Cinco Leituras Obrigatórias de...

Beta é autora do blog Literatura de Mulherzinha. Confira abaixo suas leituras obrigatórias.

Indicar leituras obrigatórias é um pesadelo quase na mesma proporção de ter orçamento limitado e todos os livros que você quer comprar entram em promoção ao mesmo tempo. Porque implica na crueldade da escolha – estabelecer prioridades ditadas pelas variações afetivas, emocionais e de memória em um determinado momento.

Fazer o quê, né? A vida é assim.

Tem aquelas encruzilhadas que você gostaria de ter o poder de voltar no tempo para fazer algo diferente. Ou mesmo ser outra pessoa, só para fugir dos seus problemas. Bem, na ficção, Adrienne, sem querer, conseguiu as duas coisas. Trocou o inferno da revolução francesa pela vida na Renascença Italiana. Mas, assumiu o corpo de uma antepassada que deve ter sido aprovada no vestibular para assistente de palco do capeta. Sério. Isabella era capaz de tudo, inclusive casar por interesse, trair o marido e levá-lo à morte. E já que estava encrencada, Adrienne decidiu comprar briga com o destino para salvar Alessandro.



Já Ross não teve essa chance. O destino da pessoa que mais amava, o avô George, já estava traçado: poucos meses de vida. O que você faria no lugar de Ross? O que você faria se soubesse que tem pouco tempo de vida? George tomou a decisão e contou com a ajuda (a princípio reticente – não é moleza superar o período de negação) do neto: queria reatar laços familiares desfeitos há décadas. No embalo, ambos ajudam Claire, acompanhante contratada por George, que entrou de gaiata nesta história, mas também tem que expulsar muitos fantasmas a pontapés da própria vida. É necessário aprender a dizer adeus, por mais que isso exija enfrentar e sobreviver à dor.


Mas nem tudo precisa ser tristeza. Tem também a sabedoria de desenvolver a arte de rir de si mesmo, sem ser uma bocó, mas uma pessoa que sabe que tem qualidades e defeitos. Bem, tem aquelas que até entender isso se metem em cada trapalhada. Por exemplo, Holly recebeu uma oportunidade ótima no emprego. Para não ter que voltar a escrever a coluna de funerais de bichinhos de estimação, teria que acompanhar um policial durante seis semanas e escrever uma coluna sobre isso. Moleza? Claro que não. O Detetive James Sabine é lindo. Está noivo de Fleur, a perfeita. Ah, detalhezinho basiquinho: ele ODEIA jornalistas. E Holly precisava de um banho de piscina olímpica de arruda e sal grosso, porque tem um talento natural em colecionar situações constrangedoras. Duvida? Bem, ela é figurinha carimbada no pronto socorro. E quando ela aparece, a equipe médica já sabe que é diversão garantida. Fala sério? Isso pode dar certo?


Aliás, dar certo na vida é outro dilema existencial de muitas pessoas. Porque é um conceito relativo. O que pode ser certo para uma família, pode ser muito errado para um integrante. A Sophy pode falar sobre isso: era a pessoa normal em meio aos irmãos brilhantes. Por mais que fosse amada, doía destoar. E doía mais saber que não tinha conserto. Por isso, se especializou em ajudar os outros. Numa destas boas ações, topou com um chefe temporário que era a perdição em forma de homem. Lorenzo era lindo, gostoso, tentador e sombrio. O passado de bad boy volta e meia aparecia e a casca de refinamento não escondia o selvagem que ele era e ainda se sentia. Ao ter que lidar com uma garota tão certinha e oposta, Lorenzo ficou curioso em tirá-la do sério. E não se engane achando que é mais do mesmo. Tanto Lorenzo quanto Sophy são muito mais do que pensam ser – e podem oferecer muito mais do que imaginam. E bastou uma faísca para desencadear o processo que os faria perceber isso...


Falando em faísca, tem algumas capazes de causar incêndios e virar vidas do avesso. Foi algo assim que fez Olívia abriu mão de ser um anjo por causa de Aeron, um guerreiro imortal amaldiçoado, dividido entre os caprichos dos deuses vaidosos e combatendo um grupo de malucos que querem matar ele e os amigos. Aeron era o guardião de Ira, não tinha a menor vontade de se interessar por uma mulher, quando mais se apaixonar. Até que, literalmente, uma ex-anjo despencou no jardim do castelo. Agora tudo dependia das escolhas que eles fariam – sendo que o tempo não está a favor. Aeron está condenado. E não é porque Olívia desistiu de executá-lo que a missão estava suspensa. Eles não estarão sozinhos. Terão os amigos para proteger e acompanhá-los numa batalha que parece não ter fim e onde eles têm muito a perder.

Sim, tudo isso está em livros – alguns depreciados “água-com-açúcar” encontrados nas bancas e sebos da vida e em outros menos depreciados um pouquinho só porque ficam à espera na estante da livraria. De alguma maneira, todos contam histórias passíveis de acontecer com gente de carne e osso. Gente que se arrebenta, que chora, que sofre, que tem medo, que tem sonhos, frustrações, desejos, que toma uma decisão sem garantias de vai funcionar. Que abre mão de tudo por uma paixão, mesmo sem saber se vai durar. Gente que permite, por um dia ou algumas horas, entrar na vida dela e fazer de conta que poderia ser a minha vida. Seja na Renascença, nos Estados Unidos, em Bristol, na Nova Zelândia ou mesmo no castelo em Budapeste (para este já me mudei de mala, cuia e patinhos de pelúcia para o quarto do meu Amunzinho. Diz que tem uma fanfarrona que jura que chegou primeiro. Ah, tá. Ela vai pedir pra sair rapidinho #modeescorpianabrigonaon). Todos ainda aqui em casa, para que possa ler até decorar ou visitá-los quando quiser... e indicá-los sempre que necessário! ;)

Para mais detalhes, eis os cinco livros que são as leituras obrigatórias de hoje.

As Duas Vidas de Adrienne, Nina Beaumont: 
Gosto tanto dele que tenhho TRÊS edições diferentes. E não abro mão.

Refúgio de Verão, Susan Wiggs:  
Sétimo livro da série Diários do Lago – a leitura necessária na hora certa na minha vida, porque eu estava vivendo uma situação semelhante, a dor pela perda iminente de uma pessoa próxima. Parecia alguém conversando comigo. Foi um ombro amigo importante e inesperado.

Um amor de detetive, Sarah Mason:  
Todas as cenas que lembro deste livro me fazem rir. Por isso, o amo.

Brilho no olhar, Natalie Anderson:  
Amo a autora e quero me mudar para a ilha da fantasia onde vivem todos os homens que ela cria. Vou escolher um tipo o Lorenzo, me casar com ele e ser feliz pra sempre. Fim.

A Paixão mais Sombria, Gena Showalter:
Até agora, foi o último livro lançado no Brasil da série Senhores do Mundo Subterrâneo, que é uma das minhas paixões descaradas e declaradas.

Bem, vou ficando por aqui. Só não consegui ainda explicar ao Anna e o Beijo Francês porque ele ficou de fora. Eu disse no início: fazer listas é algo tão duro. Sempre tem um mimimi – e as gargalhadas que ele causa. Mas, de vez em quando, a vida é assim: cruel, patética e divertida. Ainda bem. Não enjoa.

Bacci!!!

14 comentários

  1. Beta, florzinha

    Que lista linda!!!!

    Aiiiiiaiaiai, fico aqui suspirando por cada um dos indicados.

    Um brilho no olhar acabou de ir correndo por top top viu!

    Parabens!

    Obs:como é dificil fazer uma lista com 5 preferidos neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Vc nem imagina como foi uma tortura reduzir a lista para 5. Nossa Senhora, custei pra fechar.
      E pode ler Um brilho no olhar sem medo. Aliás, pode ler qualquer coisa da Natalie Anderson sem medo. Adoro todos os livros dela. São muito bons!!!

      Bacci!!!

      Beta

      Excluir
  2. Beta,

    devo informá-la de que sua lista foi a mais legal até agora. Eu não consegui ter essa criatividade. Deu vontade de ler todos os livros! rs

    Deles, só li Um Amor de Detetive e é verdade: esse livro é uma delícia! Ótimo pra botar a gente pra cima.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lílian

      :D Pode procurar os livros, valem a pena.
      Estou com saudades do meu Um amor de detetive, ele está emprestado. Assim que voltar, quero relê-lo para atualizar a resenha no Literatura de Mulherzinha!

      Bacci!!!

      Beta

      Excluir
  3. Beta, tirando o livro da série Verão no Lago, concordo plenamente com os demais.

    Eu AMO a Susan Wiggs, menos esta série. Achei um saco, dormi N vezes enquanto lia.

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez, querida, não posso concordar com você, pois adoro a série da Susan Wiggs!
      Fora, isso minha amiga, concordamos em tudo! rsrsrsrsr
      Bjks

      Excluir
    2. Nossa, Suzana, sério que você não gostou? Eu adorei os dois livros que li da série Diários do Lago! Tanto que já tenho os outros, estão esperando a vida pós-mestrado, junto com umas séries da Nora e vários outros romancinhos fofos de banca!

      Neste caso, tô com a Sueli, mas isso é que é legal, o respeito às opiniões diferentes :D

      Bacci!!!

      Beta

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a forma como você indicou os livros, Beta.:) Fez com que eu ficasse com vontade de ler todos eles!rsrs... Mas esse ano creio que só poderei ler Refúgio de Verão e A Paixão Mais Sombria (pois da lista que vc indicou, só tenho esses.).


    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna

      Que bom que você gostou! Tentei fazer o mais descontraída possível :) Comece pelos que você tem e depois procure os outros. Vai valer a pena :D

      Bacci!!!

      Beta

      Excluir
  6. Ótimas indicações, Beta!
    Adoro Um Amor de Detetive e acompanho com grande prazer a série Diários do Lago, da Susan Wiggs!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, preciso colocar a série Diários do Lago em dia, mas vai ficar pra vida pós-Mestrado ^^

      Obrigada por ter comentado!

      Bacci!!!

      Beta

      Excluir
  7. Depois do que eu vi aí, preciso ler Um Amor de Detetive com urgência extrema! E gostei do primeiro e do terceiro livro da série da Gena, mas não li os outros. Tenho que pôr essas leituras em dia.
    Excelentes escolhas!!!
    Bjoks =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janne,

      Um amor de detetive é risada garantida. Tanto que começo a rir só de lembrar de algumas cenas kkk
      E a série da Gena é obrigatória - e olha que eu não sou fã de livros sobrenaturais, mas sou completamente enlouquecida, ensandecida por estes :D

      Bacci!!!

      Beta

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!