Antes de Dormir - S. J. Watson


Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.


Difícil não se impressionar com a escrita de estreia de S. J. Watson, e se ele já começou bombando assim em seu primeiro livro, fico imaginando o que nos aguardam nos próximos lançamentos.

Um livro difícil de classificar, mas posso garantir que ele é surpreendente, inovador, coerente, entre outros adjetivos. Porém o que importa mesmo afirmar é que depois de iniciada a leitura é difícil de se largar.

Escrito em primeira pessoa e pela visão de Christine, uma mulher frágil e perdida... Mas como não ser assim se ela é uma amnésica, ou seja, todas as manhãs quando Christine acorda não se lembra de nada de seu passado, ela não fixa memórias e eventos recentes.
 
Pior ainda é acordar sem nem ao menos reconhecer seu reflexo no espelho e muito menos o homem deitado a seu lado na cama, que se diz seu marido e que para ela não passa de um estranho. E cabe a ele contar sua história todas as manhãs, como se ela fosse uma criança aprendendo a ler.

Ela não tem lembranças do seu passado, e sendo assim, será que conseguirá ter um futuro?

Um mote previsível?! Com certeza não. Porém deve ser bastante assustador. Ao adentrar nas páginas do livro você vai conseguir visualizar toda a aflição que essa perspectiva quer nos mostrar.

O livro já me impressionou pela capa, que a meu ver é bastante forte e pessoal. Mas ao abrí-lo fui tragada por uma narrativa pungente e reveladora. 

O que você faria se todo dia ao acordar não se reconhecesse no espelho? O que pensar ao se ver do lado de um estranho que se diz seu marido, mas que você sente que não conhece? Como reconhecer a si mesma se suas lembranças não existem?, se tudo é um imenso vazio?

A luz no fim do túnel se chama Dr. Nash, um médico que intrigado com o caso de Chris, resolve ajudá-la. Começa ai então o desvendar de um grande mistério. 
Adotando a ideia do médico, Chris começa a registrar em um diário todos os fatos que descobre ao longo do dia. Todas as manhãs quando acorda sem lembranças ela o lê, e vai assim montando o quebra-cabeça que é a sua vida.

À partir daí somos apresentados a um suspense intenso, que prende de formar que não dá para abandonar a leitura, onde as páginas passam sozinhas.

Um suspense interessantíssimo que prende do início ao fim, cada página é uma nova peça que se encaixa, um thriller psicológico que me fez arrepiar em algumas partes e que não abre portas para que se descubra o final, somente lendo página após página para se descobrir tudo, o tornando assim num livro único.

Fortes emoções nos aguardam durante a leitura, preparem-se para devorar com avidez. Uma trama muito bem escrita e que vai fazer seu coração disparar.

Leitura Recomendadíssima!

9 comentários

  1. Parece bem interessante. Tenho ele, um dia sai da prateleira.

    ResponderExcluir
  2. Sinônimo de boa leitura, com certeza você vai amar!
    Demora para começar a ler não amiga...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido uma resenha antes falando maravilhas desse livro... agora fiquei ainda mais curiosa, vou colocar na listinha de compras...


    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Oi Lena!

    Estou curiosa!! Várias pessoas me indicaram o livro, mas nunca procurei saber mais.

    Vou correndo comprar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Parece bem interessante. Tenho ele, um dia sai da prateleira.(2)
    Assim que liberar um tempinho, quem sabe. rsrsr

    bjokas

    ResponderExcluir
  6. Uau, que livro maravilhoso! Parece super bom mesmo - adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Olá, excelente resenha. O livro parece uma boa pedida, gostei.
    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Olá, excelente resenha. O livro parece uma boa pedida, gostei.
    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!