Qual seu número? (Livro / Filme)


Pensa comigo: você já leu um livro e quase enfartou de desgosto quando viu sua adaptação nas telonas?

Já aconteceu comigo e foi uma experiência traumática porque eu adorava os livros. Sim, está no plural porque era uma série. Logo, o estrago foi ainda maior. Na época, quis me vingar dos produtores, diretores, roteiristas e atores, mas como “a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”, deixei por isso mesmo.

Agora, pensa comigo de novo: você já leu um livro e ficou agradavelmente surpresa porque a versão cinematográfica conseguiu captar a essência da história, mesmo com umas mudançazinhas aqui e uns ajustezinhos acolá?
Qual seu número? foi exatamente assim.

E porque gostei do livro e do filme, acabei me empolgando com a coisa toda e resolvi falar dos dois.



O LIVRO:

Eu adoro uma comédia, independente se o humor é sutil ou pastelão. E como Qual seu número? se encaixou perfeitamente no meu estilo boba alegre, eu me espalhei metros e metros.

Seguindo a tradição da maioria dos romances chick-lit, temos uma mocinha - Delilah Darling - para lá de atrapalhada, cenas hilariantes, situações caricatas beirando ao exagero, mas tudo muito leve e engraçado.
O livro é narrado em primeira pessoa, o que significa que nos embrenhamos na cabeça caótica de Delilah e constatamos que aquele verso de Caetano, “de perto, ninguém é normal” se aplica com exatidão em nossa mocinha.

A história:

Para não aumentar o número de 19 homens (20, depois de uma bebedeira) com quem já se relacionou sexualmente, Delilah decide reencontrar os ex-namorados/peguetes para averiguar se, quem sabe, com algum deles ainda daria algum caldo.
Decisão tomada e endereços nas mãos, ela sai pelo país em uma busca desesperada pelo possível “futuro senhor Delilah Darling”.
Ah! Não posso deixar de dizer que quem encontrou os caras para ela é Colin, seu vizinho tanquinho e bonitão.

Assim, nessa viagem inusitada, Delilah se mete em inúmeras enrascadas (voluntárias ou involuntárias) que se sucedem unicamente porque ela é impulsiva, imatura e inconsequente. Mas, alto lá! Se Delilah não tivesse esse perfil, a história não teria graça, uai!

Sem contar que eu deixei de fora o desemprego, o casamento da irmã mais nova e a mãe que insiste em lhe chamar de gorda, pálida e apagada.
Pira a cabeça de qualquer uma, né?

A história é ótima, mas vale lembrar que Qual seu número? não é um romance típico, do tipo que foca mais a relação amorosa dos mocinhos. Delilah terá um final feliz, mas isso demora um cadim a acontecer, por isso, faça como eu: leia como comédia, porque vale muuuuito a pena.


O FILME:

Aqui, a história é basicamente a mesma, mas com aquelas mudanças previsíveis e necessárias que objetivam dar mais ação ao enredo.

No entanto o básico está ali: as loucuras de Delilah, a simpatia e gostosura de Colin, as situações constrangedoras e até mesmo a mãe sem noção.

Devo dizer que a atriz que deu vida à Delilah nas telonas, Anna Faris, arrasou na interpretação. Eu falo isso porque não é fácil fazer cenas de humor pastelão sem cair no ridículo ou no exagero e ela acertou na medida. Já o delicioso Chris Evans, que interpretou Colin, também merece seu mérito, porque encarnou bem o estilo despreocupado-gente-boa do mocinho.

Algumas cenas o filme acrescentou por conta própria, mas estão tão sintonizadas com a história que tiveram tudo a ver.
Fora que colocar uma das músicas que mais gosto – Bizarre love triangle, do New order – serviu para me conquistar de vez!

Bem... É óbvio que o livro é melhor porque apresenta mais detalhes e etc., mas vale muito a pena ver o filme. É divertimento garantido.


Muitíssimo recomendadoSSSS!!!

; )


7 comentários

  1. Olá Tícia!
    Confesso que desejo MUITO ler este livro, mas com tantos livros na minha estante não lidos estou tentando diminuir a lista antes de adquirir mais um e este certamente será o próximo.
    Eu estava tão ansiosa com essa história que não aguentei e assisti o filme antes de ler o livro. Ok, confesso que enquanto ele estava no cinema consegui não ir assistir mas quando eu encontrei no 'CineSky'... Bom, foi impossível não comprar! :x
    Adorei a história, principalmente a atuação da Anna Faris e do Chris Evans. Simplesmente amo a atuação destes dois!


    Parabéns pela resenha.


    Beijos,
    Samy Aquino
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu vi em seu Blog,uma postagem sobre a novela Rosalinda e vi que tens vontade de assisti-la.


    Sou Blogueiro também e tenho três Blogs, o primeiro é mais conhecido, fala sobre os bastidores da televisão, o segundo, são novelas com histórias minhas, Web Novelas e o terceiro começou hoje, onde vou postar novelas mexicanas e a primeira é Rosalinda.


    Se se interessar em assistir e quiser o Link, é só me informar aqui mesmo, que eu mando o link.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tícia.

    Amo esse gênero literário!

    Sempre leio antes de assistir a um filme, mas nesse caso só vi o filme e amei, aimda mais com o Chris Evans, que adoro!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tícia, eu já discordo de você, não gostei do filme, achei que mudaram muito em relação ao livro que por sinal é ótimo. Inclusive para mim perdeu muito de sua graça.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Palavra para descrever: LOL


    Eu me traumo nesses filmes.


    Bacio,Blanchardmodaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É bom saber que tanto filme como o livro são bons! Estou com livro para ler, e ainda não vi o filme.... Vou ler o livro primeiro, para depois ver o filme! acho que fazer ao contrário, mata a leitura! E a tendencia é a gente se traumatizar com as adaptações.... nunca espero muito do filme!

    Bjus.

    ResponderExcluir
  7. FIQUEI INTERESSADISSIMA EM VER O FILME, POIS SE AMEI O LIVRO AGORA VENDO VOCË RESENHAR O FILME ME DEU AQUELE GOSTINHO DE QUERO E PRECISO MUIIIIITO VER, VALEU,BJS.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!