essa série é uma boa escolha!


Os Catadores de Conchas, de Rosamunde Pilcher
Romance lindo, com descrições belíssimas da costa da Cornualha e a história de Penélope, mulher comum, fã de trabalhos manuais em jardins, mulher, mãe, amante e absolutamente encantadora. Por conta desta leitura, virei fã número 1 da autora e li quase tudo publicado aqui no Brasil.



Gostei do livro, porque...
Ele é repleto de situações cotidianas, contadas magistralmente. Penélope tem uma vida comum, triste até, mas cheia de afeto, cores e uma autora absolutamente genial contando a história. Pinceladas da segunda guerra mundial e um quadro famoso, que acompanha a vida da protagonista.

Recomendo para todas românticas de plantão!


Coração Ferido, de Chelsea Cain
Romance policial muito sangrento, com uma relação psicótica entre o protagonista e a vilã, sombrio e soturno. Apenas para estômagos fortes, mas se você é dono de um estômago assim, a leitura é obrigatória. O livro é o primeiro volume de uma trilogia que continua com Coração Apaixonado e termina com Coração Maligno.


Gostei do livro, porque... 
O gênero policial é o meu preferido e Chelsea Cain inova trazendo uma serial killer (geralmente os assassinos em série são homens) sexy e com uma alma negra, que conquista de um jeito macabro o coração do policial que está em seu encalço.

Recomendo a leitura para... 
Quem gosta de livros que te arranquem da zona de conforto, incomodem e te levem ao limite do chocante!


O Físico – Noah Gordon
Noah Gordon conta a história de um barbeiro-cirurgião, aprendiz de médico na Inglaterra do século XI. É fascinante conhecer os primórdios da ciência médica, itinerante e misturada com shows acrobáticos para chamar a atenção dos moradores. O pequeno Rob Cole, aprendiz, tem um estranho poder sobrenatural de sentir ao toque se a pessoa vai sobreviver ou não aos seus cuidados. Mas o tutor de Rob morre e ele ainda assim não desiste de se tornar médico. Finge ser judeu e ruma à Pérsia, estudar numa escola de medicina de verdade. Noah Gordon escreveu ainda outros dois livros sobre os descendentes de Rob Cole, ambos com dons sobrenaturais: Xamã (quase tão bom quanto O Físico) e A Escolha da Dra. Cole (onde o autor perde a mão completamente).

Gostei do livro, porque...
Ele conta uma verdadeira saga percorrida pelo jovem Cole em busca do saber. De mascate à estudante, suas escolhas e suas perdas, tudo buscando seu ideal.

Recomendo a leitura, porque... 
Além de tudo o que contei, Noah Gordon conta detalhes da cultura judaica extremamente interessantes. O livro é fascinante!


Obrigada Alexandra por nos brindar com livros tão interessantes!

13 comentários

  1. Eu também amo Harry Potter, essa série é do tipo que fica para sempre na lembrança.

    Alguns dos outros livros eu não gostei tanto... rs Mas tenho amigas que amam! Esse da Chelsea Cain me dá arrepios...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, HP é unanimidade, né?? A série de Chelsea Cain é realmente chocante. Não dá medo, dá náuseas! rsrsrs

      Excluir
  2. Eu também amo Harry Potter, essa série é do tipo que fica para sempre na lembrança. (2) \o/

    bjokas

    ResponderExcluir
  3. Ei Alê!
    Eu também coloquei O Físico na minha lista. kkk O livro é perfeito!!
    Eu fiquei na duvida em relação ao Senhor dos Anéis, mas acabei escolhendo outros livros que me marcaram.
    Adorei sua lista.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Héri, vc leu Xamã? É tão bom quanto! Estou curiosa pela sua lista, temos um gosto super parecido!! Aliás, super bom gosto! kkkk

      Excluir
  4. Oi, Alê.

    Adorei suas indicações.

    Da sua lista só li a saga do "Harry Potter", que é inolvidável, e da "família Cole" que até hoje não esqueci.

    Espero essa trilogia estar em promo para comprar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc leu a saga da família Cole???Que demais!! É sensacional né??

      Excluir
  5. Leninha querida: obrigada pelo convite e pela oportunidade de participar de um momento tão especial em seu blog. Foi muito divertido, porém penoso, escolher os livros e deixar outros de fora..., foi difícil não me empolgar também! rsrs
    Um super beijo <3

    ResponderExcluir
  6. Eu também amo Harry Potter, essa série é do tipo que fica para sempre na lembrança.[3] \o/

    O Físico é MUITO bom, realmente! Já ouvi falar mto bem dos livros da Pilcher mas nunca li nada dela.

    Muito legal a lista!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Adoro o blog da Ale. Gostei das dicas dela, mas entre as opções sou fã da Rosamunde Pilcher. Adoro os livros dela.

    ResponderExcluir
  8. OI Alexandra,
    como fantasia não é muito minha praia, ainda não li Harry Potter nem Senhor dos anéis. Mas já tô com a "síndrome do excluído" por não ter lido nenhunzinhos deles. Agora, como sou chegada em um policial, esse Coração ferido muito me interessou.
    bjoooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Tirando O Físico que eu ainda não li... concordo com todas as indicações, HP é a coisa mais linda e a melhor série que já li até hoje, além de ter um lugar especial no meu coração!!

    beijos,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!