Amada Imortal - Cate Tiernan

Primeiro livro de bem-sucedida trilogia, mistura fantasia sobre imortais a uma história moderna de jovem em busca de si mesma e de redenção. Questões de identidade e moralidade aparecem na trama, protagonizada pela imortal Nastasya. Nascida em 1551, acostumada a beber e sair para baladas cada vez mais loucas, ela perdeu o rumo. Suas conexões com outros imortais, interessados apenas em suas habilidades mágicas, a fazem partir em busca de um propósito. E o encontra em uma espécie de clínica de reabilitação para os de sua espécie, onde conhece um pouco mais sobre o próprio passado e cria importantes laços para o futuro.

Aceitei o desafio de ler esse livro apesar de minha pequena cisma com a leitura de YA (Jovem Adulto). Recomendações não faltaram de que o livro era bastante interessante, mas devo confessar que entrei meio ressabiada na leitura.

O livro já me encantou pela capa, um trabalho primoroso. A diagramação também está caprichada. O mote parecia conter um mistério que valia a pena desvendar, entrei de cabeça e me surpreendi com a leitura.

Aqui somos apresentados a um universo diferenciado, no qual os personagens principais tem o que muitos desejariam ardentemente, a imortalidade.

Entretanto, durante a leitura me peguei refletindo se seria mesmo tão gratificante viver ano após ano, vida após vida, sem poder manter as pessoas amadas ao lado, porque sendo imortal num mundo onde as pessoas morrem, deve ser bastante triste.

Consegui perceber em Nastasya uma tristeza contagiante, e apesar de dotada de poderes e com uma história de 449 anos de vida, ela carrega nos ombros muita dor e solidão.

Viver cercada de amigos, aprontando durante séculos, passou a ser mais do que cansativo, e o desejo de uma vida diferente atingiu Nastasya como uma bala perdida.

De repente, ela se viu sozinha, desamparada e deslocada entre os que até então eram seus amigos. Eis que surge a lembrança de um convite no passado, e ela acaba indo parar num lugar diferente, em busca de um motivo para viver.

Uma casa de reabilitação para imortais, um lugar onde ela irá aprender a conviver com seu poder, onde se sente tão deslocada como antes, porém agora vislumbrando algo que nunca sentiu... Liberdade.

Em alguns momentos durante a leitura me coloquei no lugar de Nastasya e senti que eu não conseguiria conviver com a imortalidade, o livro consegue passar que nem tudo são flores numa vida que nunca se acaba. Nos mostra um lado sombrio no qual a solidão seria o único companheiro. Acredito que poucos desejariam algo assim, eu pelo menos me contento com uma vida só, desde que bem vivida.

Nastasya acaba se tornando uma amiga, que nos relata sua vida, nos mostra suas dores, suas tristezas, consegue passar seu cansaço e nos faz sentir realmente que precisa de ajuda. Adorei me sentir como uma amiga durante a leitura, compartilhando suas dores e rindo às vezes com suas tiradas sutis.

Uma leitura interessante, o prólogo de uma grande aventura. Senti somos apenas apresentados a um universo inovador que em Amada Imortal, e que a série promete bastante, ainda mais com a proximidade de... Melhor não contar!

Acredito que a aventura desse livro veio para inovar, e mesmo sentindo a imaturidade dos personagens a leitura flui e conseguimos entender os motivos para suas ações.

Gostei muito do livro, não me arrependi da aventura e já aguardo ansiosa a sequência, que promete fortes emoções.

E apesar da minha cisma, devo confessar... Ando muito chata, devo abrir mais meus horizontes e dar oportunidades a novos gêneros. Com certeza Amada Imortal é uma leitura para todas as idades.

Recomendo!

15 comentários

  1. Oi Leninha, tbm li e achei superior aos YAs que rolam por aí. BJks

    ResponderExcluir
  2. Leninha, sua linda




    Q resenha fofa! Me fez repensar minhas barreiras.......... vou ver este livro com outros olhos e, quem sabe, aproveitar e le-lo tb!!!!! kkkkk


    bjao

    ResponderExcluir
  3. Ei Lena,


    Quando lançou eu não me animei apesar da capa ser realmente maravilhosa, Estou um pouco enjoada do gênero, ai depois vi tanta resenha positiva que fiquei com vontade de ler. Hoje vi uma bem negativa, agora estou na dúvida hehehe. Mas vou acabar lendo para tirar minhas conclusões, que bom que vc gostou, mesmo não sendo fã do estilo.


    P.S: Está rolando a promo cultural e sorteio de 3 anos do blog, tem várias chances de ganhar. Espero que vc anime a participar. :)


    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu to muito ansiosa pra ler esse livro, eu gosto bastante de leitura YA, e esse segundo algumas resenhas, e também a sua hoje, promete. Gostei da resenha.
    Beijos
    http://umlugarnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Opa, vou já lá no blog dar uma olhada.
    Depois me passa o link dessa resenha negativa, quero ver o que a pessoa não gostou, kkk
    Beijinhos Nanda!

    ResponderExcluir
  6. Espero que goste da promo :)
    A resenha é a da Andy, acho que é a primeira negativa que eu leio deste livro: http://www.monpetitpoison.com/2012/08/poison-promo-predestinados.html


    bjs

    ResponderExcluir
  7. Lena, eu também gostei muito desse livro. Gostei muito da resenha e assim como você me senti amiga da Nasty que carrega uma tristeza profunda dentro de si.


    Recomendo!


    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não basta ler, tem que se tornar amiga da personagem,kkk
    Só nós mesmo amiga!
    kkkk

    ResponderExcluir
  9. Acho que a única coisa que gostei nesse livro foi a explicação da autora para imortalidade, realmente é diferente de tudo que já andei lendo por aí. Mas de resto achei a Nasty chata d+ e como vc disse mto imaturo os personagens...rs


    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  10. Ahhh obrigada por indicar minha resenha (msm sendo negativa..rs). Bjo p/ as duas ;)

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã do estilo, mas sua resenha me deixou interessada neste livro. De vez em quando é bom sair da rotina.
    E realmente a capa é linda!


    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leninha.

    Tive um caso sério com esse livro, como já comentei contigo.

    Como disse na minha resenha, apesar de ter gostado do mote, a leitura só conseguiu fluir após a metade do livro. Foi complicado, mas valeu a pena eu não ter abandonado. Agora fiquei ansiosa pela continuação;

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Leninha,este livro está na categoria que me conquistou direto pela capa, sem nem mesmo eu ler a sinopse. E o interesse só aumentou depois das inúmeras
    resenhas positivas que li sobre ele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. O livro me atraiu pela linda capa, mas lendo a sinopse
    pensei 'mais do mesmo: sobrenatual com drama adolescente".


    A resenha mostrou um lado diferente da história e me deixou
    com vontade de ler. Ainda não tenho planos para adquirir, até porque é série,
    mas vai para listinha dos desejados.


    Bjkas!





    Monique
    Martins


    @moniquemar

    ResponderExcluir
  15. Leninha, eu adorei esse livro e mal posso esperar pela continuação!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!