Cinco Leituras Obrigatórias de...

Débora Lauton é autora do blog Leitura nossa de cada dia. Conheça abaixo suas leituras obrigatórias.


Apátrida - Ana Paula Bergamasco

Gostei do livro, porque... Ele me marcou de uma maneira como poucos foram capazes, é de uma escritora brasileira e narra a vida de uma sobrevivente da Segunda Grande Guerra.
Irena é uma polonesa que nos conta como foi sua infância, seu amor por seu melhor amigo Jacob, um judeu que apesar de retribuir seus sentimentos, acaba por fazer a vontade dos pais e se casa com uma moça judia. Irena apesar de não esquecer esse amor, acaba também se casando com um rapaz maravilhoso, e então a guerra começa a fazer suas primeiras vítimas.
Ao longo da leitura vemos que aquelas pessoas foram guerreiras, que a vontade de viver era muitas das vezes tudo o que elas tinham, a história de Irena é ficcional, mas quantos não passaram de fato por esses horrores?

Indico a leitura, porque... Esse é um daqueles livros que mexem com a gente de todas as maneiras, é impossível não se sensibilizar, não chorar ao longo da leitura... lembro que quando li, tive que parar diversas vezes, fechar o livro e simplesmente chorar, e não era aquele choro bonito, era de angústia, daqueles de sacudir o corpo, de se sentir impotente com tanta crueldade... era tanta dor, tanto amor, tanto sofrimento que não dá para simplesmente considerar como mais um...
Vocês podem se perguntar porque eu estou indicando um livro de guerra a leitores sabidamente românticos, e eu explico que em meio a tudo isso a autora consegue contar inúmeras histórias de amor... amores entre homens e mulheres, amores entre pais e filhos, amores entre irmãos e amores pela vida de desconhecidos... esse livro nada mais é do que uma grande lição de amor.


Perdida - Carina Rissi

Gostei do livro, porque... Ele narra a vida de uma jovem chamada Sofia, que vive nos tempos atuais com todas as modernidades a que tem direito, isso até que seu celular quebra e quando ela compra um novo aparelho, algo acontece e ela vai para no século XIX. Sem ter idéia de como voltar, ela aceita a ajuda de um jovem... Graças a Ian ela é acolhida na sua casa e uma certa atração começa a surgir entre os dois... Com o tempo, um amor vai crescendo, mas ficamos sempre nos perguntando o que acontecerá se ela voltar para o seu devido tempo.
O livro é delicioso pois retrata bem a diferença de vida antes da invenção de coisas que nem imaginamos viver sem, como água encanada, banheiro, condicionador de cabelo, energia elétrica... a parte onde Sofia desvenda os mistérios do uso da "casinha" é de rolar de rir...

Indico a leitura, porque... Esse é simplesmente um dos romances mais lindos e engraçados que li, Sofia se mete em muita confusão, tem dificuldades em se adaptar à época e o amor do Ian é lindo... Ele é um mocinho adorável, daqueles de antigamente mesmo, que fizeram e jogaram a receita fora, agora imaginem sua dificuldade em entender sobre viagens no tempo quando até mesmo uma TV poderia soar como uma coisa de outro mundo? A escritora desse também é brasileira e esse é um daqueles livros que quando a gente termina a leitura está com um sorriso de satisfação no rosto.


Norte e Sul - Elizabeth Gaskell

Gostei do livro, porque... Ele narra a vida da cidade fictícia de Milton (inspirada na cidade de Manchester) em meados do século 19, e acompanhamos a diferença da vida no campo para a vida na cidade pelos olhos da jovem Margaret Hale. Uma jovem franca, decidida e cheia de opiniões que logo conquista o coração do Mr. John Thornton, um rico industrial da cidade. Quando ele a pede em casamento, ela recusa e eu tive vontade de bater nela nessa hora... O tempo passa, a vida de Margaret vira do avesso e a cidade próspera entra em crise... Com todas essas mudanças os sentimentos de Margaret também vão mudando e não tem como a gente não torcer pelo casal.

Indico a leitura, porque... O livro é lindo, retrata com bastante precisão uma época importante da Inglaterra. Leitores acostumados somente a livros contemporâneos podem ter um pouco de dificuldade em relação a leitura pois o livro foi escrito em 1855, é um clássico da literatura, que narra um linda história de amor. Mr. Thornton é um daqueles mocinhos inesquecíveis da literatura e as fãs de Jane Austen, Emily e Charlotte Brönte, Georgette Heyer, não pode perder esse. A BBC fez uma série maravilhosa baseada nesse livro com duração de 4 capítulos, também vale a pena conferir.


 Lenda - Jude Deveraux

Gostei do livro, porque... Ele foge do comum, narra a história de Kady Long, uma famosa chef de cozinha que está noiva de Gregory Norman, o filho da dona do restaurante em que trabalha. Ela ama antiguidades e compra uma lata sem saber o que tem dentro, quando abre, descobre um lindo vestido de noiva e ao vesti-lo ela viaja no tempo e vai parar na pequena cidade de Lenda, no Colorado, lá evitará o enforcamento de um homem... Cole Jordan aos poucos conquista o coração de Kady e ela começa a não saber mais com quem deve ficar... Isso sem falar no homem misterioso que a assombra em sonhos, com todos esses homens em sua vida, Kady vive uma história única e incrível.

Indico a leitura, porque... Adoro essa escritora e a maneira criativa com que ela desenrola as suas histórias e esse, a meu ver, é o mais surpreendente de todos os seus livros, quando você acha que já sabe o que vai acontecer no final, com quem a nossa querida Kady vai decidir ficar, o livro vira de ponta cabeça, no sentido figurado, e a história se torna mais surpreendente a cada página... Um dos meus livros preferidos de todos os tempos.


 Alguém para amar - Judith McNaught

Gostei do livro, porque... Amo livros históricos e esse é o meu preferido quando se trata da época da regência. Elizabeth Cameron é uma condessa de apenas dezessete anos, totalmente diferente das outras jovens de sua época acaba se envolvendo em um escândalo com Ian Thornton.

Indico a leitura, porque... Judith McNaught possui o dom da escrita e é impossível ler esse livro sem mergulhar de cabeça nas fofocas e intrigas da corte inglesa, sem querer também participar de pelo menos um grande baile com um vestido antigo todo bordado...
Isso é claro, sem mencionar o encantador Ian (esses escoceses realmente sabem mexer com o coração de uma mulher, né?), um homem "ímpar", e o termo apaixonante é simples e sem graça para descrevê-lo...
Enquanto em alguns romances, as heroínas perdem o brilho e caem na mesmice, Elizabeth se mantém firme e forte do começo ao fim.

Obrigada Débora por suas dicas preciosas, adorei!

16 comentários

  1. De todos os livros que a Débora indicou, o único que já tive o prazer de ler foi Apátrida.

    Sou louca para ler Perdida... Me lembra tanto Kate e Leopold, rs.

    Judith é DIVA (tá, só li um livro dela. Sou uma romântica muito relapsa, eu assumo).

    Amei as dicas preciosíssimas @_@

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi,

      Perdida é lindo, fico contente por ter gostado das dicas...

      beijos,

      Excluir
  2. Deborah,

    Que indicações primorosas!!!!

    Acabei de asssistir Norte e sul da BBC e vou ler o livro!!!
    Lenda ja vou pra lista!
    Alguem para amar é simplesmente maravilhoso!
    Apatrida não é muito o meu tipo de livro mas quem sabe eu dou uma chance


    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Também assisti primeiro a série para depois conhecer o livro e me apaixonei ainda mais pelo Mr. Thornton depois que li... vale a pena!

      beijos,

      Excluir
  3. Olá, Débora!

    Desses que você citou, eu só li Alguém Para Amar e amo demais o Ian. A Elizabeth é uma das minhas mocinhas preferidas.

    Senti vontade de ler os outros que você citou. Principalmente Apátrida e Norte e Sul.


    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna,

      O Ian é o máximo, não? Um dos meus mocinhos favoritos... Curiosamente, em Perdida o mocinho também se chama Ian e é um fofo super apaixonante...

      beijos,

      Excluir
  4. Oi Débora e Leninha!

    Apátrida e Perdida entrariam sem dúvida na minha lista! Vou anotar os outros três na minha lista de desejos!

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís,

      Creio que se existem duas escritoras brasileiras que precisam ter suas obras conhecidas são as autoras desses dois livros... eles são maravilhosos e uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que, infelizmente, ainda tem preconceito pelos nossos autores nacionais.

      beijos,

      Excluir
  5. Oi Leninha,

    Muito obrigada pelo convite, adorei escrever esse post pois me deu a oportunidade de revisitar meus livros favoritos...
    Muitos anos de vida ao blog e muito sucesso para você.

    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Opa, altas dicas! Gostei. Olhando para listas como essa, constato o quão pouco tenho lido. Estou super desatualizada. Cadê tempo? Mas, minha hora vai chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, postei com o login que uso para fins de estudo. Mas, Vivana, sou eu: Vivi...rs

      Excluir
  7. Que dicas ótimas!
    O da Judith já está na minha lista, os outro ainda não conhecia!
    Muito me interessei pelo Apátrida, e confesso que me vi na sua descrição, se eu choro com a mais fofa cena de um romance de banca, imagina o que não passarei com algo tão intenso.
    Adorei as dicas e vão todos para minha listinha.

    bjoss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Débora! AMEI o post!!! Muito obrigada por indicar Perdida, lindona!! Beijooooos

    Carina Rissi

    ResponderExcluir
  9. Oi, desses livros ainda não li nenhum Gosto desse post pois me indica novas leituras e todas sempre ótimas.

    ResponderExcluir
  10. Entre todos os livros citados, eu só li Perdida, que logico está entre meus queridinhos, os outros livros estão na lista, mas ainda não tive oportunidade para comprar"$" ;)
    Li Mulher de Gelo da Jude e gostei muito da escrita da autora, tenho certeza de que irei gostar Lenda, da Judith já li vários e amo os livros dela!
    Preciso de Norte e Sul e Apátrica, falam muito bem de ambos e estou louca para ler!
    Adorei as indicações.
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  11. O único que não li das suas sugestões foi Apátrida. Gostei muito de Lenda e Alguém para Amar. A minissérie North and South da BBC é linda mesmo!

    bjokas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!