Cinco Leituras Obrigatórias de...


Denise Ayres é autora do My book is... e uma apaixonada por histórias. Conheça abaixo suas leituras obrigatórias.

Quando a Leninha me convidou para participar das comemorações de cinco anos do Sempre Românica primeiro me senti MEGA lisonjeada, depois me deu um aperto no peito.
Poxa! Como escolher somente cinco leituras obrigatórias quando se lê 100 livros ao ano?
Me apaixono tantas e tantas vezes que é difícil separar somente cinco, mas... Segue aí minha relação.

A sombra do vento - Carlos Ruiz Zafón
A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.
Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

Gostei do livro, porque...
É uma história bem narrada, bem escrita e editada e o suspense e a narrativa não te deixam largar o livro. Foge do 'lugar comum' a história é surpreendente e o desfecho arrebatador. Os personagens extremamente bem construídos e carismáticos. Sem dúvida um livro que muda sua rotina e sua forma de ver o mundo.

Indico a leitura, porque...
Sou amante de livros e esse livro é uma ode a quem ama livros! O cemitério dos livros esquecidos fez cada célula do meu corpo se exaltar! Melhor ainda é que Zafón é generoso e já temos a continuação publicada no Brasil. O livro termina, não deixa gancho pendente, mas se você amou a história vai querer ler o restante.


Questões do Coração - Emily Giffin
Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

Gostei do livro, porque...
É um livro intenso, dramático e super envolvente. Descobrimos que não há ninguém certo ou errado, mas sim facetas de uma mesma história. Como podemos julgar alguém por se apaixonar?? Como dizer a si mesmo 'hey, esse cara não é para você amar!'?? Quem manda no que sente?
Em cada capítulo temos a narrativa de uma mulher contando sua versão da mesma história. Tenso!! Chorei o livro inteiro e levantou tantas questões em mim que até hoje tento entender.

Indico a leitura, porque...
Acredito que todos mereçam a experiência de ler Emily Giffin. Ela tem um estilo próprio e sempre nos mostra que não há verdades absolutas, que tudo é relativo. É garantia de boa leitura!


Lady Sophia's Lover - Serie Bow Street - Lisa Kleypas
A cidade de Londres, no início da era vitoriana, é palco de uma luta feroz contra o crime, que não respeita nenhuma classe social. Desde a morte de seu irmão mais novo, Lady Sophia Sydney tem um objetivo: seduzir o juiz que mandou para a prisão, e politicamente e pessoalmente destruí-lo. Ross Canon é o juiz mais poderoso em Londres, e sua reputação é impecável. Conhecido como o Monge de Bow Street pelo celibato de vida desde que sua esposa morreu, a partir do momento em que ela parece uma pessoa diferente do que eu esperava para Sophia.

Gostei do livro, porque...
Preparem-se para uma leitura sensual, envolvente, com uma estrutura de texto bem arquitetada. Quando li a sinopse pensei no cliché e no óbvio, mas vamos entender. O que mais importa é como as coisas chegam de chegam, concordam? Lisa executa sua história com uma doce maestria. Vale a pena!

Indico a leitura, porque...
Todos temos que experimentar um bom histórico e Lisa certamente se enquadra no quesito. Esse livro ainda não foi publicado no Brasil, mas não desanimem, é de conhecimento público que essa talentosa autora passará a ser publicada por terras tupiniquins a partir do próximo ano.


Calafrio - Sandra Brown
A bem-sucedida jornalista Lilly Martin queria apenas vender seu chalé nas montanhas e se livrar do último vínculo que mantinha com seu ex-marido, o delegado Dutch Burton. Mas uma violenta tempestade de neve adia um pouco mais sua saída da gélida e afastada Clearly, na Carolina do Norte: ao deixar a cidade, Lilly perde o controle do carro e atropela acidentalmente Ben Tierney. Sem outra escolha, os dois são obrigados a esperar juntos, em um chalé, o mau tempo passar. Com a estrada interditada, celulares sem sinal, linhas telefônicas inoperantes, pouca comida, nenhuma lenha e a água congelando nos canos, Lilly descobre que sua maior ameaça não é o clima, mas o homem misterioso com quem divide a casa.

Gostei do livro, porque...
Foi o primeiro livro da Sandra Brown que li, foi até por acidente, li o 'Calafrio' errado. No entanto, agradeço todos os dias por esse 'erro' uma vez que Sandra se tornou uma das minhas autoras prediletas. Esse livro é intenso, é suspense do começo ao fim. Há reviravoltas surpreendentes e o estilo de narrativa é maravilhoso. Cada capítulo traz um enredo de um dos personagens e no fim tudo se cruza. Temos, também, boas doses de romance e cenas bem sensuais. Depois desse livro, virei uma caçadora de livros de banca da Sandra Brown e não me decepcionei com nenhum livro dela ainda.

Indico a leitura, porque...
É uma excelente opção de romance policial. Bem narrado, bem executado e estruturado. Diversão garantida!


Sem Clima Para o Amor - Rachel Gibson
Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te fazem suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.

Gostei do livro, porque...
É um livro romântico, engraçado com passagens bem picantes e é Rachel Gibson!! Ela é muito boa no que faz!

Indico a leitura, porque...
É o meu livro predileto da Rachel Gibson e é um livro que te tira de qualquer ressaca literária. Delicioso!



Obrigada Denise por suas dicas preciosas, beijos mil!

16 comentários

  1. Amei as dicas! Eu tenho dois livros do Záfon, incluindo A Sombra do Vento mas ainda não tive tempo pra ler, esse só lendo a sinopse eu já sei que vou amar rs
    Concordo totalmente com você, todos merecem ler Emily Giffin, ela é fantástica e Questões do Coração é um dos livros mais lindos dela <3

    Os outros três eu ainda não li, tenho um da Rachel Gibson, parece que é dessa mesma série do Sem Clima para o amor mas ainda não li. Vou anotar esses na minha lista de futuras leituras ^^

    Beijos ;*
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Tati!

      Zafón tem um estilo mais denso, sabe?
      Daqueles que você não lê rápido, pois, te faz refletir bastante.
      Espero que goste.

      Já li esse da Rachel que você está falando é "Sempre ao seu lado" e também é muito bom, mas esse que indiquei é o meu favorito! =)

      Excluir
  2. Adorei as indicações, já vi que esse mês vai fazer a minha lista de desejos crescer vertiginosamente...

    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! \o/

      É sempre bom ter uma lista grande de desejos!

      Excluir
  3. Já li os dois últimos e gostei muito também. Lisa Kleypas é sempre uma boa pedida. Estou lendo as edições portuguesas. =)
    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me aventurei em edições portuguesas da Lisa!

      Vale cada euro, né?

      Excluir
  4. Nossa, muitas indicações bacanas! Eu só conhecia o último, mas nunca o li ^^
    Vou ficar de olho nessas histórias e quando tiver a oportunidade, irei conferi-las :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise.

    Adorei suas indicações, sendo que alguns já conheço, mas só dois tive o prazer de ler: "Sem Clima para o Amor" e "Questões do Coração".

    A Rachel é ótima e os personagens deste livro são apaixonantes com aquela química explosiva entre os dois tipo gato e rato. Amei!

    Adoro também os livros da Emily.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla.

      Que bom que compartilhamos o mesmo gosto!

      Beijo.

      Excluir
  6. Ah, leninha que ideia otima das dicas! Ameiiiiiiiiiii

    Afinal, neste mar de livros que temos a nosso dispor, nada como indicação para nos ajudar na nossa escolha!

    Denise,

    Das suas dicas, sem duvida, subiu pro topo: Calafrio e o Lady Sophia's Lover, porque adoro um suspense e um historico. Parabens!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler Calafrio! Está há tempos na minha lista de desejados!

    Ótimas dicas!

    Bjos!:)

    Thaís
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho os 2 livros da Lisa Kleypas publicados em Pt, mas ainda não li. rsrs
    Adorei as dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!